Review: PLL 5x02 "Whirly Girl" & 5x03 "Surfing the Aftershocks"


Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou fazer uma review dupla de Pretty Little Liars. Será baseada no episódio da semana passada, o 5x02 e o de ontem, o 5x03.
[Na verdade faço isso no meu blog homônimo, que terá vários links durante o post, mas quis trazer um assunto diferente ao Beauty]
De início, devo dizer que uma coisa que eu achava extremamente necessária para a séria aconteceu: mudança! Sim, a série aparentemente mudou. Entretanto, não creio que a série mudou completamente, ainda, mas é bacana ver essa repentina mudança nestes dois últimos episódios, e que para mim, continuarão até o próximo.




A série, para quem a acompanha desde a season 1, está sim tomando um caminho diferente. Não é mais aquela enrolação insuportável de sempre, realmente ocorreu uma mudança de roteiro. Para alguns isso será muito bom, para outros isso será muito ruim. A mudança é que a atmosfera teen está sendo melhor trabalhada, tirando o foco de adolescentes super inteligentes e manipuladores, para adolescentes de verdade.


No episódio 5x02 eu já vinha tendo esta concepção, o 5x03 apenas me confirmou isso. Portanto, se acostumem com uma atmosfera mais Mean Girls (Meninas Malvadas)... Vida longa à Regina George! Por isso falei acima que isso seria bom pra alguns e ruim para os outros.


O que me deixa CERTO e de que o entorno agora será mais adolescente, pelo menos por um período, com alguns episódios especialmente demarcados para serem especialmente de suspense, enquanto na maioria dos episódios, teremos aqueles momentos de tensão... Geralmente liderados pela Spencer Hastings enfrentando todo mundo.


Durante a revelação de Alison estar viva no 4x13 eu já imaginei que ela voltara causando problemas pra todo mundo, direta ou indiretamente; por enquanto tem sido indiretamente; e uma das coisas que eu tinha certeza que iriam acontecer, é que Alison traria todo aquele clima de colegial de volta. Isso não é de um todo ruim, não considero um retrocesso... Considero uma salvação, por enquanto. Que foi exatamente por a ausência disso, a atmosfera teen, que Gossip Girl por exemplo, se perdeu, à partir da season 3; que se tivesse continuado com Jenny e Eric, e talvez uns personagens novos, a coisa continuaria fluindo. Enfim.


Quem gosta dos personagens de PLL, provavelmente vá gostar muito de ver este novo reinado colegial que esta prestes a acontecer.  Podem aguardar que teremos muita coisa de líder de torcida, momentos "You can't sit with us!", disputa por coroas e lideranças, coisa e tal. E com certeza, disputas românticas. Sério, sou só eu que acho que Alison ficará entre Ezra e Aria?



Agora vamos para as partes teóricas da coisa toda. Começando, pelas coisas apresentadas durante o 5x02. Uma coisa que eu achei, me desculpem, sou a favor do casal, mas achei realmente insuportável e grande encheção de linguiça/perda de tempo, foi a cena de Spoby fazendo saliências na cama. Gente... Totalmente desnecessário, quantas cenas disso nós já não tivemos? Totalmente desnecessário, pois todos nós sabemos o que eles fazem juntos. Só aquela cena de Toby, Spencer e Veronica na cozinha já era suficiente para demarcar o retorno do Tobynho. Que aliás, já nem se fez tão necessário assim, já que inclusive não apareceu no 5x03, por exemplo.


Um retorno que eu estava feliz para ter, era o da Melissa Hastings. Sempre gostei dela, e sempre achei que ao contrário do que vemos, ela é a vítima da situação toda, e não a Spencer. O clima de irmã mais velha dominadora/manipuladora e conhecedora das coisas que acontecem, fazia falta na série. Aquela dinâmica impulsiva, amistosa e de rivalidade que só os membros da família Hastings têm um com o outro, para mim, foi uma das melhores coisas a se ter de volta na série. Também menciono o retorno do Jason, que também causa indiretamente a discórdia nesta família, que ele meio que faz parte. Gosto muito tanto do Jason quanto da Melissa.
Ainda tentando entender como ele sofreu um acidente num elevador e subitamente fugiu do hospital... Mas ok.






