Como Identificar Amigos? Amizades Verdadeiras! Companhias Sinceras!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar sobre algo muito legal, e que há um toque todo pessoal de quem vos escreve, moi, para convosco.



O tema é algo recorrente, e que todos passamos, vivemos e necessitamos desde pequenos: amigos. Creio que todos, ou ao menos quase todos, sinto muito mesmo caso alguém não tenha tido, mas o sentimento de amizade, o de uma amizade honesta e de verdade, é uma das melhores coisas desse mundo.


Não adianta, a gente pode acabar numa grande depressão se ficamos sem amigos, sem com quem contar, sem com quem conversar, sem com quem compartilhar. Você pode ser ou ter se tornado uma pessoa fria, reservada ou mesmo apenas tímida, mas você lá no seu interior sabe que vai precisar ter alguém ao seu lado, ou mesmo à distância, para te acompanhar no trajeto da vida.


Amigos, existem em variados tipos, escalas e níveis de amizade... Amigos... Grandes Amigos... Amigos de longa data... Irmãos... Melhores amigos. Independente do nível e da força de amizade que cada um tenha para com você e vice-versa, cada um têm seu lugar especial em seu coração, não é mesmo? Acabam fazendo parte da sua história de vida... Da sua alma, do seu ser.

Você pode ter aquele amigo que você vê apenas uma vez ao mês, ou que vê uma vez ao ano devido a rotina, ou aquele em que a vida os colocou à distância, mas que nem ela abala o elo existente entre vocês. Independente da frequência da vista, você sabe quando aquela pessoa é sua amiga, quando após um longo período sem se ver, num primeiro reencontro, tudo parece ter sido ontem, e você ter apenas dormido e acordado no dia seguinte, pois o sentimento e o carinho continuam os mesmos. :}


"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades." - Millôr Fernandes

Alguns amigos precisam se afastar por alguns momentos, talvez para que você note que eles se ausentaram, ou mesmo para que eles percebam se você irá atrás deles, ou ainda por estarem com problemas e quererem poupá-lo das lástimas. Sim, é claro... Amigo de verdade é pra todas as horas, não é mesmo? É, existe esse velho ditado. Mas nada denota um amor de amigo como este evitando que você sofra, pois quem é amigo de verdade, sofre ao ver seu querido amigo sofrendo. Somente colegas e conhecidos apenas dirão um "sinto muito" ao te ver na labuta... Seu amigo de verdade, vai ser aquele que vai sentar ao seu lado e te escutar... Independente do que você tenha pra falar... Vai ser aquele que vai fazer questão de aumentar seu astral, que vai lhe estender a mão para te ajudar, e te levar pra balada se preciso, é claro! haahha'


Seu amigo de verdade, não vai deixar você ficar chorando, ele vai te ajudar a voltar a sorrir. Mas se chorar for realmente necessário, ele vai estar ali, te abraçando e te observando, cuidando até que você melhore... Independente da hora da madrugada. :}





Seu amigo é aquele que faz questão de dizer e mostrar que você existe. A família e os outros amigos dele sabem de sua existência, ele está te chamando no Whats, te marcando no Facebook, te compartilhando no Instagram. Mostrando assim, que você é importante a ele, e que faz também, parte da vida dele.


Seu amigo é aquele que ri com você, ou mesmo de você, sobre uma história engraçada, e vice versa, sem gerar constrangimentos. Afinal, depois que as situações passam, tudo vira história, cabendo a você contar de forma triste ou risonha. E antes de tudo, ele ri junto a você, não te expondo ao ridículo para os outros. Estes que te expõe não são seus amigos.



Você pode ter feito aquela nova amizade que é o máximo, mas nunca que essa pessoa poderá querer tirar sua atenção dos amigos que você leva há anos e ano atrás. Se e quando for pra isso realmente acontecer, vai acontecer naturalmente, e vocês dois vão notar, o quanto se tornaram importantes na vida do outro; às vezes até mais importantes que alguns antigos que se ausentaram.



