Tipos de Amigos Falsos/Tóxicos! Iniamigos! "Falsianes (os)"! Frenemies! A Pior Coisa que Existe!

Olá Beauties, tudo okay? =D


Hoje vou comentar sobre um assunto "polêmico" (?): amigos falsos, os iniamigos. Que nada mais são do que vampiros emocionais, que tiram nossa energia e alegria com sua toxicidade. Popularmente e atualmente conhecidos como "falsianos", em versão masculinizada para o termo existente em meio feminino, que designa as "falsianes". Hoje o post é sobre eles, que ocupam geralmente um espaço muito bonito e importante em nossas vidas, até que os descobrimos, sofremos calados tentando manter o relacionamento ou já descemos o trovão dos céus desencadeando a quebra de alianças.

Eu já fiz há pouco tempo um post de dedicatória aos amigos verdadeiros no post "Amigos! Amizades Verdadeiras! Companhias Sinceras!" que vocês podem conferir clicando aqui.


Certamente todo mundo, ou ao menos, quase todo mundo, já teve algum tipo de amigo falso em sua vida. E não há nada pior que isso! Mais vale um inimigo declarado, do qual você já espera uma facada, ou uma bomba, ou um incêndio... kkkk' Do quê um falso amigo, que finge que te ama, que te gosta, que te tudo, mas no final das contas, está ali apenas desejando seu mal numa sala escura com um boneco de vudu seu, de quem você por muito tempo não esperaria nenhum tipo de mal, afinal, é seu "amigo"/sua "amiga". kkkk' #Criatividade #PareComEssasSéries #VerParaCrer

Muitas vezes até, o iniamigo está ali sempre ao nosso lado, sorrindo com a gente, se divertindo com a gente, ouvindo nossos segredos, e a gente não percebe, que é ele mesmo quem está tramando passar por cima de você, ou se divertindo às suas custas, ou mesmo, espalhando ou expondo seus segredos. Faça o teste! Conte coisas diferentes e polêmicas para cada um de seus amigos, e espere para ver qual dos assuntos se espalha. Você terá a visão clara de quem é seu 'antagonista amigo'.

Traição é uma coisa terrível. Tenham em mente que errar todo mundo erra, como quando um amigo se atrasa em um horário combinado, ou esquece de te enviar algum email importante; essas coisas são perdoáveis. Porém, traição é outra coisa. Tendo ciência de que confiança e honestidade são bases fundamentais para quaisquer tipos de relacionamentos, traição é uma escolha! A pessoa trai sua confiança ou é desonesta com você pois escolheu ser. Da mesma forma, a pessoa poderia ter sido honesta e valorizado a sua confiança. Vale a reflexão.

E quanto acontece o momento da revelação, bem, a gente sabe que dói, e MUITO! A não ser que no fundo a gente já espere. Até mesmo pelo fato de que sempre existem sinais, mas por sermos pessoas maravilhosas, preferimos ignorá-los e fingir/agir como se nada de ruim ou errado existisse. E no final das contas, nossa intuição sempre mostra ter estado certa, e ela própria trata de dar a nós um belo tapa na cara, dizendo "Eu avisei, se @rromba aí!". :} kkkk' #Cômico

A vida é muito curta pra gente ficar perdendo nosso tempo e saúde com esse tipo de gente. E depois de um tempo, a gente aprende que a gente merece o que há de melhor no mundo, e a valorizar nosso tempo e carinho para aquilo e aqueles que valem a pena, que nos fazem bem, e parar de priorizar o que nos faz mal disfarçado de bem. Aprendamos a gostar de quem gosta da gente, não de quem apenas a gente gosta. :}

Ainda não sabe como identificar seu amigo falso/amigo tóxico/iniamigo/falsiane (tantos termos para um seleto grupo de pessoas especiais)??? Pois continue lendo o post que vou te dar um help!!! =D

Certas características facilitam você de ser um imã para amigos falsos, como:

  • Ser inteligente
  • Ser bonito (a)
  • Ser bem sucedido (a)
  • Ser popular
  • Ser referência
  • Ser rico (a)
  • Ser complacente
  • Ser sentimental
  • Ser solicito (a)
  • Ou várias ou algumas delas em conjunto



O Amigo Minha Data É Importante, A Sua Não:


