Olá pessoal. Tudo okay?
Hoje venho falar sobre o Cronograma Capilar (H-N-R); que é uma técnica que eu, Felipe Ursini adaptei no entendimento de cuidados capilares e simplifiquei para recuperar os cabelos a longo e médio prazo.
Hoje venho falar sobre o Cronograma Capilar (H-N-R); que é uma técnica que eu, Felipe Ursini adaptei no entendimento de cuidados capilares e simplifiquei para recuperar os cabelos a longo e médio prazo.
[OBS 1: Este artigo é bem antigo, tirado de 2011 / 2012 de quando o blog ainda tinha página no WORDPRESS, inserido e atualizado aqui na plataforma do Blogger.]
[OBS 2: O Cronograma Capilar (H-N-R) desenvolvido por mim, Felipe Ursini, foi um sucesso nacional e de alcance, inclusive, internacional junto ao grupo que fomentou a disseminação da técnica. Meu trabalho filantrópico e de gerar amor ao próximo por meio de conhecimento já está feito no mundo. Horas de dias e noites ajudando gratuitamente milhares de pessoas diretamente no grupo da técnica ao longo dá década anterior. Muita marca inclusive me conhecendo se aproveitou disso, e okay... Segui. De todo modo, UM CASE DE SUCESSO ABSOLUTO MEU.]
[OBS 3: 2025-2026]: E sim, como o objetivo da vida é o AVANÇO, não a ESTAGNAÇÃO, o Cronograma Capilar H-N-R que tanto ajudou diversas pessoas Brasil e mundo afora fez seu papel, e sou muito feliz por ter colaborado com a saúde capilar e saúde em geral de diversas pessoas pela geração de bem-estar e autoestima, que reflete na saúde psicológica e emocional, e portanto, na geral... Posso dizer hoje que o Cronograma Capilar H-N-R já findou sua função no mundo. Já fez o que tinha que fazer. E OBVIAMENTE, eu já tenho há algum tempinho na verdade, estudos mais avançados e uma nova versão dele, inclusive embutida de neurociência, especialidade minha, numa funcionalidade MUITO MAIS AMPLA "peptídica" e certeira. E não, desta vez, não vou divulgar o "NOVO CRONOGRAMA CAPILAR" (não é o nome final) gratuitamente. Se e quando eventualmente o fizer, será numa maior capacidade.]
Mas Felipe, o que é o Cronograma Capilar?
O Cronograma Capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", centrado e regrado dos cabelos.
O Cronograma Capilar é altamente indicado para cabelos que passaram por processos químicos, como alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente; químicas em geral. Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o Cronograma Capilar, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual". E o conceito H-N-R que desenvolvi, justamente foca em três pilares específicos da estrutura capilar geral, fator hídrico, fator lipídico e fator proteico.
E agora Felipe, como eu faço o Cronograma Capilar?
Simples. Você vai precisar basicamente de três itens: Paciência, dedicação e dinheiro (mas acalme-se; não estou falando de rios de dinheiro)... Já ouviram dizer que quanto maior o investimento, maior o retorno?
Paciência: porque você vai ter que utilizar de produtos específicos em cada dia da semana, sem fugir da regra e sem esperar milagres instantâneos.
Dedicação: porque você vai precisar seguir o Cronograma Capilar fielmente se quiser realmente notar os efeitos positivos que ele lhe trará, e também, continuar seguindo-o mesmo que já se tenha obtido os resultados desejados, para garantir a saudabilidade e vitalidade dos fios.
Dinheiro: porque você vai precisar investir em produtos diferentes e específicos para cada etapa do tratamento.
E sim! É possível sim tratar os fios em casa!
Alguns cabeleireiros (diga-se fuleiros) dizem que não é possível, mas cabeleireiros conceituados como Biaggi diziam que sim, então né... (haha')
Segredo meu: Não vou ao salão para 'tratar'.
Quais são as etapas do tratamento?
Simples... Todos que cuidam dos cabelos já devem ter ouvido falar dos três termos porém de forma totalmente abrupta: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Aqui os incluo de maneira bem específica, segmentada e focada no que atuam.