Foi bacana ver várias cenas das meninas junto com a Alison. Mais importante, foi  ver as cenas do Keneth DiLaurentis com a filha, as duas primeiras foram tocantes.

Falando em Alison... A "mentira" que a Alison disse para o Holbrook na delegacia, e que deixou as outras quatro bravas com ela. Não sei vocês, mas EU tive plena certeza de que ela esteve contando a verdade ali, de que sim, ela foi sequestrada e mantida refém por dois anos. Óbvio, as outras quatro não iriam acreditar nisso, pois para elas, a Alison contou a versão de que foi enterrada viva pela mãe. Entretanto, coisas que Alison contou naquela noite, no episódio 4x24 (review aqui) não batem, e eu falei disso com vocês aqui.




Contribuo com esta minha teoria, fazendo-os lembrarem BEM da fase durante o episódio 4x12 (review aqui) ao episódio 4x13 (review aqui); se lembram de quê Alison estava aparentemente vivendo em Ravenswood. No episódio 4x13, mais especificamente, temos mais 'provas' desta minha teoria. Como quando luzes apareciam para Hanna e em seguida ela tinha uma visão de Alison se aproximando, e em seguida, o até então "-A" Máscara de Gás a puxando de volta para longe da mesma, como se não quisesse que Hanna soubesse que Alison estava viva.

Para concretizar isso, temos o final do episódio, quando Alison segue as meninas até a residência da Spencer e revela a elas o fato de estar viva, e em poucos segundos, luzes voltam a aparecer (as mesmas luzes de quando o "-A" Máscara de Gás estava aparecendo) e Alison diz que tem que ir embora. As pouquíssimas aparições de Alison durante a segunda metade da season 4, servem de base para isso, que agora que ela foi dada como 'viva', ela continua aparentemente estar fugindo de alguém, ou preocupada com algo. Se eu estiver certo sobre isso, só saberemos a resposta lá na frente. E como eu já disse na época, em que era nítido que ela só confiava na Emily e não nas outras, eu particularmente tomaria a mesma posição.


Uma coisa legal também no 5x02 foi que o plot da Jessica não sofreu enrolação, foi logo dado de brinde tanto a nós quanto aos personagens. Já era de se imaginar que PLL enrolaria séculos até acharem a Jessica, mas não, foi praticamente no dia seguinte, isso foi bacana. Neste plot, era óbvio também que enrolariam nas suspeitas ao Jason, e me surpreendi que já no 5x03 a suspeita meio que foi por água abaixo. Cogito desde o  antes do 5x01, o Peter Hastings, mas suspeito da própria 'Alison' nessa coisa toda.

O plot mais interessante, foi na cena antes da revelação da Jessica. Uma cena em que só não 'vê' quem não quer ver. A cena em que Alison vai ao seu túmulo de despedir de si mesma, como diz para Mona, que a Alison enterrada ali está morta e que ela não pode voltar a ser ela. Pista mais do que nítida para mim, de que a Alison que estamos vendo desde muito provavelmente o 4x12/4x13, é na verdade Courtney DiLaurentis. Por isso já desde a fase do 4x24 eu não comprava totalmente as histórias da Alison, pois nem todas batem; como exemplo, a história que ela contou sobre o Ian 'naquela noite', que no que ela contou, ambos estavam brigando pelos vídeos do N.A.T Club, já no vídeo que temos gravado daquela noite, ambos estavam muito mais do quê se dando bem. Mona e suas palavras apenas confirmam a hipótese, como "The truth will bury you in a New York Minute.", gostei da referência ao filme New York Minute, que eu gostava bastante; enfim, Mona deixava claro aqui que sabia de tudo o que ocorreu durante os eventos do 4x24/5x01, como eu já imaginava. Ênfase no the truth (a verdade). Para concluir, Alison diz a Mona que precisa dela, como amiga, e Mona com toda sua linda sagacidade que me fez apaixonado por ela, responde negativamente, reforçando que vai infernizar a vida dela, e que aliás, ela não precisa mais se esconder como -A, fora que enfatizou que quem precisa se esconder, é ela. Mona sabe das coisas, e com certeza, ela sabe desse plot todo, que coloco as fichas de que essa Alison é Courtney DiLaurentis, e que ela, Mona, muito provavelmente como eu imaginava desde o 2x25 (review aqui) é amiga da Alison DiLaurentis real, ou ao contrário.