Esse tipo de 'amigo', em grande maioria na verdade, não é seu amigo de verdade, não diz que é no geral, e você mesmo sabe que não o é. Mas se no caso, ele ou ela pontuar firmemente que é seu amigo e tal, desconfie se ele/ela frequentemente esquecer ou não puder ir comemorar datas importantes com você, mas fazer questão da sua presença nas datas importantes para eles. Por exemplo, ele esqueceu do seu aniversário, ou mesmo não foi pois não poderia ir, ou inventou uma desculpa qualquer... MAS, ele faz questão de que você esteja no aniversário dele, e vira a cara se você fizer o mesmo, mesmo que o motivo seja sério. Sabe?
Ou, numa formatura, num evento importante, numa comemoração importante de um projeto, no qual ele ou ela faça a mesma coisa com você, mas faz questão de que você esteja no dele/dela. Esse já é um bom sinal de que essa pessoa não se importa contigo, mas quer que você se importe com ela. :}

O Amigo Cancelamento de Última Hora:


É aquele amigo que adora a ideia de fazer planos com você, que sempre diz que quer te ver, que quer sair com você, isso e aquilo, e que dá idéias de passeios no fim de semana, ou mesmo faz você ter as idéias, para no fim, geralmente em cima da hora, ou horas antes, um dia antes, ou às vezes com horas de atraso, cancelar os planos com você pois "Ai, você não sabe o que aconteceu...", "Ai, eu acabei dormindo...", "Ai, apareceu uma outra coisa aqui...". Ponto final e basta. Assim, geralmente, coisas e imprevistos acontecem sim, porém, são imprevistos, por isso, não acontecem sempre. Se seu amigo ou amiga tem o costume de dar essas desculpas sempre, e geralmente serem as mesmas, ou outro amigo ou pessoa veio com outra ideia e ele literalmente trocou sua companhia por a desta pessoa, está na hora de você reavaliar esta amizade. Priorize quem prioriza VOCÊ!

O Amigo Estou Sem Tempo:


Todos nós temos que trabalhar, que estudar, que cuidar da casa, enfim. E quando gostamos de alguém, sempre arrumamos um tempinho pra passar com aquela pessoa especial. Mesmo que sejam breves vinte minutos entre um compromisso e outro. Se o seu "amigo" está sempre sem tempo pra te ver, mas você sempre o vê postando saídas, encontros, eventos, festas, comemorações com outros amigos, às vezes até em comum e sem te convidar. Já está aí um claro sinal de que ele não é seu amigo. :}

O Amigo Namo Não Tá, Lembrei de Ti:


Este é aquele tipo que não pode responder suas mensagens ou ligações pois está com o crush, que não pode estar com você nunca pois está com o crush, que não se lembra de valorizar seu tempo e desmarca coisas com você porque acabou de marcar com o crush. Bem, mas aí, o crush fica sem tempo, e milagrosamente, este amigo "lembra" da sua existência, e disponibiliza aquele tempo que você sabe que seria do crush, totalmente pra você... Isto é, se o crush não mudar de ideia. Amigos de verdade, conseguem dividir seu tempo para passar com você e com o crush, sem problemas. Afinal, você e seu amigo/amiga estão na vida um do outro muito antes da pessoa intrusa chegar, não é mesmo? Se isso começar a acontecer, pode ser um sinal de que o espaço que você ocupava, foi preenchido de outra forma e por outra pessoa.

O Amigo que Não Fica Feliz por Você:


Você passou num vestibular ultra concorrido, você ganhou um presente magnânimo de alguém, foi sorteado numa premiação mega badalada, fez sucesso na balada ou apenas começou um namoro, comprou uma roupa nova, passou um perfume da moda, fez uma mudança de visual que é #Tendência, ou simplesmente, está feliz por que está vivo. Aí vem seu 'amigo', e não fica feliz por você. Pelo contrário, começa a colocar defeito em tudo... Dizendo que o vestibular não era tão difícil assim, ou que o seu presente poderia ter sido melhor, ou que ele quem merecia ganhar um prêmio, ou que não sabe como você se deu tão bem na balada, que seu crush não presta (embora todos digam o contrário), que sua roupa é feia, que seu perfume é fedido, que seu visual está grotesco, etc.

Tem muita gente que confunde sinceridade com abuso emocional. Um amigo sincero vai dizer coisas "ruins" pra você para o seu bem, como você estar com o cabelo bagunçado, não dizer que seu cabelo está bagunçado porque você é horrível.

Das duas uma, ou ele/ela tem muita inveja de você, ou ele está projetando EM VOCÊ as frustrações dele próprio e te fazendo de saco de pancada. Portanto, está na hora de você abrir esses seus olhos.

