Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! Episódio 5 - Desamarelar, Matizar e Tonalizar!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje após um longo intervalo entre este 4º episódio e o terceiro, venho dar continuidade à Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito.


O tema de hoje será sobre algo que paira e muito na cabeça de muitas pessoas que atingem o nível platinado da 'loirice': desamarelar, matizar e tonalizar os fios.

São vários nomes diferentes de procedimentos que englobam a parte visual/colorida dos fios loiros.


 Quem vê de fora acha que é só 'tingir' de loiro e acabou, está lindo (a) e divo (a).... Ledo engano... Você vai sofrer muito na vida ainda, se só 'tingir de loiro'. =D hahaha'


Juro pra vocês, que após anos e anos de platinação, essa é a etapa menos importante pra mim.

Como assim Felipe???
Simples, após sabermos que o fio platinado é o que mais requer cuidados... Como você vai se preocupar apenas com tonalizar o fio se ele o tempo todo precisa de reposição hídrica, reposição lipídica e principalmente reposição proteica? Eis a questão. Eu particularmente procurava sempre mesclar alguma dessas etapas na hora de fazer algum tipo de tonalização.

Aliás, existem duas cores base que são ótimas para tonalizar fios loiros, que são as de pigmento irisado/violeta/roxo, e as de pigmentação inteiramente frias, que são as de pigmento azulado/anil/cinza.

Vamos falar então das etapas que podem ser feitas para evitar/mascarar/mandar para os Andes os efeitos amarelanja, amarelo ovo e laranjada. #Risos

Neutralização do Amarelo (vulgo: Desamarelação/Desamarelamento/Desamarelar):
Essa é uma etapa muito simples na verdade. Pode ser feita com produtos que você pode ter fácil acesso, principalmente com shampoos e máscaras. É uma coisa simples na verdade, e o processo não dura muito tempo, tendo de ser reaplicado algumas vezes durante a semana, dependendo da linha, é necessária até uma aplicação constante.
Geralmente os produtos "desamareladores" tem uma pigmentação muito fraca e superficial, servindo mesmo apenas para dar uma mascarada nos efeitos mais amarelados nos fios. E produtos com uma pigmentação, diga-se no português claro, vagabunda, tendem a acabar por atenuar reflexos alaranjados, o que é um caos!
Por isso, mesmo para uma desamarelação corriqueira, indico produtos pelo menos no nível intermediário/semi-profissional. Lembrem-se amores, o barato sai caro!

Como eu disse acima, o procedimento é muito simples, e não requer muitas coisas ou tempo... Existem muitos shampoos desamareladores bacanas por aí e também máscaras desamareladoras. É coisa simples, você vai usar os produtos como normalmente usaria outros de mesma categoria, com a diferença de que obteria os efeitos desamareladores. Alguns já são imediatos, mas saem com a mesma eficiência, outros funcionam melhor a médio prazo. Enfim.


Tonalização:

Na tonalização, será utilizado o processo de uma tintura ou tonalizante, usando pigmentos contidos na tintura para que ela já lhe dê o loiro que você deseja, após descoloração, é claro (exceto em raros casos de fios naturalmente mais claros). Processo normal de tintura. Aconselhável aplicação com profissional.

Tons que eu acho muito awesome e já usei várias vezes, são o 12.0 - Louro Muito Muito Claro da Imédia Excellence, sim, de caixinha de mercadão mesmo. Já usei algumas vezes e gostava da cor! Só não gostava dos danos, pois ela era bem agressiva... Volto a falar que o barato sai caro, mas no caso, eu gostava da cor, que ficava aquele loiro ultra claro natural bem bonito. kkk'

Também já usei bastante o 12.11 - Louro Cinza Intenso da Color Perfect - Wella Professionals, e ele dá uma cor bem bacana também, com um fundinho mais platinado mesmo. Porém dependendo da porosidade dos fios, os pigmentos saem muito rápido, mesmo sendo uma coloração permanente, o que não é culpa do produto. E também dependendo da porosidade/estado dos fios, os danos podem ser bem fortes, o que também não é culpa do produto, já que estamos falando de danos pré-existentes. Eu sempre tinha uma embalagem dessa quando eu estava loiro, e a última que eu tinha dei para uma amiga, pois com certeza por um longo tempo eu não a ia utilizar.

Um tonalizante que eu gostava bastante era o 8.81 - Loiro Claro Pérola Acinzentado da Color Touch - Wella Professionals, ele também doa um efeito muito bacana em fios ultra claros, sim, mesmo sendo de base 8. Ele não escurece os fios à altura do 8, ele apenas doa pigmentos que deixam o tom do fio mais "frio". É um dos tonalizantes que mais gostei, e super indico. Nunca fiz resenha aqui, mas ele é muito bacana pra um efeito branquinho, indico super. Claro, com os fios já bem claros. Inclusive ainda tenho um pouco dele aqui, caso eu deseje ficar loiro de novo daqui há algum tempo... Não, não por enquanto. Estou curtindo a 'morenice'. Quem sabe não o faça para um breve momento durante o ano novo... kkkkk'

Banho de Brilho:
O banho de brilho segue basicamente a mesma linha, porém, sempre precisávamos fazer uma misturinha, agora já temos alguns produtos que já levam o nome "banho de brilho". A misturinha era misturar uma a duas porções de creme branco + uma a duas porções de OX'E 20 volumes + uma aduas porções de coloração/tonalizante de sua preferência, misturar, e aplicar nos fios deixando uma meia hora, ou mais, ou menos. Fica mais seguro e menos agressivo para aplicar o processo de tonalização utilizando uma coloração permanente.