Aliás, estou ADORANDO que minha personagem favorita, Mona Vanderwaal, mesmo escalada desde a temporada anterior como main character, o que não lhe era devidamente dado televisivamente, está tendo foco real como tal. Espero ainda que vejamos pela primeira vez os pais dela, e finalmente também o quarto da little liar.

Alguém ainda mais não suspeita da 'Alison' ainda mais com a cena final do 5x02?



Já, os eventos do 5x03 foram bem mais adolescentes. Dá pra separar por personagem.

Aria está lidando aos poucos com o fato de ter não intencionalmente tirado a vida de Shana. Já falou disso com Emily, e no episódio de ontem falou com Alison e com Ezra; que aliás, achei bacana a atitude dele de estar disposto a ajudá-la.




Durante o 5x02, gostei bastante da troca de gentilezas entre ela e Mona, que deixava claro para ela que sabia de tudo que aconteceu nos últimos dias, e cheia das ironias.





Alison, tadinha... Obviamente que de luto pela mãe. Inclusive tivemos uma cena SUPER suspeita, de Peter Hastings querendo dar uma carona pra ela...





Emily está no bate e volta com a Paige, mas não está interessada novamente, o que acho uma 'pena', eu gosto de Paily, mas fica nítido de que Paige vai continuar vindo atrás. E aquele plot com a "fã" da Emily?



Menina, toma cuidado, esse negócio de fã é perigoso... Eu já passei pro isso e pode ser bem chato! Pegue o exemplo Mona e Alison! kkkkkk'




Também menciono que gosto muito dessa nova Emily, existente desde a season 4... Forte, decidida, que não deixa mais ninguém passar por cima dela. Existente graças à Mona Vanderwaal.
Serio, essas meninas tem MUITO à agradecer ao preparo que Mona deu a elas para o atual retorno de Alison, que agora não pode mais controlar nenhum das quatro.



Spencer como sempre, se metendo no que não é da sua conta, interferindo na vida e segredos dos outros apenas para saber de tudo, e para superar suas habilidades investigativas. Se metendo em assuntos de todo mundo em relação aos acontecimentos com a Jessica DiLaurentis, como os da própria Alison. Embora eu goste disso; o que no entanto, me fica implícito de que ela ainda pagará as consequências por ser tão abelhuda... Como quase pagou no 2x25 e no episódio do trem na season 3.


Já o plot mais interessante do episódio, foi Hanna/Mona, que foi um plot bem conjunto. Estou amando como a Mona está tendo um real destaque, ela apareceu neste episódio tanto quanto as outras liars. E o que tivemos aqui, foram vários flashbacks de Hanna e Mona após o desaparecimento da Alison, e da transformação das duas de Hefty Hanna & Looser Mona à Queen Bees de Rosewood High, assim como Alison era.

No final de tudo, algo bem retardado ao meu ver, Hanna acusa Mona de tê-la transformado em uma cópia da Alison (me poupe né Hanna... Onde você estaria hoje se não tivesse sido amiga da Mona). Essas garotas mereceram toda a perseguição da Mona, é patada idiota atrás de patada idiota que essas meninas davam/dão na Mona. 





Estou me divertindo com a Mona, que não está mais (aliás, desde a segunda metade da season 4) tentando ser amiga das quatro. Pelo contrário e não ao contrário, agora ela se diverte fingindo ser amiga das quatro.