O Amigo que Não Fica Triste por Você:


Segue a mesma linha, porém oposta, do anterior. Na verdade, costuma ser ambos. E da mesma forma que quando você está feliz ele/ela não fica feliz por você, e só critica ou aponta os lados ruins de tudo, neste caso, o "amigo", quando você está triste, quando está precisando de apoio, de um conforto, de um carinho, de um ombro amigo, de uma palavra gentil, de um SIMPLES ABRAÇO... Bem, ele não está ali pra você. Ele não tem tempo pra escutar seus desabafos, diz que tudo passa; ele não tem tempo pra te ouvir chorar, diz pra parar de fazer drama; ele não tem tempo pra te confortar, diz que ele está ocupado ou sem tempo mesmo... Ignora seus chamados de SOCORRO, mas diz que te ama muito. E por vezes, coloca a culpa de tudo de ruim em você mesmo. Tome cuidado!
Amigos verdadeiros choram com a gente, ficam tristes em saber que assim estamos, aparecem nem que seja pra te darem um simples abraço de conforto e o mais importante, mesmo que estejam ocupados, eles pedem pra te ver ou te ouvir o mais rápido possível. Ou seja, mesmo que não possam naquele momento, os verdadeiros amigos dão um jeito de te ouvir e apoiar, sendo uma hora depois ou um dia depois, os falsos, apenas ignoram.

O Amigo Falso Elogioso:


Este geralmente também é um dos dois acima, mas às vezes, fingem bem que te amam de verdade. Mas esta dica é certeira. É aquele tipo de amigo que te faz uma crítica disfarçada de elogio, ou mesmo um elogio com uma ofensa oculta. Tipo "Você tem muita sorte por ter passado nessa prova!", ou seja, ele ocultamente disse que você é burro, e que você ter passado, foi questão de sorte... Ou "Nossa, seu cabelo está diferente. Onde foi que você fez?", pode parecer um elogio, mas na realidade, ele está te crucificando mentalmente. O verdadeiro amigo te diria se a mudança está boa ou ruim e o porquê, de acordo com você, não de acordo com a opinião explícita ou ocultada deles.

O Amigo Que Se Importa Sem Se Importar:



É aquele tipo que só fala de si mesmo, que só fala dos problemas dele, que só quer saber de si próprio, é tudo ele/ela, e nada você. Do tipo que depois de tudo, ainda pergunta como você está, fazendo você achar que ele/ela realmente se importa, mas não. Basta você perceber o tempo que disponibilizam para ouvir você da mesma maneira que falam de si próprios. O tipo que após você falar se está feliz ou não, dizem um "que bom" ou "nossa, que chato".

O Amigo Fofoqueiro:



Este tipo é um dos piores, mas vai sempre se fazer de tonto, santo e sonso... Pra piorar, diz que é do bem e que ama todo mundo. Esse tipo costuma sorrir pra tudo e pra todos, é tudo lindo, é tudo maravilhoso, tudo bonito. E quando certa pessoa vai embora, já começa a soltar comentários sobre a pessoa pra você, sejam fofocas, críticas, ou falando mal mesmo. E não, não estou falando de fazer isso corriqueiramente, pois todo mundo fala um do outro, é normal. Porém falar de alguém, sempre, não é falar mal de alguém, sempre! São coisas distintas. E pode ter certeza, se seu "amigo" costuma falar mal de todo mundo pra você, pode ter certeza que faz o mesmo de você para com os outros.

O Amigo Mural (Que Fica Em Cima do Muro):



Aquele tipo de amigo que tem sempre fotos com todo mundo, altas selfies, altos sorrisos, pois ama todo mundo. Costuma ser BFF ou até o próprio Amigo Fofoqueiro. Este é aquele que nunca toma partido de nada. Você foi agredido por um assaltante, "Nossa...", você terminou seu relacionamento, "Nossa...", você sofreu um acidente, "Nossa...", você e um amigo em comum brigaram, "Nossa...", você diz que ela/ele é seu melhor amigo, "Nossa...". Entendeu? Acho que sim, né? ahahah
Aquele tipo de amigo que nunca tem uma opinião sobre nada, que nunca te defende ou aponta seus erros. Este tipo de pessoa, não é amiga de ninguém, às vezes nem dela mesma.