Assuntos pessoais? Se uma amizade é verdadeira, não existem "assuntos pessoais" ou "coisas particulares" entre vocês. Vocês sabem o que afeta ou agrada um ao outro. Ele sabe quem te apaixonou, quem te magoou, o chefe legal ou não que você tem, com que membro da família você brigou, quando você ficou doente, quando você conseguiu comprar algo que desejava há algum tempo (algumas vezes até te ajudando de alguma forma), e vice versa.



Vocês têm uma comunicação alienígena que apenas vocês mesmos entendem. Se comunicam em silêncio, através de gestos... Através de movimentos, ou com palavras especiais que só vocês sabem os "reais" significados. Ou ainda melhor, apenas com o olhar. Vocês sabem o que o outro está pensando sem precisar nem perguntar.



Vocês têm histórias para contar que somente vocês conhecem, e riem ou choram juntos (as vezes choram de rir) só de tocarem no assunto. Fora aquelas possíveis fotos horríveis que um tem do outro, e riem quando veem de novo. Quanto mais antiga, profunda e verdadeira um amizade... Respeito? O que é isto? ahahhha' Não que haja um desrespeito, mas seu amigo vai saber fazer você rir de uma tristeza, e vai te fazer gargalhar de uma situação tensa ou constrangedora que você passou! Garanto! Vai falar do seu cabelo, vai falar da sua aparência, vai falar que você não come nada e está anêmico, ou vai falar que você come demais e está engordando. Mas geralmente, vocês vão estar comendo é juntos! ahahah' Os risos começam naquela deixa "Ah, mas naquele dia você...".



Rir por estarem num zoológico, rir porque um dos dois conseguiu cair dentro do elevador, porque um pegou a escada rolante errada, a calça do outro sujou e vocês tentaram limpar mas piorou, rir de quando o outro caiu na pista da balada, ou ficou chorando no meio dela... ahahaha'





Mas SÓ VOCÊS podem rir um do outro. Se uma pessoa de fora o faz, é motivo para este alguém ser atirado no meio do Oceano Ártico. Pior ainda, se tenta fazer mal a seu amigo... Então, é hora da destruição e colocar a porcaria em seu devido lugar.




Rir de quando vocês ficaram horas esperando um ônibus, ri de você não encontrar seu nome na latinha do refrigerante e encontrarem os nomes mais incomuns possíveis, rir de quando vocês tomaram bronca juntos no colégio, rir de quando a mãe do outro fazia perguntas ou comentários constrangedores, rir das piadas e apelidos existentes entre si...


Chorar quando um de vocês perdeu o animal de estimação, chorar quando vocês perderem um amigo em comum, se importarem de estarem lá quando o outro não estiver bem, e ajudar, mesmo ouvindo um "Não precisa", claro que precisa! às vezes só d estar lá pra ouvir e aconselhar já ajuda e muito. Pessoas têm a necessidade de desabafar, isso alivia.





Seu amigo sabe das suas ostentações em primeira mão, ele sabe as verdades das ocultações e das mentiras que você já contou. Ele sabe se um boato sobre você é verdade ou não, sem nem precisar te perguntar, e não vai temer deixar o boateiro no chão expondo a verdade na cara dele. Seu amigo sabe pra quem você sorri por socialismo, sabe das suas aventuras sexuais e de pegação, algumas até arranjadas por ele.



Sabe que você achava que uma noite de núpcias eram duas pessoas apenas dormindo nuas juntas. Sabe que você acreditava no coelhinho da páscoa e tinha medo do homem do saco estuprador de crianças sem nem saber na época o que era um estupro, mas a palavra já é diabólica por si só. Ele sabe quem você realmente detesta, e mais importante, quem você realmente ama.



Vocês têm entre si aquela coisa única, que só vocês fazem ou falam juntos. Comer Tablito vendo séries, correr os bairros procurando pastel, competir amistosamente sobre quem pegou quem.


