Review: PLL "Welcome To The Dollhouse" 5x25 Season Finale + 5x24 + 5x23

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou fazer review deste episódio ÉPICO chamado "Welcome To The Dollhouse", que desde que Marlene começou a escrevê-lo, vocês bem sabem que eu relacionei de imediato - MONA, e que eu basicamente queria assistir apenas a ele. Também falarei sobre o 5x24 "I'm a Good Girl, I Am" e do 5x23 "The Melody Lingers On", naquele meu esqueminha de falar por personagens.
Estive dois dias escrevendo este post.





O elenco de personagens que apareceram neste arco de episódios foram (para um arco de apenas 3 episódios, muita gente apareceu):

Spencer Hastings
Hanna Marin
Aria Montgomery
Emily Fields
Mona Vanderwaal (*-------*)
Alison DiLaurentis
Caleb Rivers
Ezra Fitz
Veronica Hastings
Peter Hastings
Jason DiLaurentis
Kenneth DiLaurentis
Ashley Marin
Andrew Campbell
Ted Wilson (o pastor)
Douglas Sirk (o promotor)
Rebecca Marcus (a advogada da Alison)
Cindy & Mindy
The Army of Losers (os seguidores da Mona/Alison; alguns deles)
-A
Toby Cavanaugh
Mike Montgomery
Ella Montgomery
Linda Tanner
Lesli Stone
Sara Shepard (como ela mesma)
Jessica DiLaurentis
Charles DiLaurentis

Mencionados:

Maya St. Germaine (por Spencer)
Paige McCullers (por Spencer)
Leona Vanderwaal (por Hanna, Spencer, Aria, Emily e Mona)


Comecemos então os comentários:


SPENCER Hastings

Spencer cada vez mais tinha certeza de que -A estava por detrás de tudo e decidia tomar uma atitude sobre isso, de ir investigar algo na casa de Mona.


Deu pra ver também a cara do recalque em relação à minha Mona. Invejosa.

Lá elas acham a pista aparentemente deixada por Mona:


Muita gente tentou tirar pistas, e cada uma dessas linhas poderiam ser alteradas formando coisas como "Nerd Lucas is the Liar", "Rachel S. DiLaurentis" "Charles DiLaurentis".


Resumir pois não sou obrigado, Spencer voltou com Toba.


Spencer foi presa.

HANNA Marin





A participação de Hanna nesse arco de episódios foi bem fuleira. Basicamente não serviu pra nada, apenas pra servir de ponte para Alison aparecer com mais frequência.

ARIA Montgomery


Sobre Aria, opiniões divididas sobre ela ser uma garota normal ou sobre ser -A. Afinal, ela comentar sobre desistir de tudo e ir para o shopping? Emily me representou com suas expressões.


Isso até que numa outra ocasião elas escutavam uma música que Mona costumava escutar saindo de seu quarto.







Aria foi presa.

EMILY Fields

Devo dizer que Emily de salto estava bem gostosa, concordam? Outra visão da garota que só usa nike.


A participação de Emily neste arco foi muito mais interessante do que ficar colocando a aranha pra brigar com a Talia. Desta vez, Emily esteve focada em descobrir as cosias sobre -A, ao menos ajudar sobre, chegando inclusive a stalkear uma novinha junto com a Spencer em favor de Alison (adorei Emily mencionar que Spencer pode ser assustadora às vezes ahahhaha').


 



Emily foi presa.

ALISON DiLaurentis

Alison ficou surpresa ao receber a ex-miguxa Hanna Marin como companheira de cadeia. Porém foi lá que Hanna teve certeza de que era tudo armação de -A e que Alison de fato não havia matado Mona. Gostei do fato de Alison mencionar que as mensagens e ameaças voltaram a acontecer quando ela voltou a Rosewood e que pararam assim que a Mona morreu, indicando que era ela de novo (eu já havia comentado aqui dessa possibilidade).


Confesso que nessa cena do banho, achei que ia virar "O Grito" e Alison ia gritar por algum motivo. hahaha'


Obviamente Alison teve plateia em seu julgamento, que envolvia as liars, Andrew, a Army of Losers e até Ashley Marin.

Em suma, Alison acabou condenada pelo assassinato da rainha e deusa da série, Mona.





