Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! Como cuidar dos danos? - Episódio 3

Olá pessoal, tudo okay?
A pedidos, hoje venho a continuar a iniciada Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito. O tema de hoje é Como Cuidar. isto pois digo pra vocês, cuidar de um cabelo platinado não é NADA FÁCIL! É gostoso e tal, mas chega a ser desgastante. Quem ainda não conhecia a saga, confira a parte um aqui e também a parte dois aqui.

Bem...
Está certo, você chegou lá, ao tão sonhado platinado, mas uma coisa nova deverá ser amplamente colocada em sua rotina de cuidados capilares. Sendo bem direto, na sua rotina GERAL! Em alguns casos de cabelo, você terá que cuidar dos fios várias vezes por semana, outros, todos os dias.

A primeira coisa... Assim que você platinar os fios, se você considerava-se com um fio de cabelo saudável, já saiba que "Isso não te pertence mais!". Cabelos platinados são os cabelos mais danificados que existem, principalmente se forem de base natural escura. Quando mais escuro o fio for naturalmente, maiores serão os danos e menor será a saúde do mesmo.

Além de que dependendo da técnica previamente aplicada, principalmente se você platinar os fios integralmente, você em alguns dias, para apresentar um platinado "digno" terá que retocar a raiz que cresce neste cabelo e fica tão aparente que dá a impressão de que está crescendo mais rapidamente.

Enfim...

Fator Ressecamento:

Muitos logo de cara reparam que os fios ficam muito mais ressecados que o "normal", e que eles tendem a ressecar em uma velocidade muito rápida, e ainda mais que você trate, este é e sempre será um denominador comum de fios platinados.
Como resolver: Para sempre? Impossível. Entretanto, você pode e DEVE estar sempre hidratando os fios, ter sempre à disposição máscaras hidratantes e de preferência nutritivas (lipídicas). Você estará sempre tendo que repor umidade nos fios, de uma forma ou de outra, pois como as cutículas destes fios são extremamente dilatadas, tudo o que entra neles, com a maior facilidade, saem em seguida, também com a maior facilidade.

Fator Opacidade:

Um fato que toda loira e loiro platinados sentem logo de cara é a falta de refração luminosa superficial nos fios. Isso é, brilho. Os fios tendem, senão de uma vez, mas certamente a curto ou médio prazo virão a apresentar opacidade. Os fios ficam sem brilho. Na verdade, eles por si só não brilham, os fios na verdade refletem a luz quando estão com as cutículas saudáveis, ou seja, alinhadas e fechadas. Porém, como as cutículas destes fios são geralmente super abertas e desprotegidas...
Como resolver: Para sempre? Impossível. Entretanto, você irá conseguir brilho com fatores externos que aplicados aos fios vão aos poucos gerando melhor reflexão de brilho. São eles: regularização do pH, lipídeos. Um silicone, sérum e esses óleos capilares são uma mão na roda para se ter como aliados SEMPRE. Pois além de gerarem maior chance de brilho, ainda protegem os fios de danos externos. Alguns ainda tem proteção térmica e solar, que é extremamente necessário.

Fator Quebra:

Se seu cabelo não quebrou no dia da aplicação do pó descolorante, nem no dia seguinte... Sinto lhe informar, mas um dia ou outro, mesmo com vários tratamentos e cuidados, ele vai quebrar. Pode ser apenas pontinhas de meio centímetro, um centímetro, dois centímetros... Pode ser meio comprimento, pode ser o fio todo praticamente. Isto porque para remover os pigmentos dos fios, a ação despigmentante retira MUITA, eu digo MUITA proteína do fio... Por isso eles ficam amolecidos. Não adianta dizer que o pó tem queratina , ceramidas, semi di lino, creme de leite ou creme de macaco loiro... Se ele vai funcionar, ele vai retirar fração proteica dos fios SIM. E assim, no caso dos fios platinados, quanto mais branco o fio ficar, mais frágil e com menor índice proteico ele estará, para sempre!
Como resolver: Para sempre? Impossível. Entretanto, você pode e deve, muito, mas eu digo MUITO... Já frisei que MUITO? Repor e repor e repor proteínas nos fios. Seu fio platinado é sedento de queratina e lipídio. Isto não remediará o problema de forma definitiva, porém, será o fator denominador para o comprimento e força do seu fio platinado, que quanto mais lipo-proteico estiver re-fracionado, menor será a chace de quebra por qualquer fator externo. Neste tipo de cabelo, até um shampoo mais agressivo pode quebrar os fios ainda na aplicação, sabiam? [Deixarei posts sobre quebra e queratina ao fim deste]

Fator Aspereza:

Se não hoje, certamente amanhã... Seu fio estará áspero, seco, com uma falsa impressão de rigidez quando seco. Na verdade, não estará rígido, ele estará desestruturado. E por estar desestruturado, o sensorial tátil e mesmo visual e de algo "duro". E é assim, de um dia para o outro.  O Bad Hair Day dos fios platinados é ultra frequente, e nunca avisa quando vai chegar, isto se não chegar sempre. Triste, porém é a realidade.
Como resolver: Para sempre? Impossível. Entretanto, você deve sempre, como já mencionei acima, estar cuidando do seus fios... Com condicionadores mais potentes, máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras, proteger os fios, ter e sempre usar finalizadores, sejam do tipo que for, se possível ter sempre um spray hidratante em mãos, para dar aquela re-hidratada ao longo do dia. Você não vai poder ficar repondo proteína o dia inteiro, se necessário, mas ter na it bag um hidratante, e um item de fator lipídico (séruns/óleos capilares) é imprescindível.