"Entre amigos as frequentes censuras afastam a amizade." - Confúcio (filósofo chinês)


Seu amigo é aquele que quando necessário, vai dar uma bela bronca em você... Te dar um "tapa na cara" quando você precisar acordar de uma desilusão ou de uma surrealidade em que tenha caído. É aquele que não vai ter medo de te contrariar e dizer que determinado fator está te prejudicando, e você não se dando conta. E sim, o bom amigo é aquele que quando você precisa, te dá um bom tapa na sua cabeça, pra você se tocar de que está errando. O que é que você está pensando? u.u ahahaah'
Seu amigo não é aquele que sempre concorda e diz que tudo o que você faz é lindo, não.



E não culpe, é diferente seu amigo contar seu segredo/problema para outro melhor amigo que vocês tenham em comum, e assim, juntos poderem te ajudar e vice versa. Existe uma grande diferença entre estes amigos, e aqueles que apenas saem contando e espalhando para toda a cidade, fazendo seus inimigos saberem tudo sobre você de pay-per-view.



"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade." - Confúcio (filósofo chinês)


Muitas vezes, você pode até acabar brigando com este amigo. Afinal, amizade além de um sentimento, é um relacionamento, e não existe relacionamento saudável sem troca de opiniões, que muitas vezes podem acabar se chocando e gerando algum conflito.



Mas mesmo momentaneamente separados, seu amigo vai falar de você... Vai pensar em você... Vai lembrar de você... Vai stalkear você no Facebook, vai fazer todo mundo saber que vocês brigaram... Vai dizer, talvez, que não sente sua falta, repetidas vezes...



Mas só por estar pontuando estas coisas, já denota que você faz sim falta. Caso contrário, você nem seria citado... Afinal, você faz parte da vida dele, e se vocês realmente não se importassem, não seriam amigos. Você e seu amigo são umas das pessoas que são mais capazes de ferir e fazer chorar um ao outro... Afinal, vocês quem se conhecem bem, não seus inimigos. Seu inimigo pode te invejar, seu amigo não.



"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor." - Joseph Addison

Não é seu inimigo que sabe o porquê você sorri... Não é seu inimigo que sabe porquê você sofre... Não é seu inimigo quem tem o poder de te decepcionar, tudo em primeira mão. Seu amigo não está com você momentaneamente, ou apenas no fim de semana; mesmo que a rotina atrapalhe o convívio, vocês estão sempre trocando mensagens ou ligações. Whatsapp tá aí pra isso, mas deve ser de caráter ambíguo, não só de um lado. E seu amigo bate de frente com seu inimigo, sem o menor problema.



"Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece. Quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento." - William Shakespeare

E sendo verdadeira, no primeiro sinal do "Me perdoe", numa conversa franca, em muitas emoções... Tudo volta a ser bonito. Mas ainda melhor! Nenhuma amizade volta após uma briga sendo a mesma coisa... Quando volta, ela se revigora e se sublima, pois os erros já foram expostos e passados, portanto, o carinho foi elevado.



"Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade." - Gabriel García Márquez



Seu amigo é aquele que sabe o que te faz sorrir. É aquele que sabe qual a sua bebida favorita, ou qual comida você mais gosta. Ele sabe o seu sabor de sorvete preferido... Ele sabe qual seu filme ou seriado favorito... Ele sabe de quem é que você não gosta, e na maioria dos casos, vai detestar o antagonista também.



Ele sabe quem são seus artistas favoritos, e mesmo que não goste, vai até aturar quando estiver contigo, ou mesmo vai até acabar curtindo junto. Ele por vezes, pode acabar tendo ciúmes de você!



