Cronograma Capilar: Funciona ou não? É mito ou tem base técnica?

Olá pessoal, tudo okay?
E aí... O Cronograma Capilar funciona ou não? É um mito ou tem uma base técnica por detrás de sua existência?

Vamos do início. Acontece que o CC, não é uma coisa que surgiu do nada... É uma técnica que foi elaborada a partir de conhecimentos técnicos, lógicos e racionais, e justamente aprovado por experientes profissionais da beleza (hairtylist, químicos, técnicos). Ponto.
A idealização se deu a partir do notar da escassez de matéria existente na fibra capilar danificada, de forma que viesse a dar maior sensorial e visual "saudável" aos fios mais danificados, com uma rotina de cuidados, que na teoria (e na prática) evitaria que ele se danificasse ainda mais (com redução à anulação de danos químicos ou danos por excesso de ferramentas mecânicas). Ponto.


Porque o CC funciona?

O cabelo é formado por células mortas de queratina, não sendo vivo, necessitando de uma "massagem" para a reação dos ativos, diferentemente da pele, que é viva e é capaz de poder gerar absorção sozinha.
Também é dito que um cabelo descolorido ou colorido jamais voltaria a ser saudável como antes do processo químico, sendo necessário mascarar os danos. De fato, MAIS UMA VEZ.

O FATO, É QUE COMO "RESTAURAÇÃO CAPILAR", com base nisto tudo, se dá que ao inserir ativos nos fios, você os mascara e mantêm mais "saudáveis" por determinado tempo. O CC, então, engloba três bases: água, óleo e proteína. A umidade responsável pela maciez do fio, os lipídios responsáveis pela proteção da cutícula e do córtex e a proteína (queratina) que é a VIDA do fio.

No post, é dito que o óleo de argan gera vários fatores como brilho, controle de frizz, entre outros, negativando seu encaixe na fase de nutrição... Mal sabe a pessoa, mas fator brilho, controle de frizz, entre outros, são DE FATO aspectos da fase da nutrição.

Na indústria cosmética, farmacêutica e cosmecêutica, há tempos, já é utilizada queratina por hidrolise, quaternizada, com tecnologia nanoeletrônica, etc, em partículas cada vez menores, facilitando a penetração dos ativos, que precisam ser sempre repostos, por isso o Cronograma Capilar é uma técnica constante, é uma mudança de hábito, focando em gerar continuamente uma infusão ao cabelo das matérias que ele precisa, como na alimentação, em que você ingere os nutrientes que seu corpo precisa continuamente, não apenas uma vez.

O Cronograma Capilar é de fato uma maquiagem capilar, como qualquer tratamento isolado, como uma cauterização... Que "restauram" por certo período de tempo (com a devida técnica) um aspecto mais intacto dos fios. Afirmar que nada disso funciona derrubaria toda a indústria cosmética de uma vez só!


Em síntese: O Cronograma Capilar resume em si o que um cabelo precisa para ter um aspecto bonito e saudável, sendo fonte proteica, fonte lipídica e fator de umidade.

:}


Saga "Trocando Escova Progressiva Por Queratina":

Outros bons posts (TRATAMENTO CAPILAR):


Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):

OLD but GOLD:

Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Parabéns, ótimos argumentos! Agora sim, comecei a acreditar no cronograma..... kkkkkk
    Tu não falo nada com nada ali em cima! Amanda aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.o
      Comentário irrelevante, assim como seu post. Só aceitei porque sou uma pessoa neutra.

      Agora assim, para 99% das pessoas que leram, a concordância e clareza se fez presente, APENAS você é o 1% que não. Então "tá"! =]

      Abraços.
      F.