E de brinde, Tanner levou todas as outras pimpolhas como cúmplices. Confesso que senti pena da Alison, afinal, mesmo sendo o diabo, ninguém merece ir preso por algo que não fez. Também achei que a chapinha dela estava muito bem feita. =D



Alison ficava preocupada quando recebia a notícia dos papais Hastings que as garotas foram sequestradas quando sua van às levava para a cadeia. Gostei do fato de ela revelar sobre -A para eles, agora todos irão saber sobre -A FINALMENTE. Resumiu dizendo que Mona realmente era -A, mas que quando ela estava no Radley outra pessoa roubou o jogo e começou tudo de uma forma realmente psicótica, matando à Jessica e à Mona.

CALEB Rivers

Caleb estava já estressado por sua transante estar na cadeia, ele estava de mãos atadas, mas se preocupava com o menor detalhe ou pista que pudesse aparecer para tirar a namorada de lá.

Chegando inclusive a gravar ligações, como a que Aria recebeu de Varjak.


Haleb é o poder.


E mais, eu AMO, e vocês já sabem, a amizade de Spaleb, que até tiveram um chá com biscoitos pra falarem de seus namoros.



Caleb nos dois últimos episódios deixou evidente seu repúdio à Tanner.



EZRA 'Fitz'gerald

Ezra junto a Caleb tentou denunciar -A, indiretamente, à Tanner, que não acreditou por não saberem se tratar de um homem ou mulher, cor de pele ou cabelo e ainda fez piada de Caleb tirar um selfie do Mike antes de ajudá-lo. Achei engraçado! haahha'


Ezra e Caleb tiveram uma D.R praticamente sobre quem iria pegar o Mike naquela noite.


E por conta disso, quem mais estava interessado em abusar do Mike naquela noite, acabou tentando espantar a concorrência na base da flechada. #Tendência


Logo, Ezra e Caleb encontraram Mike após ter quase sido estuprado no parque à noite. kk'

VERONICA Hastings
Sua primeira participação neste arco se resumiu a tentar fazer com que as garotas não fossem ao julgamento de Alison para não ficarem expostas, o que obviamente não adiantou, foram do mesmo jeito. No caso Aria e Emily, mas Spencer ouviu o hit "Y soy rebelde! ♪" e foi no dia seguinte.


Veronica reconhecia de imediato o local onde através da polícia e Caleb o veículo onde as pimpolhas estavam foi parar.

PETER Hastings

Peter e Veronica, após saber do novo -A através de Alison, iam ao encontro de Ezra, Toby e Caleb e logo se uniam a eles na busca pelas meninas, auxiliando inclusive em como agir.



JASON DiLaurentis

Jason não estava interessado em falar com a meia-irmã Spencer, por indiretamente culpá-la por Alison estar na cadeia, ao tê-la dado ouvidos. 


Ele foi inclusive chamado para depor, e foi praticamente instigado por seu caso com Ashley Marin, relacionando isso ao fato de Ashley querer manter a filha fora da cadeira. Só pode ter sido -A quem falou disso para o promotor.


É nítido que Jason gosta sim da irmãzinha, mas que também gosta de Alison, por isso a neutralidade.


Aliás, ele que não estava querendo olhar na cara da irmã por achar que ela tinha matado Mona, agora parece estar fazendo o possível para ajudá-la, após ter começado a acreditar que ela era inocente.

KENNETH DiLaurentis

O corno mais famoso da cidade obviamente estava querendo lançar as garotas em um vulcão, afinal, por culpa delas Alison estava presa. Muita gente comentou que entendia porquê Jessica o traía, afinal, tirando as cenas em que ele trata Alison como um bebê, ele claramente só sabe ficar bravo e estressado, quem atura um ser assim? ahhaha' Bem, eu particularmente gosto dele, afinal, não é fácil ser corno popular sem se estressar.

ASHLEY Marin

A participação de Ashley foi resumida em estar de fato noiva do pastor Ted, porém ter sua filha presa como cúmplice pelo assassinato de Mona Vanderwaal. Ashley já tinha em sua mente que Hanna nunca faria mal à Mona.


Ashley esteve inclusive cogitando deixar o pastor "livre", cancelar o noivado para que ele não tenha que estar envolvido neste tipo de escândalo. Achei a cena agradável e romântica.

ANDREW Campbell

O nerd bonitão esteve cada episódio mais dando evidência de que é vítima de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) pois a cada cena ficava mais nítida sua obsessão por Aria. Seria por isso então que Mona e Spencer se afastaram aos poucos dele? Também revelou que é do time do recalque, pois tem inveja da Mona. E bem, pra quem ainda não aceitou/se deu conta, ele está atualmente dando uns pega na Aria.