Sim, ciúmes! Pois você ocupa um espaço importante na vida dele, que ele não quer ver nenhum forasteiro vindo roubar-lhe o que lhe é de direito! Ele te achou primeiro! ahaahahah'



"A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades." - Abraham Lincoln

E pare de tentar, coração... Seu amigo de verdade sempre sabe quando você está mentindo ou escondendo alguma coisa. Não adianta tentar, ele pode até fingir, mas logo vai estar jogando na sua face que já está sabendo que você comeu toda a caixa de bombom e colocou a culpa no cachorro.


Vocês quem sempre tomam o milkshake hit do momento juntos no centro da cidade! Vocês quem são os TOPs da Balada, Hit do Verão. #AchoTendência

E o mais importante, seu amigo é seu diário, mas também é seu advogado. Ele sabe de seus segredos, e se não forem espalhados, que bom, você encontrou um amigo para levar para a vida, se possível, e se você quiser.



Ele também vai ser quem vai dizer "Chega disso!" para quando você estiver perdendo o controle, e se sair da linha, ele vai ser o primeiro a agir contra a sua vontade... Para o seu próprio bem! Afinal, se seus pais te corrigem quando está errado, pois te amam e querem seu  bem... Mais prova está dada aí, pois caso não te ajude a evitar dos males da vida e às vezes de você mesmo, não são amigos seus, nem de ninguém. Já falei dos ciúmes, né? ahahah



"Em um mundo comandado por herança sanguínea e contas de banco, vale a pena ter um amigo." - Daniel Humphrey

Não é aquele quem apenas vai na sua comemoração de aniversário, mas sim aquele que faz e ajuda acontecer! Não é aquele que apenas te dá um parabéns, ou apenas um presente material, mas aquele que faz questão de estar de certa forma com você naquele dia tão especial, e que não vai admitir ser trocado por conhecidos justo nessa data!


Não é aquele que apenas vai com você para o shopping ou para uma lanchonete, mas sim aquele que quando você está sem grana faz questão de chegar com um pote de sorvete ou um par de lanches para que comam juntos! E quando a grana tá curta, vocês racham o programa do sábado à noite, ou mesmo vão juntos a um pub mais baratinho e se acabam na diversão. Seu amigo é aquele que já te pagou uma bebidinha e uma passagem de ônibus pra você voltar pra casa depois do quase coma alcoólico. ahaha'
E quando você está extasiado e alterado (de álcool, algumas vezes) ele sabe exatamente o porquê de sua euforia ou de suas lágrimas.



Vocês não vão ter medo ou vergonha de chegar rindo e sorrindo trazendo toda a alegria do mundo um para o outro.

Como também não vão ter medo ou vergonha de chegar chorando e mostrando precisar um do outro.




E mesmo que você não perceba, ou que ele não fale, ele o de estar agora mesmo sentindo sua falta, e pensando em você, nos bons e maus momentos que passaram juntos.



Afinal, sem que você note, ele te ama, e quer também se sentir amado. Não é ele mesmo que conhece todos os seus inimigos? Em alguns casos, até bancou o amigo do inimigo apenas pra vocês rirem juntos depois! ahahahha'


"...a amizade sente-se, não se diz..." - Machado de Assis

Eu não achei que fosse escrever tanto agora, sobre isso. Ia realmente dividir em tópicos, mas fico feliz de ter sido completamente honesto em minhas palavras, e expressado o que é amor de amigo em um texto completo. :}



Em resumo... Seu amigo não é aquele de quem você tem que ficar indo atrás, ele faz questão de se fazer presente, queira você ou não! Agradeça por tê-lo! :}





Dedico este post aos meus queridos amigos, também.

E você, leitor, o que gostaria de dizer a seus amigos?


Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Uauuu, primeiro... Isso não foi um post, foi um TCC hahaha... Eu amei e super concordo, principalmente na parte do Whats rzs... Amoooo vc meu amigo querido!!!
    Bj
    Re

    ResponderExcluir
  2. Uauuu, primeiro... Isso não foi um post, foi um TCC hahaha... Eu amei e super concordo, principalmente na parte do Whats rzs... Amoooo vc meu amigo querido!!!
    Bj
    Re

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...