Dica do Dia: A Importância da Cauterização Capilar! Cabelos Danificados e Fracos!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou comentar sobre a importância da realização da cauterização capilar e quais os benefícios da mesma nos nossos fios.





A Cauterização Capilar é super indicada para cabelos que estejam num estado danificado ou fraco, seja por danos mecânicos, danos térmicos, danos climáticos ou ainda principalmente para danos químicos. Ela é imprescindível para cabelos porosos, cabelos emborrachados (após devidos cuidados proteicos sem calor) e cabelos platinados/descoloridos.

                                       (Saiba formas de como realizar a técnica clicando aqui) 

Ela é uma versão superior à reconstrução capilar, mais forte, mais intensa e mais funcional. Na verdade, ela é em si uma reconstrução capilar, entretanto com maior "força". O intuito da Cauterização Capilar é o de reparar as fissuras das cutículas capilares, inserindo e "colando" no final do procedimento, moléculas proteicas, preenchendo as áreas danificadas.

Ao realizar-se a Cauterização Capilar os cabelos recuperam o brilho, a maleabilidade, a vitalidade e principalmente a elasticidade que fora anteriormente perdida em decorrência dos danos. A técnica age nas cutículas e no córtex capilar, tanto dentro quanto fora dos fios, selando a área externa e mantendo o tratamento na área cortical. Com o uso, o tratamento remedia a aspereza e a quebra dos fios, além de evitar o surgimento de pontas duplas e triplas, mantendo os fios mais saudáveis.


O principal ingrediente ativo da cauterização, que é o grande salvador de fios, é um muito conhecido... A queratina. Ela é provavelmente por todos que fazem tratamentos capilares, mas até hoje, há quem não saiba beneficiar-se de seus potenciais para o cabelo. Ela que é o principal componente do fio, repondo partículas dela nos mesmos, é a simples solução para se reparar danos.

O procedimento é na verdade muito simples. Quem a conhece sabe disto. O tratamento pode ser feito em casa ou no salão, desde que estejam sendo utilizados produtos de boa qualidade, para que sejam obtidos reais resultados. Produtos profissionais ou semi-profissionais são essenciais para uma cauterização de sucesso. Hoje em dia, já temos inclusive kits de cauterização exclusivos, e isso já é uma mão na roda. Exitem na verdade algumas variações da técnica, mas indicarei a mais "comum".

Como Fazer:

1. Lavar os cabelos duas vezes com shampoo anti-resíduos (a primeira lavagem removerá maiores sujidades dos fios, e a segunda, higienizará por completo tanto fios quanto couro cabeludo; é o responsável por abrir bem as cutículas dos fios para a inserção proteica)

1.1 (opcional) Aplicar um shampoo reconstrutor, caso os fios estejam muito danificados e fiquem completamente embaraçados após o anti-resíduos.

2. Aplicar queratina nos fios (liquida ou em ampola; aplicar bem, e distribuir bem mecha a mecha, fazendo uma leve massagem nos fios). Deixar por uns 10 a 15 minutos de pausa se possível.

3. Aplicar por cima da queratina nos fios, uma máscara reconstrutora. Deixar agir pelo tempo indicado. Enxaguar.

3.1 (opcional) Em alguns casos, quando os fios ficam muito rígidos, é opcional a aplicação de máscara hidratante ou nutritiva, ou mesmo um condicionador bem emoliente, para doar maleabilidade aos fios deixando o processo final mais fácil.

3.2 (opcional)  Em cabelos extremamente danificados, muitas vezes é aplicado novamente uma nova, porém menor, aplicação de queratina nos fios.

4. Aplicar protetor térmico ou defrizante termoativado sobre os fios. Proceder ao processo de escovação seguido de prancha.


O procedimento pode ser realizado semanalmente em fios extremamente danificados, quinzenalmente em cabelos danificados, e é indicado pelo menos uma vez ao mês em fios com danos leves ou sem danos aparentes para a manutenção da estrutura queratínica capilar. O processo da prancha é essencial para a realização do processo, sem ela, não existe uma real cauterização, pois ela irá ajudar a "colar" esta queratina nos fios.

Após toda essa aplicação, aplicar um óleo, sérum, silicone ou jato de brilho é uma opção, para adicionar mais lumiosidade e sedosidade aos fios.

Quanto mais "fortes" os produtos utilizados, melhor e mais rápido serão os resultados. E com isso, os fios tendem a ficar mais macios, mais fortes, mais resistentes à quebra, mais brilhantes, com aspecto saudável e jovial, além de mais alinhado. A Cauterização Capilar não alisa os fios, quando bem feita, trata mesmo, por isso os fios ficam com cara de "novos". Ela não altera a estrutura base dos fios, no que se diz sobre a forma dos mesmos. Após o enxágue, a forma lisa ou cacheada volta ao normal, porém com todos os benefícios obtidos durante o procedimento.


É importante ter os produtos necessários para a realização da técnica, embora como já mencionado, hoje já temos kits de Cauterização Capilar prontos, para facilitar nossas vidas. Indico alguns produtos que eu já utilizei para realizar tal procedimento; um semi-profissional e um profissional, já resenhados aqui no blog e que eu gosto bastante:







Uma outra alternativa, de uma técnica que eu criei, e que muita gente aprovou, é a Reconstrução Cuticularque vocês podem conferir clicando na tag "RECONSTRUÇÃO" na faixa azul acima do blog, ou clicando aqui.

Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Esse tipo de processo eu não consigo fazer sozinha! Aí nem tento, mas adoro.
    Beijos

    www.sacoladecores.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cauterização capilar é vida!! Sempre faço em casa e os meus cabelos agradecem!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz cauterização , tenho queratina aqui em casa e vou tentar qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  4. Não faço esse tipo de processo sozinha, mas sempre é bom cuidar dos cabelos.

    Beijos,

    www.terapiafeminina.com

    ResponderExcluir
  5. Fiz cauterização somente uma vez (quando era loira), mas foi mais por curiosidade do que necessidade... Atualmente eu saio da piscina com cloro, jogo um shampoo, condicionador e saio igual #aloka, pois o cabelo vira fuá total. hahaha...
    tenho que me dedicar mais a ele, mas sou péssima nisso.,

    bjk
    www.loucasemaquiadas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fiz esse tipo de processo , mas fiquei com vontade de dedicar ao meu cabelo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii a aula rsrsrsrs, explicou muitas dúvidas que eu tinha, sempre que preciso eu faço no salão (pq eu mesmo sou uma negação).

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre tento fazer pelo menos uma vez por mês, mas sozinha pra mim é um pouco dificil rs

    beijos
    www.eaibonitas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...