O filhodaputinh@ mostrou que também tinha habilidades de hacker e estava utilizando o celular de Melissa pelo notebook. COMO ASSIM? Isso só prova de uma vez por todas que ele não é apenas mais um avulso, e sim tem alguma coisa a ver com tudo isso, de forma definitiva. E por isso mesmo, dá para cogitar que ele seria o irmão do meio dos DiLaurentis... Embora há algo que não caberia aí, pois ele tem a mesma idade de Alison, Mona e as outras.




TOBY Cavanaugh


Como vocês bem sabem, já não aguento mais a presença de Toba nesta série. A cena do segundo gif foi simplesmente ridícula.

MIKE Montgomery 
 

Mike fez o papel de receber sermões de sua irmã.


Eles também receberam de presente a língua de um porco para fazer o churrasco na laje do fim de semana.


Mike também ia passar uma night com o Ezra e ter possíveis experiências sexuais gays e chamá-lo de professor. Porém, este sonho de ambos de furar os olhos de Aria foi interrompido por Caleb, morrendo de inveja.




Por fim, Mike acabou vitimizado por -A, com direito a flechadas, spray de pimenta em seus olhos, ser amarrado e amordaçado. Foi um pouco tenebroso mesmo. Eu na verdade achei que o responsável pelas flechas podia ser o Andrew obsessivo.

Linda TANNER

Participações da Tanner que envolviam não acreditar em Caleb e Ezra, prender às garotas como cúmplices do assassinato de Mona. Porém...


Aos poucos, através de Toby, Caleb, Veronica, Jessica, ela ia mudando de pensamento.


Até a se dar conta da existência de -A, e de que as garotas estavam sendo vítimas de outra pessoa este tempo todo.




LESLI Stone

A gatinha e amiga da minha Mona, Lesli Stone foi a testemunha surpresa que depôs contra Alison e suas miguxas. Ela disse que havia recebido uma carta da Mona, que chegou atrasada, delatando todas as ameaças de Alison para com ela. Leslie também mencionou que Mike quase a agrediu por estar com um livro da Mona e que Hanna a stalkeou o dia inteiro.

JESSICA DiLaurentis

Tivemos um maravilhoso flashback em vídeo de Jessica carregando a recém-nascida Alison e seus dois outros filhos. Calma, como assim DOIS outros filhos? Sim, aparentemente, a gêmea da Alison realmente não irá existir na série, porém, contudo, quem tem o outro irmão é Jason. De imediato nos chocamos por vermos dois Jasons, mas quando podemos parar para analisar, conseguimos ver que os meninos NÃO SÃO GÊMEOS, um é nitidamente um ou dois anos mais velho que o outro.



E esta é a grande revelação do episódio. Só que, ela chama um de Jason, que é o mais velho. Portanto, se for isso mesmo, Charles é o irmão do meio.

E sinceramente, QUE ALÍVIO que não é o Jason quem tem o irmão gêmeo, afinal o Jason mau aparece na série, e além do mais, uma gêmea da Hanna, da Mona ou da Alison são muito mais plausíveis. Mas enfim...

Fiquei chocado com a revelação, na hora, entretanto, achei uma bosta depois, até ver de novo e notar que não são gêmeos, aí fiquei tranquilo. O grande mistério é "onde esteve este irmão do meio?". Ou na verdade são filhos que dividiram a mesma barriga, mas cada um de um pai, no caso um do Kenneth e um do Peter.

-A



-A nos agraciou com a possibilidade de vermos novamente Tippy! Que graça! Porém desta vez, o mesmo não foi alimentado com carne de ave, e sim com papel. .-.



Aparições aleatórias de Varjak também se fizeram presentes.



Tudo foi ficando cada vez mais bem elaborado, jogando pela janela de Mona, quando o quarto desta havia sido nitidamente invadido, o que faria Leona chamar a polícia, uma chave de fenda que leva à fábrica de sorvetes que contém rios de digitais das garotas, e que é onde atualmente estavam as provas conta Mona como as roupas ensanguentadas da mesma.



Enquanto às garotas estavam indo para a cadeia, -A brincava de carrinho, planejando seu sequestro relâmpago.





-A atacou o carro e o policial que o dirigia, em seguida dopando com gás e sequestrando as meninas.







-A as prendeu na dollhouse e as manteve reféns, de uma forma inusitada. -A estava as monitorando em réplicas de seus quartos e cenários familiares, como a sala de estar dos DiLaurentis. -A estava às obrigando a interpretar cenários como se fossem suas bonecas, e caso não obedecessem, um alarme ensurdecedor as infernizava.