As Etapas do Cronograma Capilar H-N-R
(Hidratação, Nutrição e Reconstrução)
Hidratação:
Ao contrário do que muitas marcas e vendedoras (fuleiras) dizem por aí de que qualquer coisa que você coloca no cabelo é hidratação, não é bem assim não! O conceito da palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" que lembra hidrogênio, que lembra H2O, que lembra a palavra chave: água.
Exatamente isto, água! O fio hidratado é um fio que tem retenção de água, por auxílio de fatores específicos (que não explanarei aqui, um bom mestre não revela todos os seus segredos) que garantem e favorecem a retenção de umidade. Máscaras e produtos hidratantes, que geram HIDRATAÇÃO para os fios, são produtos com ativos que doem água para os fios (o que chamamo de reposição hídrica, que dá a maciez para os fios). Exemplos de ativos: vitamina B5/pantenol, semi di lino, aloe vera, quiabo, água destilada/desmineralizada associada a esses ou outros ativos, propileno glicol, dentre outros.
(Saiba mais detalhes sobre a importância da reposição hídrica/hidratação clicando aqui)
Nutrição:
O conceito da nutrição vem do prefixo "nutri" que lembra mesmo a nutrição, que consiste em "reposição de nutrientes". Água não é nutriente, então não adianta confundir produtos hidratantes com nutritivos... Não são a mesma coisa. Por que não?
Simplesmente pois a nutrição dos fios, no Cronograma Capilar, vem de óleos/lipídeos/gorduras... Ácidos graxos. Então perguntem para si mesmos: Água e óleo são a mesma coisa?
A etapa da nutrição é a que ajuda a manter a reposição hídrica por meio da reposição lipídica. E como isto funciona? A água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora irá embora seja por cutículas abertas, vento, calor, ou etc. Então, é necessário algo para retê-la ali dentro... Nada melhor que algo que repele a água para que ela não saia e/ou se misture: óleos/lipídeos.
A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo está aberto, ela logicamente vai sair... Além de que lipídeos específicos também colaboram para fatores específicos (que não explanarei aqui, pois, como já falei, um bom mestre não revela todos os seus segredos), que interagem com a estruturação direta das moléculas proteicas dos cabelos.
Então faz-se necessário reparar a estrutura dos fios por meio dos lipídeos. É a reposição lipídica que dá o maior brilho aos fios, controla o frizz e gera ampla sedosidade aos mesmos. Exemplos de ativos: ceramidas (um dos melhores para essa fase; saiba sobre, clicando aqui), manteigas como as de karité, cacau ou manga, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de abacate, óleo de marula, etc.
(Saiba mais detalhes sobre a importância da reposição lipídica/nutrição clicando aqui)
Reconstrução:
A parte mais importante de todo o Cronograma Capilar em si. É geralmente à base de aminoácidos e proteínas de cadeia queratínica (conheça tudo sobre a queratina clicando aqui).
A queratina (em uso capilar) age no interior dos fios, fazendo uma liga entre as moléculas já existentes e mantendo o fio forte e estruturado. Deve-se aprender a como utilizá-la. Após aprender, é só sucesso!
A reconstrução trata-se da reposição protéica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Como eu já disse, essa etapa é feita com aminoácidos e proteínas; alguns exemplos são a lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina (saiba sobre, clicando aqui), entre outros. É a reconstrução que vai dar a vitalidade e resistência de volta aos seus fios.
OBS: Existem no mercado produtos chamados "repositores de massa capilar" o que confunde muito a cabeça das pessoas, mas o que eles na verdade são é uma mistura destas três fases, porém, como são misturas, tem quantidades mais variada de ativos, por isto aconselho a ser feita uma manutenção separadamente, conforme necessário.
Agora como fazer o cronograma capilar é o seguinte: Uma rotina de pelo menos 3 lavagens e 3 tratamentos por semana. É um exemplo abaixo, não uma tabela definitiva:
No primeiro dia, você se utilizará de produtos hidratantes. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
No segundo dia, você se utilizará de produtos nutritivos. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
No terceiro dia, você se utilizará de produtos reconstrutores. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
E então, você retoma o ciclo e vai vendo e adaptando os três tipos de produtos, ao que o seu cabelo mais pede (eu por exemplo, cabelo seco e danificado, utilizo mais N e R).
Este é o meu maravilhoso Cronograma Capilar H-N-R. Espero que tenham gostado pessoal.
Da saga do Cronograma Capilar
Outros bons posts:
F.