Já usei algumas vezes banhos de brilho já prontos para cabelos loiros, e ambos foram da Kert Cosméticos, e todos têm resenha aqui no blog. Os produtos foram o Keraton Hard Colors - Polar Ice (resenha aqui) e os Keraton Henna - Louro Pastel e o Louro Platina (resenha dos dois aqui).

Essa técnica basicamente dá uma matizada suave nos fios, ao tempo em que aumenta o brilho dos fios aproveitando-se da abertura das cutículas para a inserção de ativos. Por isso, dou a dica, escolha um creme branco BOM.


Soap Cap (vulgo Shampoozada [detesto esse nome]):

Em tradução livre, soap cap significa "touca de sabão", por isso o popular nome de "shampoozada", que eu acho muito 'breguê'. kkk'
O conceito é simples, REMOVER fundos amarelados e ou alaranjados, sem proporcionar muita agressão aos fios, e ao mesmo tempo, já doar um tom mais bonito aos fios.
Esse é um procedimento mais agressivo que a Tonalização ou o Banho de Brilho, pois no caso, um dos ingredientes base da técnica é o pó descolorante, mas não chega a ser agressiva como uma descoloração ou uma decapagem.
É necessária uma a duas medidas de shampoo anti-resíduos + uma a duas medidas de pó descolorante + uma a duas medidas de OX'E 30 ou OX'E 20 dependendo do caso + uma a duas medidas de creme branco (não adianta usar creme violeta, a ox e o pó vão remover os pigmentos). Ah, para quem não está entendendo minhas siglas, ox é Água Oxigenada Estabilizada, própria para processos de modificação capilar.
Você vai fazer a misturinha e aplicar nos fios, ficando na base do olhômetro, por cerca de 20 minutos, enxaguar e proceder a algum tipo de tratamento capilar.

Matização:
A matização é um procedimento bem mais avançado em comparação à desamarelação, o intuito dela é mascarar COMPLETAMENTE os efeitos amarelados e muitas vezes também os alaranjados. O processo é basicamente lavar com um shampoo, e em seguida aplicar o produto matizador, deixando agir de acordo com a tabela do produto... Alguns agem em 20 minutos, outros a 50 minutos, é bem variável. Os resultados são imediatos (com exceção a alguns produtos meia-boca, sempre tem... kkk') e deixam os fios livres do amarelado, e se ficar um residual alaranjado, ele é bem atenuado. Por ser um processo bem mais intenso, ocorre a chance de manchar/chumbar os fios, portanto, todo cuidado é pouco. Cabelos ultra claros devem utilizá-los com muita precaução, pois são super pigmentados.
Um que eu gostava bastante era o Intensy Color da Le Charmes, que dava um resultado instantâneo e realmente muito bom. Porém, parei de usá-lo ao experimentar o duo Absolut Speed Blond da Inoar, que leva a promessa de desamarelar, mas em fios muito claros ela matiza mesmo, me dando um resultado excelente além de tratar os fios, e em muito menos tempo... De cinco a dez minutos, enquanto o da Le Charmes levava de 20 a 40 minutos para efeito total, e não tratava os fios, apenas matizava mesmo. Sei que a Le Charmes agora está com fórmulas novas, mas não experimentei para contar pra vocês.



Para saber sobre Descoloração e Decapagem, clique aqui.

Meus atuais favoritos:

Para efeito Loiro Pérola: Legalmente Loira - Lola Cosmetics (resenha aqui)
Para efeito Loiro Acinzentado: Platinum - L'Officer Professional (resenha aqui)
Para efeito Loiro Platinado/Esbranquiçado: Absolut Speed Blond - INOAR Professional (resenha do duo aqui e da máscara aqui)


Os outros episódios da Saga do Cabelo Loiro Platinado:

Acho que já da pra fechar a saga por aqui, não acham? Ou ainda precisam de alguma informação?
Tell me! =D

Outros bons posts de tratamento capilar:
Confiram os TOPS:




Confiram todas as etapas do projeto TEPPQ:



Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):

OLD but GOLD:


Abraços.
F.

6 comentários:

  1. hehe, eu acho loiro platinado muito lindo! mas com certeza da um certo trabalho pra cuidar né!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Fê, já fui loirona e dá um puta de um trabalho... Por isso desisti e estou deixando os picumãs crescerem!
    A linha Speed Blond da Inoar é maravilhosa mesmo!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  3. Acho que fica muito bonito, mas só de pensar no trabalho pós coloração, perco a coragem!! Parabéns, ótimo post, depois vou olhar os outros da saga com atenção.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  4. Se cabelo escuro já dá um trabalhão, imaginem os claros! Vou passar as dicas para as amigas loiras! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente deve ser um saga diária cuidar de cabelos platinados rs
    Eu tinha apenas luzes loiras e desisti , voltei pro cabelo todo escuro rs.

    Beijos
    www.eaibonitas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!! nossa..era o meu sonho..mais nao sei cuidar bem..e sei que nao vai dar certo comigo!

    ResponderExcluir