Elas estavam trancadas em um local completamente cercado nas janelas, por paredes.

 



CHARLES DiLaurentis
 

 

[Seriam estes manequins na realidade a família da qual Charles faz parte e queria ter feito parte de forma presente? Os DiLaurentis]



-A/Charles às fez organizar um baile, de uma forma completamente louca, na qual estariam na presença de bonecos. Sem saberem de início, mas planejado por Mona e Spencer, como indicado a ele, elas estavam esperando a presença de Charles na "festa".



E lá ele estava.


Quem descobria o vídeo revelação de Jessica, era Spencer, que conseguiu acesso a uma sala secreta após um plano arquitetado entre ela e Mona que deu certo.


E ficava atordoada ao sentir a presença de Charles se aproximando dela (essa foi a cena semelhante com o 2x25).
 

Mais uma vez, Spencer estava cara a cara com o inimigo dela e de suas amigas.



A parte que acaba por também entrar na semelhança indireta com o 2x25 é o fato de Mona aparecer na cena também. E perceber que o inimigo de todas elas tem na verdade sentimentos fraternais.



 O que realmente não faz sentido algum... Pois na época do 3x24, Mona estava em contato com Red Coat, que era a aparente pessoa que roubou o jogo de Mona... Ou seja, uma mulher. E sinceramente, por revelarem que Charles é Big A, o sentido foi para o inferno, pois afinal, -A não era Red Coat? E Black Veil? Simplesmente tosco... Ah não ser que Charles seja um travesti. .-. kkk'

Assim, gostei da revelação pois faz um pouco de sentido, entretanto, não encaixa perfeitamente com o enredo que já tínhamos. Parece apenas que decidiram esta revelação a pouco tempo, e ignoraram detalhes cruciais, como foi em Gossip Girl com a revelação do Dan Humphrey. Péssima escrita e continuidade, desta forma. Por isso, eu continuo acreditando que existe SIM outro -A, o real inimigo, e que no caso, é uma mulher, afinal... Red Coat e Black Veil não fariam sentido algum com Charles, um homem, sendo -A de fatão.

E sobre a identidade de Charles... Bem... Ele poderia ser o Ezra ou o Wren, afinal, ambos tem cabelos castanhos, assim como Charles. Levando em consideração que Marlene King diz que já o vimos.








MONA Vanderwaal (*-------*)


Mona mesmo morta não deixava de ser evidência, virou tendência após de morta, saía em jornais, revistas, TV. Isto é ser top!


Dentro da dollhouse, as garotas encontravam uma garota vestida igualmente à Alison na noite em que "morreu", usando uma daquelas máscaras diabólicas do rosto de Alison. Elas se aproximam e perguntam se é Ali.


E mais uma vez, eu estava certo!!!




 






Minha amada, idolatrada e iconizada Mona Vanderwaal estava viva e sequestrada por -A! o/ o/ o/
Coração pulou nesta hora!


Porém aí que vem o twist LOUCO. -A esteve fazendo Mona agir como Alison.
Só de pensar em como minha Mona deve ter sido torturada, fico morrendo de dó. Afinal, para uma pessoa manipuladora aceitar ser manipulada, ela deve estar sob intensa e contínua tortura. :/









-A inclusive a fez descolorir o cabelo.




Ali fãs ficaram com o pé atrás quando a Hanna disse que Alison foi presa pela morte da Mona e Mona ter escutado e soltado um sorrisinho de canto.
Eu gostei muito desse gesto, só mostra que minha favorita continua sendo ela mesma e em momento algum pontuou não gostar da Alison, mesmo no dia em que quase morreu.




E o belo comentário que provou que ela não estava louca achando que era a Alison. haahha' <3


Só fico me perguntando: Será que -A fez ou fará algo com a mãe de Mona após essa tentativa de fuga da mesma?

E claro que não poderiam faltar, vários, porém rápidos, Vandermarin feels. #VandermarinShipper.




Aos poucos as pimpolhas iam se dando conta de que não havia saída, e de como era impossível sair dali sem obedecer -A, vide ao fato de que a própria Mona estava sucumbindo aos caprichos de -A.







Até que Mona armava um plano junto a elas, para esperarem a hora certa para tentar fugir, afinal, como Hanna disse, Mona não estava mais sozinha ali, eram cinco contra um.
Ficar dias sem comer ou beber, e escutar alarmes ensurdecedores sem fim deve realmente fazer com que até Alison se comporte.