O Amigo Bom em Tudo:



Você comprou um carro novo, mas o dele é melhor. Você tirou nove e meio num teste super difícil, mas ele tirou dez. Você conseguiu o emprego dos sonhos, mas ele conseguiu um salário melhor. Você conseguiu pagar suas dívidas, mas ele conseguiu não tê-las. Conseguiu enxergar? É aquele que não compactua com sua alegria, e além disso, tenta se colocar em evidência em tudo o que você tem pra falar.

O Amigo Traíra (o Fura Olho):



O pior tipo de todos. Diz que te ama e tudo mais, mas na primeira oportunidade, está pegando a pessoa que você gosta, na sua frente ou não. Se for na sua frente, revela por comodidade que também estava a fim, ou que a chance apareceu, mas que te adora como pessoa. Ou então, se não for na sua frente, apenas vai fazer, e acabou. Você nunca vai saber, a não ser por outras pessoas, e se descobrir e for tirar à limpo, a culpa ainda é sua.

O Amigo A Culpa É Sua:




Vocês brigaram, ou teve uma pisada de bola. Geralmente pode se entrar num consenso, e quando a culpa é literalmente sua, você sabe, ou se é dos dois, o mais normal é que cada um assuma sua parcela. Mas se a culpa foi dos dois, ou apenas do amigo/amiga, ele vai fazer de tudo para que pareça que a culpa seja sua, e que a vítima de tudo é ele. Se vocês se magoaram um com o outro mutuamente, "Ah, mas eu só disse isso pois você disse aquilo...", ou se ele quem te ignorou por semanas "Ah, mas foi porquê você não estava disponível...", ou quando ele pegou sua namorada/namorado, "Ah, mas foi porquê você não tomou conta...". Se valorize.

O Amigo Eu sou Bom, Você Não:



Esse é aquele tipo que, por exemplo, ele/ela gosta de desenhos japoneses e rock, e você, gosta de fotografias e pop. Ele vai te criticar, te rebaixar e dizer inúmeras vezes que você tem um gosto horrível, que o que você faz não é bom, que não vale de nada, e que você deveria ser mais como ele/ela, que só assim você seria bom também. Olha aí, gente, tenham bom senso. Amigos de verdade te respeitam pelo que você é, caso contrário, não são seus amigos.

O Amigo Aproveitador:


Esse eu confesso que nem ia mencionar, pois é tão óbvio, que até cego consegue enxergar. É aquele que só entra em contato com você quando pode tirar algum proveito de você. Por exemplo, pra pegar um contato... Pra roubar seus amigos... Pra entrar na sua vida e aproveitar o que há de bom nela... Pra ir aonde você vai, sem realmente se importar com você. Em resumo, é aquele que só aparece quando precisa de alguma coisa, ou mesmo, que apareça sempre, só está aparecendo por motivo de que algo de proveitoso está sendo tirado de você ou usado a partir de você, como você costumar comprar pizza pra todo mundo, ou você pagar a conta extra no restaurante. E em certos momentos, finge que você não existe, e em certas companhias, é como se você fosse fosse um E.T.

O Amigo que Quer Ser Você:


Muitas vezes, o amigo que quer ser você engloba duas ou mais características dos citados acima. Porém, ele literalmente tenta agir, se vestir, e ser como você. Seja tentando andar aonde você anda, socializar com seu círculo social, beber onde você bebe, comer onde você come, querer uma namorada ou namorado igual (às vezes a própria pessoa), o cabelo, as roupas, a ATITUDE, a PERSONALIDADE, Tome muito cuidado. Nesse tipo, a pessoa pode ficar próxima de você ou mesmo ficar de fora, fazendo você hora ou outra notá-la. E eu não sei o que é pior, neste caso.



Bem, a gente poderia dividir mais classes existenciais dessa raça diabólica, mas com estes citados creio que já dá pra fazer uma planilha e ver bem quem é e quem não é seu amigo, não é mesmo? :}
Pare de ser abusado e usado pelas pessoas, valorize quem te quer bem sem receber algo em troca, quem quer te ver tão bem quanto a si, que quer que vocês estejam sempre bem, não apenas ele/ela. Uma pessoa esteja com você pois gosta de você e quer te ver bem, melhor, pra cima, crescendo na vida, e não para ser um telespectador da dela, ou apenas para dar suporte na vida dela.



Estabeleça e invista apenas em relações bilaterais, gaste seu amor, tempo, carinho e motivação com pessoas que façam o mesmo por você. Apenas! :}

Muita luz!

Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...