Resenha: Shampoo e Condicionador Silicones Especiais (Kelma)

Olá pessoal. Tudo bem? 

Mais uma resenha na semana e dessa vez é sobre dos produtos da Kelma.


Bom, inicialmente já adianto que particularmente NÃO GOSTO de produtos a base de silicones, pois como muitos sabem, silicone não trata os fios. Na realidade os silicones apenas protegem, dão brilho instantâneo e retêm a hidratação, mas seu excesso causa a desidratação (confuso não?), e na realidade eu pessoalmente chamo os silicones de 'Maquiagem Capilar'. Enfim... Vamos aos produtos, depois faço um post sobre silicones.

Shampoo:
 
O shampoo é hidratante, e é perolado, não é cremoso, mas não resseca os fios e já os deixa macios, parecendo que você misturou shampoo com condicionador. Já no shampoo temos vários silicones (não gosto disso).

Condicionador:
 
O condicionador também é hidratante, ele é um pouco liquido mas é cremoso. Chega a ser um 'molenga amaciante'. Ele e o shampoo possuem um cheiro adocicado porém suave. Ele deixa o cabelo bem macio, indico para uso diário.

Os produtos prometem fios macios, brilhantes e soltos, além do efeito lissage (fios mais lisos através de escovação). O condicionador também contém filtro solar.
No mais, o uso dos dois, indico para aquele dia que você quer sair mas não sabe que produto usar pra ficar com o cabelo comportado. E sim, eles cumprem o que prometem muito bem, pois o silicone é realmente um bom agente condicionante, mas como disse anteriormente, o excesso é prejudicial (vide os silicones no shampoo), por isso não indico para uso diários pois vai "prender" os fios em silicone e impedir que recebam outros ativos progressivamente. Mas uma vez ou outra não tem problema.

O que prometem: Maciez, brilho, cabelos soltos e efeito lissage
O que fazem: Cumpre (mas não indico para uso diários por serem a base de silicones)
Classificação: Ótimos
Compraria novamente: Talvez (já imaginam porque)
Nota: 8 (muito silicone)

Abraços.
F.

6 comentários:

  1. Anônimo2/03/2012

    Por favor, gostaria de entender baseada em que você chegou a seguinte conclusão:

    produtos a base de silicones, pois como muitos sabem, silicone não trata os fios. Na realidade os silicones apenas protegem, dão brilho instantâneo e retêm a hidratação, mas seu excesso causa a desidratação (confuso não?), e na realidade eu pessoalmente chamo os silicones de 'Maquiagem Capilar'

    Estou fazendo essa pergunta, pois trabalho com silicones para área cosmética a 17 anos e temos estudos que compraram que essas colocações, para algumas familias de silicones, não procede. É improtante deixar claro que não dá para generalizar o silicone como sendo um produto único, pois existem mais de 5000 diferentes familias de silicones e existem silicones específicos para cada tipo de tratamento, mas a escolha tem que ser correta. Não basta apenas adicionar um silicone na fórmula para usar como market, tem que usar a tecnologia indicada de acordo com o resultado esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo". Concordo com você que existem milhares de tipos de silicones. Porém, cá entre nós silicone realmente não trata os fios certo? Eu não sou TOTALMENTE contra o uso de silicones, eu inclusive uso, porém como finalizadores e geralmente em seruns (que geralmente são hidrossolúveis).
      Concordo com você no termo "a escolha tem que ser certa", mas independente da fórmula o silicone não vai tratar, ele vai ou dar brilho, ou criar uma proteção, ou reter umidade. Já no caso nos não solúveis, o uso indevido vai deixando os fios fracos progressivamente, pois nada entra e nada sai. Por isso existem duas técnicas chamadas "no poo" e "low poo" recomendada INCLUSIVE por cabeleireiros incluindo a cabeleireira norte-americana Lorraine Massey, sócia-proprietária da rede de salões Devachan, que criou o livro 'Curly Girl' e ensinou a técnica.

      Finalizando, silicone pode sim dar brilho, ou maciez, mas é momentâneo, sai com água ou com anti resíduos.
      :)

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Adorei seu carinho em nosso blog..Obrigada demais..Ja estou seguindo vc..
    Olha, vc e muito sincero, adorei a resenha..volte sempre ao salto alto...
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J.
      :)
      Ah, não seja por isso, voltarei lá sempre :)
      Obrigado, sou bem sincero mesmo kk

      Abraços.
      F.

      Excluir
  3. Anônimo2/13/2012

    Mais uma vez sou obrigada a descordar de você? Pois alguns silicones tratam sim, temos silicones que dão proteção térmica, por manter a água de ligação do cabelo mais íntegra. Os silicones amínicos depositam onde o cabelo está danificado, diminuindo a queda por quebra, pois, juntamente por despositar seletivamente onde o fio está danificado, irá recobrir esse ponto de fragilidade. Quando os silicones amínicos são adicionados em tinturas capilares diminuem os danos em até 57%, tem estudos que comprovam isso. Os silicones quando adicionados em alisantes capilares diminuem a perda de proteína, incluvem existem estudos de mestrados que compravam isso. Enfim, conforme mencionei no primeiro comentário. É importante ressaltar que tudo que estou mencionando existem estudos que compravam isso.
    Já com r4lação ao seu comentário sobre os silicones que são insólúveis dizendo que nada entra e nada sai e que os mesmos enfraquecem o cabelo, essa informação também não procede, pois algumas tecnologias de silicone, por atração de carga fecham as cutículas, garantindo dessa forma que o ativo fique protegido potencializando seu efeito, e cabelos tingidos, no caso dos silicones que fecham as cuticulas mantém a coloração por mais tempo, justamente por diminuir as rotas de fugas dos pigmentos, e também pelo fato de fecharem as cutículas, mantém a água interna do cabelo mais integra, garantindo assim um cabelo mais macio e flexivél, que além de manter o cabelo mais hidratado, também diminui a queda por quebra. O fato dele ser insolúvel não significa que não será removido do cabelo, pois basta lavar o mesmo que o tensoativo do shampoo irá solubilizar o mesmo e será removido, sendo importante ressaltar. que se alguma parte do silicone não for removido no processo de limpeza do cabelo, devido a tensão superficial do silicone, uma camada de silicone não se deposita sobre outra camada, portanto não tem efeito buid up.

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Bom, não considero proteção térmica como tratamento, pois é apenas proteção. Tratamento considero restauração ou reparação por exemplo, algo que trate de verdade os fios.
    Exatamente, os silicones protegem e retém ativos. É isso que eu quis dizer, que ele não trata diretamente como uma manteiga de karité ou uma queratina por exemplo.
    Como eu já disse também, não sou CONTRA o uso de silicones, sou contra o uso abusivo dos mesmos.
    Creio eu que se vocês abusar do uso dos mesmos terá o efeito contrário não é? O mesmo ocorre com a queratina.
    Quanto ao efeito build up você diz a respeito dos amínicos/solúveis não é?

    Bom, como informei no post, estarei fazendo um post sobre silicones capilares, não se preocupe, todo o tipo de informação a favor ou contra estará nele.
    :)

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir