Resenha: Macadâmia Natural Oil - S.O.S Bottox da Floractive! Tratamento, não Química!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou resenhar pra vocês o Bottox Capilar da Floractive, o Macadâmia Natural Oil! Ele é um "S.O.S", e seu propósito é o de TRATAMENTO, não química. Ou seja, ele vai tratar os fios, não alterar forma e "reduzir volume ou alisar" os fios. O kit é de uso profissional.

"A linha macadâmia SOS Bottox, foi desenvolvida para rejuvenescer os fios danificados por químicas, agentes mecânicos e externos.
Sua formula exclusiva recupera e devolve vitalidade aos fios. Por ser rica em ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos, tem o poder de devolver os nutrientes perdidos e regenerar a fibra capilar.
Pode ser utilizada em qualquer tipo de cabelo, especialmente indicada para recuperar cabelos emborrachados, com excesso de porosidade, com quebra por ressecamento etc."

É um kit de uso e performance profissional, contendo apenas dois itens: Sérum Iluminador Nutricional e Mask SOS Bottox. O kit é indicado para uso pós química, em cabelos que apresentem alta porosidade, quebra ou emborrachamento. Também tendo ação anti frizz.

Sérum Iluminador Nutricional:

O site diz: "Fluido altamente concentrado, rico em vitaminas, minerais e agentes antioxidantes.
Aplicado diretamente nos fios danificados recupera a fibra e devolve a flexibilidade e vitalidade.
Seu efeito e potencializado usado em conjunto com a máscara de Macâdamia. Proporciona sedosidade, brilho e maciez.
Pode ser utilizado para recuperar cabelos danificados ou apenas como Anti-frizz e protetor térmico antes da escova e chapinha."

Ele contém 250 ml e pH 5,0. De uso pós química, tem ação anti porosidade, anti quebra, anti emborrachamento e anti frizz.

A embalagem diz: "SOS Bottox Serum Iluminador Nutricional fo idesenvolvido com um blend potencializado de vitaminas, aminoácidos e proteínas que unidos reconstroem a fibra danificada por agressões químicas e mecânicas. Repositor de massa, anti porosidade, anti quebra, anti emborrachamento e anti frizz é indispensável em qualquer salão de beleza. Indicado para quem quer resultados rápidos e eficientes em reconstruir cabelos danificados. Por possuir proteção térmica e reduzir o frizz, pode ser usado antes da escova ou chapinha."

Ele deve ser aplicado nos fios limpos e úmidos, borrifado pro toda a extensão dos fios, distribuindo bem mecha a mecha e deixando agir por 10 minutos. Em seguida, por cima, deve ser aplicada a máscara, enluvando bem os fios, massagear e alinhar com um pente fino (indica passar a prancha por cima, apenas para aquecer as mechas), deixando agir por mais 10 minutos, e enxaguar em seguida.
Após isto, reaplicar o Serum, em menor quantidade, escovar e pranchar os fios.

A fórmula é a seguinte: Alanine, Arginine, Aspartic Acid, Glycine, Histidine, Isoleucine, PCA, Phenylalanine, Proline, Serine, Sodium Lactate, Sodium PCA, Threonine, Valine, Aminopropyl Pbhenyltrimethicone, Disodium EDTA, Fragrance/Parfum, Glycine Soja (Soybean) Oil, Glycine Soja (Soybean) Sterols, Glycolipids, Hydrolyzed Keratin, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Collagen, Methylchloroisothiazolinone, Methylisotiazolinone, PEG-7 Glyceryl Cocoate, Phospholipids, Sorbitan Oleate.

Analisando a Fórmula:

Alanine (Alanina):
Alanina é um aminoácido não essencial (ao organismo), que pode ser gerado no corpo ou obtido através de alimentos como carne. Muito utilizada em formulações cosméticas.
Tem ação condicionante e anti estática. Na pele pode dar aparência mais suave.

Arginine (Arginina):
É um aminoácido com propriedades antioxidantes. É capaz de fortalecer a fibra capilar enquanto estimula a microcirculação do bulbo capilar, o que auxilia no crescimento dos fios. Representa cerca de 8 a 9% da massa proteica dos cabelos.

... (Aspartic Acid, Glycine, Histidine, Isoleucine, PCA, Phenylalanine, Proline, Serine, Sodium Lactate, Sodium PCA, Threonine, Valine... São outros aminoácidos que formam cadeias queratínicas. Não vou falar de cada um deles, senão post ficará enorme.)

Glycine Soja (Soybean) Oil:
Óleo rico em ômega 6, triglicerídeos, ácido oleico e linoleico. Tem ação emoliente, suavizante, disciplinadora e emulsificante. Além de ação anti-oxidante.

Glycine Soja (Soybean) Sterols (Esteróis de Soja): 
Fitoesteróis originários do óleo de soja. Sólido, cristalino, fino de coloração branca "suja". Forma uma camada lipídica, gerando proteção e resiliência aos fios e pele; além de umectá-los e reduzir danos.

Glycolipids (Glicolipídeos):
Produzidos à partir de óleos vegetais diversificados. Têm estruturas similares às das ceramidas (o melhor ativo nutritivo/lipídico, a meu ver), geralmente utilizada em peles e cabelos danificados. Capazes de melhorar, cerca de 73 a 91%. Não é tão potente quanto a ceramida, que pode vir a recuperar 100%, mas é o item mais próximo a ela, sendo elevadamente superior ao óleo de oliva, por exemplo.

Hydrolyzed Keratin (Queratina Hidrolisada):
O melhor ativo reconstrutor, obtido por hidrólise. Pode ser usado no cabelo e na pele (também como agente nutricional por ingestão), que pela afinidade com ambos, é capaz de reparar os danos ocasionados a eles, repondo neles a proteína perdida (a queratina em si, nada mais é do que uma proteína; aliás, uma cadeira de proteínas). Ela doa força e resistência aos fios, que caso estejam mais saudáveis, ela vai se depositar na superfície dos mesmos, formando uma proteção a mais; já, se os fios estiverem danificados (com a estrutura aberta), ela então é capaz de penetrar na fibra capilar, se interligando com as áreas sem proteína, reforçando a estrutura dos fios. Na pele age gerando maior produção de colágeno. Saiba TUDO sobre a Queratina clicando aqui

(Hydrolyzed) Wheat Amino Acids/Hydrolyzed Wheat Protein (Proteína do Trigo):
Geralmente utilizada em cosméticos após passar por hidrólise. Tem ação condicionadora. Capaz de penetrar na fibra capilar, por seu tamanho pequeno (quando em hidrólise), sendo uma opção vegetal de fonte de proteína para o cabelo.

Hydrolyzed Collagen (Colágeno Hidrolisado):
Proteína de origem animal ou vegetal que doa resistência e melhora na elasticidade da pele e fios de cabelo.

Phospholipids (Fosfolipídeos):
É um ativo "complexo", mas vou simplificar ao máximo para vocês... O fosfolipídeo é um ativo que vem sendo utilizado a pouco tempo em produtos para pele e cabelos. Eles são capazes de "manter" óleos e águas de forma misturada, gerando uma proteção na pele e cabelos, diferenciada da já normalmente utilizada, apenas lipídica. São constituídos de ácidos graxos, sendo rico em vitaminas A, D, E e K. Ele é capaz de atrair e repelir a água ao mesmo tempo... Ou seja, funcionaria absorvendo e mantendo-á no fio e na pele, por esta ser capaz de penetrar nestes, não conseguindo sair pelo efeito de repulsão dos fosfolipídeos, formando uma nova pele ou camada, por cima da fibra original.



Ele tem uma coloração amarelada e clara, é fluido, bem liquido. O toque sensorial dele nas mãos é bem suave e tênue, deixa a pele bem suave e lisinha. Em contato com os fios, é praticamente o mesmo, mas drasticamente com efeito reduzido; como se você tivesse aplicado um condicionador diluído em água. O aroma é adocicado, bem gostoso! Não saberia explicar bem a fragrância, mas me lembra avelã com um toque de amarula.
Após o tempo de ação, os fios ficam um pouco mais maleáveis, mas de forma bem sutil. Ele não chega a endurecer os fios, mas de fato você sente ter aplicado um produto que está a fazer algo positivo nos fios, deixando-os com um sensorial de que estão sendo tratados.

Mask SOS Bottox:

"Com alto poder de hidratação e reconstrução capilar, a máscara de macadâmia possui uma formula exclusiva de recuperação dos fios danificados e ressecados.
Indispensável para qualquer pessoa que goste de praticidade e resultados rápidos.
Na primeira aplicação já pode ser notado os resultados regeneradores e seu uso continuo recupera completamente os danos causados por agentes químicos exteriores e mecânicos."

Ela deve ser aplicada nos fios, até as pontas, massageando bem (ela indica ser enxaguada em seguida e reaplicada...), deixando agir pro 10 minutos. Em seguida enxaguar, e reaplicar, em menor porção, o Serum, seguido de escova e prancha.

A fórmula é a seguinte: Aqua/Water, Hydrolyzed Collagen, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Keratin, Disodium EDTA, Cetearyl Alcohol, Soybean (Glycine Soja) Oil, Citric Acid, Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Methosulfate, Fragrance/Parfum, Methylchloroisothiazolinone, Methylisotiazolinone, Aminopropyl Phenyltrimethicone, Alanine, Arginine, Aspartic Acid, Glycine, Histidine, Isoleucine, PCA, Phenylalanine, Proline, Serine, Sodium Lactate, Sodium PCA, Threonine, Valine, Citric Acid.



Contém os mesmos ativos do sérum, com poucas subtrações, inclusive tem a mesma fragrância deliciosa! Tem uma textura pastosa porém bem firme! É firme mesmo! Na hora de espalhar pelas mãos você sente um creme bem firme, e é como se fosse uma pasta mais amolecida deslizando por sua pele. A aplicação nos fios não é "difícil", mas não é a "convencional". Ela não amolece os fios de imediato, e você tem que distribuir bem com as mãos ou pincel para pegar na extensão completa do fio (não achei isso ruim, particularmente falando).
Após a massagem, os fios ficam levemente amolecidos, mas ficam "pesados". Digno de tratamento potente!

Ao proceder ao enxágue, os fios ficam macios, e ao mesmo tempo com um sensorial diferente ao que estavam anteriormente ao uso da máscara e ao enxágue. Os fios ficam sensorialmente menos porosos, elásticos ou propensos à quebra. Basta fazer o teste da tração para notar o efeito. Isto já no primeiro uso; à partir do segundo só melhora!

Após reaplicar o sérum e seguir ao processo de brushing e prancha... Você simplesmente nota brilho, maciez, força, maleabilidade e sedosidade aparecendo. Sem a inclusão de silicones e óleos capilares.
Fiz duas sessões a quente (uma por sábado) e duas a frio (uma no meio de cada semana); e já nota minhas cutículas capilares mais saudáveis e reflexivas.

OBS: Inusitadamente, o ativo que dá nome à linha, não é listado na fórmula. O que não é problema pra mim, pois o óleo de macadâmia em si não costuma dar muito cero comigo (inclusive já o testei puro, e não rolou); deve estar nos glicolipidios e fosfolipídios.

Estou muito contente por utilizarem glicolipídios  e fosfolipídios... Que são raramente utilizados em cosméticos capilares, mas ambos contêm alta cosmeticidade.

O que promete: Rejuvenescer os fios danificados, recuperar e devolver vitalidade aos fios, ação antioxidantes, devolver os nutrientes perdidos e regenerar a fibra capilar, recuperar cabelos emborrachados, com excesso de porosidade e com quebra por ressecamento.
O que faz: Cumpre o que promete em teor de recuperação. Não sei dizer ao certo em fios muito elásticos, mas em porosos, é notável o resultado.
Classificação: Excelente
Compraria novamente: Sim
Nota: 10++

Abraços.
F.

3 comentários:

  1. Anônimo10/18/2013

    Onde posso encontrar esse produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a empresa para localidades! :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Sou representante Floractive - moro em Osasco, e este produto é realmente maravilhoso - mais detalhes - in box

    ResponderExcluir