Achei hilário -A forçar indiretas duas vezes à Hanna sobre comida! ahahah'




Charles as forçava a organizar um baile, e através dos comentários oportunos de Mona e Spencer, Charles compareceu à festa. Alison, Mona, era a rainha do baile. As meninas insinuavam coroá-lo como rei do baile.
Aí que pairava a dúvida... Não seriam as vontades de Charles, apenas de estar com Alison e suas amigas?


Não sei pra vocês, mas para mim, Mona estava excepcionalmente linda estando loira. :}
O momento mais doido foi quando -A deu uma máscara de gás apenas para Alison/Mona, dizendo que ela era sua favorita. Ou seja, ele iria futuramente matar as outras com gás?
Fora que isso me remeteu diretamente aos eventos da season 4, quando tivemos -A com a máscara de gás. Teria ele planejado isso tudo desde então?




Elas armavam um plano para que fizessem a energia elétrica do local cair, e deu certo, fizeram isto frente a frente com o inimigo.
Adorei ver Spencer e Mona agindo juntas, é sempre bom quando isso acontece; vide 2x25/3x23/3x24/4x01/5x12 e agora, no 5x25. Mas sinceramente, burras como sempre, achei que teria sido melhor elas darem um fim no meliante, afinal, eram cinco contra um, e ali haviam objetos suficientes para causar-lhe dano.


Spencer e Mona descobriram os potenciais motivos de Charles.

Elas após longas tentativas de achar algum túnel, alguma saída, conseguiam sair da prisão onde estavam.



Porém, se davam conta de que mesmo assim, não havia saída. Estavam realmente presas e cercadas por uma rede de 10.000 wats. E pior ainda, estavam literalmente no meio do nada, se tornaram de fato prisioneiras de -A.


Achei genial esse acontecimento... Mas é aí que fica a pergunta: Porque -A pegou essas cinco pra "brincar de bonecas" e deixou Alison na prisão, se ela seria sua favorita, por quê não tê-la também? Ou será então que a favorita de Charles é na verdade a Mona mesmo? Afinal, indiretamente, ela quem o inspirou a ampliar o jogo de -A quando roubou-o dela.


Achei o episódio genial, e na verdade, eu já sabia da grande maioria das coisas por ter lido os spoilers do Reddit há um certo tempo atrás, e que junto a eles estão spoilers desde o episódio 20, e que foram todos se confirmando reais, o que faria com que os do 5x25 também fossem.

Se eu não soubesse desses spoilers, muito provavelmente eu teria me surpreendido ainda mais.
Gostei bastante, afinal, elas ainda estão presas, não foi um super plot bem elaborado utilizado apenas por um episódio, teremos ao menos mais um episódio disso, e isso é muito legal e empolgante. PLL voltou de certa forma a ficar um pouco mais interessante novamente.

E vocês, o que acharam do episódio? O que acharam dos twists? Amaram/gritaram/pularam com o fato de minha Mona estar viva, assim como eu? Detestaram? O que acharam da revelação do Charles? Acham que faz ou não sentido?


Upei pra vocês um vídeo com a tia Marlene King falando e agradecendo com os fãs. Ela dá umas palinhas sobre a season 6. Quem fala inglês, por favor, assista;



Quem não fala, bem, eu resumo. Ela basicamente diz que teremos um novo mistério na season 6, uma outra garota desaparecida. 
Sara Harvey? Bethany Young? Maya St. Germaine? Ou será uma outra? Nova ou já querida por nós?
Ela também diz que ira responder nossas dúvidas existentes desde a season 1. Que ÓTIMO!
Afinal, a novidade empolgante, é que todas as respostas serão dadas nos 10 primeiros episódios da season 6, e ao contrário do que todos estávamos pensando, não teremos de esperar até o fim da season 7 para termos as respostas! Gostei disso.


Vamos rir um pouco:



O que acharam? Vão continuar assistindo? :}


Abraços.
F.

Um comentário:

  1. Alguém terá de continuar a escrever... HÁ!!!! Rrsrsrs Mona tava viva mesmo, sem surpresa, rsrsrs Emily iludida como sempre... e tivemos MENCER como eu chamo, e aliás já tava na hora (minhas duas das personagens favoritas, junto com a Ali, e duas das melhores atrizes junto da Sasha se aliando foi demais)!
    Mike foi simplesmente burro (vou correr sozinho na floresta à noite) Ezra foi detestável (bora continuar mentindo) Caleb foi o máximo e Tobabaca finalmente se firmou.

    ResponderExcluir