Post da Carol: Um pouco mais sobre Cronograma Capilar


Oi gente, aqui é Carol. Sei que esse é um dos assuntos mais abordados, e tanta gente já fez tantos posts maravilhosos sobre esse assunto, e eu não quero ser repetitiva, por isso vou abordar um assunto que ainda gera dúvidas... as exceções.
O Felipe fez um ótimo post aqui, sobre a classificação das máscaras  http://beautynroll.blogspot.com.br/2012/04/dica-do-dia-cronograma-capilar.html Esse post é ótimo bem completo mesmo, recomendo esta leitura a todos!
A Lucy tbm tem um post sobre isso aqui: http://www.produtinhosnocabelo.com.br/2012/04/meu-cronograma-capilar.html
Mas se o Felipe já falou tudo, vc vai falar sobre o que Carol?
Então eu vou falar sobre as exceções.
Muita gente posta  fotos  das suas máscaras e nos pedem ajuda para classificar. E então nós usamos aquelas “regras” do post do Felipe. Acontece que existem exceções, afinal cada cabelo é um cabelo, muitas vezes as máscaras tem comportamento e funções diferentes em cabelos distintos.
Por exemplo, a absolut repair da L’Oreal, se analisarmos a composição dela fica claro perceber que essa máscara não possui  queratina, aliás o principal ativo dela é a Ceramidas patenteada pela própria L’Oreal. Mas se essa máscara não possui queratina, porque tanta gente a classifica como sendo Reconstrução? 
Simples, cada cabelo é um cabelo, e algumas pessoas sentem efeito de reconstrução quando usam  essa máscara. A Lucy do Produtinhos No cabelo and Makeup  Classifica ela como reconstrução. Diferentemente de mim que a classifico como Nutrição, porque nos meus fios ela tem esse efeito de nutrição.
(Nesse post aqui a Diana do Help dos Cabelos ensina o efeito de cada fase do cronograma nos cabelos. Leiam esse post  é muito importante conhecer o efeito de cada fase no cabelo)

Outra  duvida muito comum é se a máscara é nutritiva ou Hidratante. 
O Felipe explica muito bem o que é hidratação no post dele, reposição hídrica. Isso significa tanto repor a água perdida, como também fazer com que a água fique no fio. Alguns compostos como o pantenol, por exemplo, se ligam a água e fazem com que ela fique retida nos fios. 
A maioria das máscaras nutritivas que já usei também são hidratantes, na verdade quase toda Nutrição também é uma hidratação, pois muitas máscaras nutritivas também tem ingredientes hidratantes(uma das únicas exceções foi a absolut repair,ela é uma nutrição que não acho hidratante). Porém com isso  surgem muitas dúvidas. E agora classifico ela como nutrição ou como hidratação? 
O primeiro passo é ver a composição, veja quais tipos de ativos a máscara contém, e então faça uma pré classificação, entre hidratante ou nutritiva. Segundo passo, use a máscara, pois só assim poderemos ter certeza do efeito dela. 
Quando eu uso uma máscara que contenha óleos e manteigas e sinto meu cabelo hidratado também, eu a classifico como Nutrição, mas uma nutrição hidratante. Exemplo claro desse caso é a Joico moisture recovey, meu cabelo fica super macio e hidratado, mas ao mesmo tempo sinto ele muito nutrido, mais encorpado. Ou seja, nutrição e hidratação em um produto só.
 Agora quando uso uma máscara que contém óleo e manteigas  mas o efeito dela no meu cabelo é hidratante eu a classifico como Hidratante, apenas hidratante.Pois nesse caso o efeito da nutrição foi baixo ou quase nulo, e só o que percebemos é o cabelo hidratado.Um exemplo desse caso é a Relaxima da Matrix, ela contém Manteiga de karité, mas para mim ela funciona apenas como Hidratação,porém  para outras pessoas ela funciona como Nutrição.  Cada cabelo é uma sentença. 
A industria de cosméticos capilares tenta cada vez mais por várias funções dentro de um único produto.A última máscara Baphonica da Joico ,por exemplo, a Joico k-pak revitaluxe, eu nunca usei, mas já vi pessoas dizendo que reconstrói e nutre ao mesmo tempo, obviamente a função principal dessa máscara é reconstrução mas digamos que de bônus ela também nutre.
  Quis fazer esse post pois muitas vezes lá no crono vemos algumas meninas dizendo:  A máscara ‘’X’’ é apenas Hidratante, com certeza absoluta”. Aí uma pessoa outra pessoa que tem a mesma máscara acha que é Nutrição, e dá um nó louco nas nossas cabeças. Hahahaha
Espero ter esclarecidos algumas dúvidas com esse post, é importante que vcs saibam que as “regras” para classificação dos produtos não são absolutas. Elas funcionam como um norte,um guia mesmo, de uma maneira geral, para se ter ideia da função do produto, mas muitas vezes somos surpreendidos, o que é normal, pois possuímos cabelos diferentes. 
A classificação continua a mesma, eu não fiz o post pra dizer que ela não é válida, não é isso. O post é para explicar que existem exceções, e que existem diferentes cabelos, e principalmente para abrir nossa mente. Muitas vezes temos em mente  uma coisa, como por exemplo que para ser reconstrução tem ter queratina, e quando vemos alguém dizer que a absolut é reconstrução, achamos errado, mas não é assim que as coisas são. Cada cabelo é uma sentença, e a Abolsut é sim reconstrução para algumas pessoas. 
Sei que algumas dúvidas irão surgir, isso é normal por isso qualquer coisa é só perguntar aqui nos coments. Essa é a minha opinião  sei que algumas pessoas vão discordar, mas eu respeito isso. 
Um beijos a todos vcs, e muito obrigada!!! Obrigada Fê! Até a próxima! 






Oi pessoal, agora é o Felipe falando. :] E a Carol como sempre está de parabéns.

Gostaria de salientar que no caso da Absolut Repair da L'oreal, ela é baseada (e creio eu cheia) nas ceramidas, no caso, a bio-ceramida pateteada pela própria. Como já dito aqui neste post, as ceramidas são lipídeos, lipídeos agem nas cutículas, o que age nas cutículas é nutrição. Então, um cabelo que não quebra, não precisa de fato de uma forte reconstrução, então um cabelo desse ao utilizar a Absolut Repair ficaria levemente encorpado e com um certo peso. Isso não seria efeito de reconstrução, e sim efeito de reestruturação das cutículas capilares.

Abraços.
F.


2 comentários:

  1. Carol sua linda!! Como sempre mandando bem!

    Eu apoio tudo amiga!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Ameii o post!
    Super completo!
    E tirando altas dúvidas sobre Cronograma Capilar!
    Beijos!

    ResponderExcluir