Quanto ao mistério de "-A" que ficou ausente nestes dois episódios, é muito óbvio que não acabou, talvez seja entornado de uma nova forma. A qual, eu plenamente acredito ser a Red Coat. Não, eu NUNCA comprei de que Cece e Alison eram as reais Red Coats. Mona não vivia dizendo que a Red Coat era quem estava no comando de tudo? Inclusive, acredito que a pessoa de vermelho na primeira cena de Mona no 5x01 (review aqui) foi de fato Red Coat, e não Lucas, como nos foi feito acreditar cenas depois; ele apenas aparentava ter sido um dos convidados de Mona a chegar, e pontualmente como de costume.



Se vocês analisarem bem, tivemos uma singela cena que confirma a minha hipótese, durante o episódio 4x12.

Esta é a Red Coat que 'guiou' as meninas até onde Emily estava presa numa caixa. Conforme o que Alison disse no 05x01, ela e Cece estavam vestidas da mesma forma, como Red Coat, apenas para enganar -A, e confundi-lo (a). Aprovo essa ideia, e creio sim ser parcialmente verdade. Principalmente, se vocês observarem como Alison e Cece estavam naquele momento:


Alison e Cece, estavam sem luvas... A outra Red Coat vestia luvas pretas. Inclusive foi a Alison quem parou a máquina que serraria Emily ao meio, e foi bem 'demarcado' que ela estava sem luvas.


Também incluo na coisa toda, muito possivelmente Wren Kingston. Andei re-assistindo alguns episódios das primeiras temporadas e ele é mais do quê suspeito. Suspeito que ele é o "Beach Hottie". Temos altas referências de um psicopata exalando do mesmo. Ele é super elegante, charmoso, confiável por quem acabou de conhecê-lo, aparência de bom moço, super educado, super ponderado, atencioso, disposto a 'ajudar' a qualquer momento... Ninguém é tão bonzinho assim. Fora a nítida tendência que ele tem por garotas mais novas (vide Spencer Hastings e Hanna Marin; e até muito provavelmente Mona Vanderwaal), o que muito me denota que ele muito bem poder ter tido um caso, também, com a Alison.



A cena mais interessante e intrigante ao mesmo tempo, foi a cena final do 5x03, que volta com mistérios à tona. Hanna vai ao salão de beleza usar um 'novo tom de loiro' e mudar de visual, que sabemos que terá mechas pretas a la Avril Lavigne em 2004. Quem está a observar a atitude, através de um vidro fosco, é sua antiga amiga Mona Vanderwaal, deixando claro que mesmo não sendo mais -A, ela continua a observar. O que mais chama atenção a partir disso, é que uma amiguinha dela aparece também ,com certa distancia a mais. Num primeiro momento, sou levado a acreditar ser a própria 'Alison', ou então a outra Alison (podemos chamar de Courtney), reforçando minha teoria...
Entretanto, parei para reobservar os traços da moça bonita, e que saberíamos nessa temporada que alguém teria um gêmeo; e pelas palavras da Tamim (saudades Jenna; aguardando seu retorno no 5x05), é uma IRMÃ gêmea... Me dei conta de que os traços são IDÊNTICOS... IDÊNTICOS aos de Hanna! Que reviravolta seria se tivermos esse plot de que quem tem uma gêmea é a Hanna, não? Mais interessante seria se a própria tivesse a vida tomada por essa Hanna que nós conhecemos.
O que faz sentido também, já que a história de terror que Alison contou no episódio de Haloween da season 2 era com a Hanna na cena, e quem sempre via coisas 'atormentadoras' sobre loirinhas gêmeas, era ou a  própria Hanna Marin, ou a Ashley Marin, que teve contato com aquela fantasminha que dizia que sua mãe não gostava dela e só gostava da outra, sua irmã.



Se minha ideia de essa menina ser realmente a gêmea de Hanna, podem ter certeza que vai dar muita história pela temporada... Mas que vai servir como um cala a boca para os fãs que teorizam sobre Alison e Courtney. O que no entanto, não servirá pra mim, pois com certeza, ainda terá sim o plot Alison/Courtney.


O que acham?



Uma prévia especial do que há por vir no 5x05, o episódio 100 de PLL:








Mais sobre PLL, clicando aqui.


Gif especial de comemoração do retorno dos Beatles; ops, de PLL:



Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...