Fator Corte Químico:

Geralmente, mesmo que você não perceba, um ou alguns fios ali no durante ou após enxágue vão embora... É mais recorrente partes dos fios irem embora, por estarem, na área atingida da quebra, com sua estrutura totalmente comprometida, aí eles quebram sem o mínimo esforço, apenas com a pressão da água ou pela leve ação do tensoativo mais suave do seu shampoo.
É mais frequente que isso aconteça logo durante o processo, mas se não acontecer, esteja certo de que uma hora poderá... Seja em pequena escala ou grande... Já reparou que são raros os cabelos integralmente platinados e que são extremamente longos?
Aí entre os tratamentos e aplicação de secador e prancha, você vai notando seus fios diminuindo aos poucos... É um fato, meus caros leitores. E mesmo com os descolorantes mais caros do mundo (claro que há cabelos que conseguem se manter ali pela decorrência de tratamento atrás de tratamento), mas o fato é que não é o produto que é ruim, e sim, é que o seu cabelo, agora é uma estrutura altamente sensibilizada, totalmente frágil e a mercê de qualquer agressão, como uma pequena criança que enfrente um ganhador lá do WMA (seu shampoo, entre outros kk').
Como resolver: Não, não vou dizer impossível... Mas sim, na verdade é! kk'
O que acontece é que um corte químico não tem chance alguma de um "reparo". O que se pode fazer, é fortalecer o fio remanescente para que o bulbo vá fazendo o fio crescer e lhe dar a ligeira impressão de que os fios estão mais saudáveis, por estarem mais longos... Mas aí eu faço o desafio... Fiquem sem tratar os fios e vão vendo o quanto eles vão ficam grandes e fortes...







Os cabelos descoloridos são na grande verdade os mais sensíveis para se sentir se um produto é bom ou não, no geral. Pois como são mais porosos e suscetíveis a  ações variadas, você vai sentir no momento da aplicação se aquele produto aplicado tem uma real chance de funcionar para determinado tipo de proposta. Não digo resultado final, pois além de depender de diversos fatores, como disse acima, como muito fácil entra, muito fácil sai, mas por esta porosidade "especial", é de fato que o cabelo platinado é um tipo de sensor para bons e maus produtos.

Se o cabelo naturalmente, independente de cor agora (mas que claro, acopla mais danos no final do processo, este fator), era oleoso, normal, misto, seco, muito seco... Ele potencialmente ficará misto, seco, muito seco, extremamente seco, totalmente debilitado; respectivamente.

O que deve ficar claro e bem transparente para quem quer platinar os cabelos é: se seu cabelo era aparentemente saudável e fácil de cuidar com shampoo e condicionador no dia-a-dia... Acorde, isto agora é um sonho Alice! Seu cabelo agora É uma estrutura débil, e extremamente carente de cuidados frequentes para se manter uma estrutura, mesmo que comprometida.

Os cosméticos estão aí, com funções tópicas de limpeza e embelezamento dos fios... Apenas "embelezar" uma estrutura danificada, não a repara; porém o cuidado constante, evita maior fragilidade à mesma.

O dano mais terrível aos fios, e que é muito ocorrente neste tipo de fio é fios emborrachados e elásticos. Mas como é um tema bem mais técnico e profundo, falarei mais a frente.

Aí então você deve analisar: Vale à pena pra você?



Acompanhem a Saga:

Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! - O Inicio
Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! - Eu Quero! Posso? - Parte 2

Confiram os TOPS:
TOP: Melhores Shampoos
TOP: Melhores Condicionadores
TOP: Máscaras Hidratantes (Reposição Hídrica)
TOP: Máscaras Nutritivas (Reposição Lipídica)
TOP: Máscaras Reconstrutoras (Reposição Proteica)


Confiram todas as etapas do projeto TEPPQ:

Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):
OLD but GOLD:


Abraços.
F.

6 comentários:

  1. Só tenho uma palavra para definir esse artigo: PERFEITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Fico feliz! *O*
      A triste realidade.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Anônimo3/04/2014

    oi me ajude,uma mascara que contém agua de coco, açai,castanha do para e queratina é nutritiva ou hidratante? e qual a melhor para nutrição essa ou a água de coco com oleo de coco? muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente terá uma ação H com algo a mais, mas H.
      Para nutrição é melhor óleo de coco! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  3. Você me assusta.. Desisto do platinado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito ahahah', apenas a realidade! :}

      Abraços.
      F.

      Excluir