Resenha do Leitor: Neutralizante Universal 3 em 1 – Shambelle (Por Tiago Alves Roitman)


Numa das acaloradas discussões no grupo Cronograma Capilar do Facebook, geradas em torno da Exoplastia (Exo Hair apresentada como sachês em amostra grátis na Revista Cabelos & Cia de agosto), uma das mais polêmicas foi o fato do cabelo exalar um odor muito forte e desagradável ao ser molhado. Todos sabem que cabelo com cheiro ruim quando molhado indica química não neutralizada; o problema é que a Kosmental (empresa que fabrica a Exo Hair) não divulga qual é o ativo alisante e não indica uso de neutralizante no pós transformação. Tendo isso em vista, no grupo foi citado um produto que eu não conhecia, o neutralizante universal, e tudo indicava que sua formulação não era igual a de um neutralizante comum, usado em alisamentos de tioglicolato. Foi-nos apresentada a marca Max Beauty e depois, pesquisando descobri a marca Shambelle, que acabei encontrando numa loja de cosméticos aqui do Rio de Janeiro.


Ele tem ação 3 em 1: lava, neutraliza e hidrata os fios. Pode ser usado após tinturas, reflexos, escovas progressivas, relaxamentos, alisamentos e químicas em geral. PH 4.


O QUE DIZ A MARCA: “A Shambelle desenvolveu um produto único e inovador no mercado. A etapa mais importante de qualquer aplicação de químicas nos cabelos chama-se neutralização. Pensando nisso criamos um produto moderno e eficaz. Quando se aplica um produto químico nos fios, as cutículas se abrem e o pH dos cabelos ficam alcalinos, sendo necessário paralisar o efeito dos resíduos químicos nos fios e, principalmente, normalizar o pH dos cabelos. O Neutralizante 3 e 1 Shambelle lava, neutraliza e hidrata, promovendo imediato selamento das cutículas e equilibrando o pH dos cabelos”.

MODO DE USAR: “Após retirar toda a química, lave os cabelos com água e aplique o neutralizante da raiz até as pontas. Procure massagear o máximo que puder e em seguida enxague os cabelos. Repita novamente a aplicação massageando os cabelos e deixe o produto agir por 10 minutos. Enxágue novamente, retirando todo o produto”.


O QUE EU ACHEI: Sempre desconfio de produtos com múltipla função, acho que eles acabam não tratando nada a fundo, mas já que fiz a Exoplastia (que teoricamente não pede neutralização) e nos primeiros dias o cheiro do cabelo estava ruim, resolvi arriscar. Embora o cheiro tenha saído ao longo das semanas, adorei o resultado da Exohair e pretendo fazer outras vezes, neutralizando a química com a máscara 3 em 1. A textura dela é de creme-gel de média consistência e que não se espalha facilmente pelos fios; a aplicação deve ser feita em generosas quantidades, massageando o couro cabeludo e enluvando mecha a mecha, já que ela não faz espuma e fica-se com a impressão de não ter lavado o cabelo, embora depois do 2º enxágue a sensação de limpeza e hidratação moderada fiquem mais evidentes. O cheiro desse neutralizante é um capítulo à parte. Cheirinho de

chiclete mesmo (lembram do Big Big, aquele chiclete quadrado? É exatamente igual) levemente enjoativo, mas que não dura muito tempo no cabelo.

COMPOSIÇÃO: Glycerin, Disodium EDTA, Cera Alba, Petrolatum, Astocaryum Vulgare Fruit Oil, Mixture of 5-chloro-2methyl-isothiazol-3(2H)-one and 2-methylisothiazol-3(2H)-one with magnesium chloride and magnesium nitrate, Cetearyl alcohol, Cetrimonium chloride, Ceteareth-20, Parfum, Dimethicone, Pilocarpina, Hydrogenated soybean oil, Cocamidopropyl betaine, Aqua.


É isso, acho que pra quem faz químicas, principalmente alisamentos que não tem neutralização, vale a pena usar o Neutralizante Universal.

Grande beijo.

Tiago Alves Roitman



Quer participar do "Resenha do Leitor"? Mande sua resenha para o email: felipeursini@live.com


Abraços.
F.

25 comentários:

  1. Oie Felipe, pergunta meio boba. Ele tem função de selamento das cutículas e equilibrando o pH dos cabelos, mesmo sendo indicado para cabelos com quimicas, acha que funcionaria em cabelos porosos ou uma coisa não tem nada haver com outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funcionaria sim! Com certeza :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Oi Felipe! Em fevereiro fiz uma progressiva e usei este produto como indicado pela loja, já cortei várias vezes as pontas mas elas estão sempre c aspecto de queimadas pelo fogo, abertinhas, cheias de pontas, mesmo depois de cortar... fiz até uma queratinização, mas continua com o msm aspecto... será q devo usar este produto novamente na esperança de diminuir isso um pouco e selar algumas cuticulas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Potencialmente ela poderia ajudar sim Dani! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  3. Anônimo2/07/2013

    em cabelos q estão elasticos ela tbm funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e dá um excelente resultado. Vc tb pode usar a touca térmica antes do 2ºenxágue, pois ele tb hidrata os fios. Fica a dica: Excelente para lavar cabelos vermelhos e suas variações.

      Excluir
  4. Entra em qual fase do crono?

    ResponderExcluir
  5. Olá, procurei em minha cidade o neutralizante universal, no entanto só achei loção neutralizante. Essa loção também ajuda na neutralização do cheiro da exoplastia?
    Posso usar este mesmo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Roitman7/09/2013

      Otávio, não. O neutralizante universal é uma máscara que tem um fator de neutralização. A loção neutralizante é o próprio neutralizante para alisamentos de tioglicolato. A exoplastia que você está falando é a Exohair da Nanotech?

      Excluir
  6. eba que deliciaa o Thiaguinho aqui hehe
    Parabéns ótima resenha

    ResponderExcluir
  7. Perfeita a resenha Thi arrasou!!!!
    Beijos Fê e Thi
    www.belezaesermulher.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/07/2013

    So pra esclarecer, eh exoplastia capilar, o produto do tratamento eh nanotec keratin e a marca eh exo hair, e nao ao contrario

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12/26/2013

    Serve para cabelos descoloridos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É universal, creio que sim! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  10. Anônimo1/03/2014

    serve para quem usa HENÊ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É universal, creio que sim! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  11. OLÁ FELIPE, AONDE FICA ESSA LOJA, AQUI NO RIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei lhe informar, Maryzeth! =/

      Abraços.
      F.

      Excluir
  12. Anônimo11/13/2015

    Meu cabelo tem luzes e faço retoque de raiz de quinze em quinze dias, a pergunta é: Posso usar este neutralizante todas as vezes que eu lavar a minha cabeça ou não?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10/22/2018

    Gostaria de saber se ele não amarela o loiro com mechas?

    ResponderExcluir
  14. Oi estou com uma dúvida faço permanente afro gostaria de saber se eu uso o neutralizante do relaxante,e depois uso neutralizante universal como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi quero um representante. Obg 54 999755388

      Excluir
  15. Oi gostaria de saber essa máscara pode usar toda semana ou dar intervalo

    ResponderExcluir