      Excluir
    2. Se eu colocar minha opinião aqui, vão apagar que nem a Amanda fez no blog dela? E olhe que nem falei nada demais, disse apenas que para a ciência não existe uma verdade absoluta. Então, não posso chegar em determinado local (como num blog) e falar em nome da ciência simplesmente dizendo que a minha opinião é a verdade sobre determinado assunto. Acho que o correto é esclarecer sobre a sua crença e dizer que para determinadas pessoas o cronograma dá certo, para outras não... Enfim, só não poderia afirmar em nome da ciência que o você escreveu é a verdade absoluta sobre aquilo.

      Excluir
    3. Nana com nada falou você Amanda que postou aquele tanto de baboseira, garota vai testar primeiro pra não ter que sair falando merda sem saber, vergonha alheia por vc!!!

      Excluir
  2. Ótimo post Felipe! Concordo em gênero, número e grau com o que você disse no post! O CC é realmente um tratamento contínuo a fim de manter os fios com aspecto e sensorial de intactos. É importante e eu, como seguidora do método, atesto que funciona sim. Porém, como todo tratamento cosmético, deve ser feito sempre, já que o cabelo como matéria 'morta' não retém este tratamento por tempo indeterminado. Hoje conhecendo o meu cabelo, sei do que ele precisa e evito gastos desnecessários ou fúteis com ele. Compro o que preciso para mantê-lo com este aspecto que gosto e ponto. Faço meu CC de acordo com o que meus fios precisam e voilá... fios lindos, macios, brilhantes.
    E cá entre nós, se alguém não concorda... paciência... todos tem seu direito de pensar o que quiser. Só não acho válido ofender!
    Beijo grande meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Feliz comentário, eu li esse absurdo de matéria dizendo que cronograma é mito e fiquei indignada, a pessoa se diz entendida, estudada e um monte de blábláblá, e o que dizer das inúmeras meninas que a tanto tempo adotaram o cronograma em seu dia a dia e afirmam que realmente funciona, falo com conhecimento de causa porque faço e vejo o resultado, não se pode comparar uma hidratação e uma nutrição nos nossos cabelos com maquiagem, porque até onde eu sei maquiagem faz mão a pele, e cremes de tratamento só fazem aos nossos cabelos, bom, essa pessoa deveria ao mesmo testar pra poder falar, não adianta os cientistas ou o que for afirmarem que não é possível o cabelo se reconstrua se nós que fazemos notamos, o que é uma teoria diante da realidade? O que importa é o resultado que temos e que vemos não é mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Ponto pra vc Felipe!
    Sou cabeleteira e uma pessoa afirmar que o CC nao funciona pq o cabelo é tecido morto é de lascar. O nosso corpo é vivo e precisa de agua e nutrientes pra se manter, imaginene o cabelo que é tecido morto! É obvio que precisa de cuidados constantes pra manter o Aspecto de saudavel, como numa maquiagem. É tanto que precisamos massagear bem os cremes nos fios justamente pq os fios nao sao capazes de absorver os componentes do creme sozinho.

    Como dito.por tu, blog um tanto contraditorio.

    ResponderExcluir
  5. Ponto pra tu Felipe.
    Ha huns dois meses li o blog da moça e nao concordei. O nosso corpo que é vivo precisa de agua e nutrientes constantes, imagine o cabelo, tecido morto! É obvio que se faz necessario a introdução das vitaminas, oleos e agua justamente para fornecer o aspecto de saudavel. A blogueira disse que sao os cremes que funcionam nos fios, nao o CC. Bem, o CC nada mais é do que a junçao de tds os tratamentos que o cabelo precisa. E todo cabelo precisa de agua, oleos e vitaminas e proteínas, o que compoe um cronograma a fim de ajustar as variadas hidratações às necessidades do nosso cabelo.

    ResponderExcluir
  6. que fique claro que EU NAO sou a outra amanda! meu blog tem minhas opinioes sim, mas eu testo tudo que falam por ai pra depois falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei quem você é! <3
      Alguém foi reclamar contigo, achando que era você? :O LOL

      Abraços.
      F.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...