No Poo/Low Poo! O que é? Como fazer?

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar sobre o que é e como fazer o No Poo e o Low Poo.

No Poo é uma técnica que basicamente, visa a limpeza e higienização dos cabelos, sem o uso dos shampoos convencionais.
A ideia surgiu da teoria de uma cabeleireira norte-americana, Lorraine Massey. Nesta, ela e seus "seguidores" e praticantes da técnica não usam os shampoos normais, por eles simplesmente removerem o sebo natural dos fios (camada lipídica; saiba mais sobre nutrição capilar/reposição lipídica, clicando aqui) e couro cabeludo, que é produzido pelas glândulas sebáceas, doando maleabilidade, brilho, proteção e controle nos fios.
Isto pois, os no poo users (como gosto de chamar-lhes, particularmente) creem que com o uso dos shampoos, cria-se um ciclo contínuo e sem fim de ter que utilizá-los (e eu, Felipe Ursini, concordo plenamente...) pois ao remover totalmente a gordura protetora, o organismo entende isto como uma agressão, e tende a produzir mais desta, a fim de garantir que aquela determinada região estará devidamente protegida. Como na pele, quando nos ferimos, em pouco tempo, já se é possível notar a ação das plaquetas em tentar reconstruir aquela pele, primeiramente fechando a abertura gerada.

Uma das razões para ser usuário da técnica do No Poo, se dá pelo conceito negativo de alguns ingredientes comumente encontrados em produtos de cabelo de uso comercial. E por questões também de saúde, pois alguns destes ingredientes podem irritar ou sensibilizar a pele de consumidores mais sensíveis, e não menos importante, o fato de que alguns destes podem (de fato) vir a cada vez mais, acarretar o ressecamento dos fios (nisto se incluem itens da fragrância [que geralmente não são citados na fórmula], parabenos, DMDM Hidantoin que pode ser alergênico, entre outros), embora na maioria dos casos, as quantidades utilizadas destes ingredientes estejam em escala "segura".

Vilões dos Cabelos (Segundo os No Poo Users)

Um dos principais vilões dos cabelos, segundo os praticantes da técnica, são os silicones (um exemplo do mais básico deles, é o dimethicone), pelo simples fato de que os silicones encapam os fios (o famoso termo nos rótulos, "...e forma uma capa/um filme que protege..."), e com isto
(embora seja dito que os silicones confiram proteção e maleabilidade aos fios) impede os ativos de tratamento, sejam hidratantes ou reconstrutores de entrar nos fios, e os nutritivos de se depositar sobre eles... O que gera, em médio prazo, o ressecamento, opacidade e quebra.


Outro vilão, talvez o maior, é o lauril sulfato de sódio, o principal detergente dos cosméticos da atualidade, e o mais barato também. E, que no entanto, é o mais agressivo. Ele é um surfactante que remove TODA a oleosidade dos cabelos, enquanto elimina a sujeira, e que dependendo da concentração deste nas fórmulas, ele pode vir até a danificar os cabelos (eu mesmo já tive experiências com shampoos que danificam os fios, hoje procuro usar apenas shampoos suaves)! E por conta disso, ele se torna o principal vilão dos cabelos, no conceito do No Poo.


Da mesma forma que os silicones, outro vilão da técnica é o óleo mineral; os derivados do petróleo.


Lado Negativo???

Alguns dermatologistas acreditam que a redução do uso de shampoo, que gera a não remoção de todo o óleo do couro cabeludo, faz com que as glândulas sebáceas produzam cada vez em menos proporção e menor escala quantitativa, uma nova remessa do sebo natural; o que neste ponto de vista, geraria menos proteção aos fios.

Como os No Poo Users Lavam os Cabelos

Os usuários da técnica costumam usar apenas água para lavar os cabelos, evitando as substâncias que removem a oleosidade (protetora) de seus fios. Alguns se utilizam da técnica do co-wash, que se baseia em lavar os cabelos com condicionador, pois alguns deles também contêm em suas formulações, agentes que removem a sujeira dos fios; outros seguem a técnica do low poo, que lhes permite o uso de um shampoo (suave) em um período maior, iniciantes uma vez por semana, médios uma vez por quinzena... Alguns inclusive gostam de utilizar bicarbonato de sódio diluído em água, e em seguida, uma solução ácida de água com vinagre diluído nela.

Entretanto, para a alegria dos No Poo Users, foram criados os shampoos sem sulfato. Eles utilizam tensoativos extremamente suaves, para eliminar apenas a sujeira dos fios, mantendo os cabelos tratados, nutridos, hidratados em saudáveis, agindo apenas na área externa dos fios, a fim de remover impurezas dos mesmos, sem interferir na camada lipídica, que é a gordura que protege os fios.

Para evitar resíduos nos fios, os usuários da técnica evitam a todo custo, produtos que contenham os silicones e os petrolatos. Para tal, utilizam produtos de linhas especificamente feitas para a técnica, com exceções de produtos existentes no mercado que sejam "liberados" para tal, por não conter estes itens em suas formulações.

Contudo, a maior parte dos usuários se dá por detentores de cabelos cacheados a crespos, entretanto, há exceções dentre os emais tipos de fios.

Pessoalmente falando: Eu já tentei o co-wash, não me adaptei (hahah')! E já tentei o low poo, e de fato, você nota uma melhora nos fios em poucos dias.

Indico para a técnica, a linha Natural Wave da L'Officer Professional, própria para isto (confira a resenha clicando aqui).
Indico para quem não se adapta ao não uso de shampoos (sejam com sulfato ou não), mas quer evitar danos aos fios, que conheçam os shampoos creme.



Saga "Trocando Escova Progressiva Por Queratina":

Outros bons posts (TRATAMENTO CAPILAR):

Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):
OLD but GOLD:
Abraços.
F.

4 comentários:

  1. vou ler com bastante calma to querendo aderir a tecnica aos poucos para diminuir as agressões dos meus fios

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu nunca tinha ouvido falar ;O Mas realmente acho alguns shampoos muito agressivos. Não acho que me adaptaria a não usar shampoo pois meu cabelo tem a raiz suuuper oleosa, mas eu uso shampoos suaves e tendo diluí-los em água. Senti uma super diferença por não estar mais usando o shampoo concentrado, parece que limpa melhor e por mais tempo.

    Adorei o post!

    Beeijo

    Estou seguindo já!
    http://www.beautyandbake.com

    ResponderExcluir
  3. tenho uma duvida: já li seu post sobre os xampus creme e fico com uma dúvida: por eles terem sulfato eles não são agressivos também? eles não arrancam a camada lipídica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/19/2014

      AmandaGR, a linha natural wave não possui Sulfato em sua composição. Não é um shampoo Creme.

      Excluir