Lauril Sulfato de Sódio DESTRÓI a Queratina dos Cabelos!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou abordar um assunto novo, sobre o Lauril Sulfato de Sódio.

Também o  Lauril Éter Sulfato de Sódio, ou Sodium Lauril Sulfate, ou Sodium Laureth Sulfate, é o detergente usado na grande maioria dos shampoos que conhecemos. Ele tem ação detergente, surfactante e desengordurante. Ele é o item de limpeza mais eficaz e o mais barato ao mesmo tempo.
O que muitos não sabem, é que este detergente que utilizamos para higienizar e limpar nossos cabelos, é o mesmo detergente que utilizamos para lavar louça, limpar o chão, lavar roupas e dar banho nos animais domésticos!

Este item também é responsável pela geração da espuma dos produtos cosméticos, o que auxilia na distribuição do produto pelos fios. Entretanto, ele tem uma ação negativa quanto a isto; isto pois mesmo aplicado apenas em uma área, ao enxaguá-lo, ele automaticamente entra em contato com a parte que não havia entrado em contato, gerando sua ação detergente (mais suave nas áreas não propriamente aplicadas). O contra disso, é que a alta concentração do mesmo, ou mesmo o efeito progressivo, tanto na pele quanto nos cabelos, remove TODA a camada protetora dos mesmos, levando a camada lipídica junto com a sujeira. Sim! Então você que investe em uma boa nutrição capilar (saiba sobre ela clicando AQUI), e utiliza frequentemente produtos contendo este item, você estará de fato removendo, de imediato, ou progressivamente, TODA a camada lipídica/nutrição sobreposta nos fios (prova disso, o simples fato de utilizar um detergente para remover a gordura de um prato). Além disso, ele pode vir a acarretar problemas de oleosidade na pele do rosto, por exemplo, ou provocar danos em peles sensíveis ou já danadas. Muito embora, dependa sim da concentração dos mesmos e propósito da formulação; isto pois, não é porque o produto o tem que ele literalmente irá danificar os fios, nem que um produto contenha óleo de argan, e vá devidamente nutrir os fios.
O item é extraído da palma, mas não é "natural", vindo a partir da etoxilação, podendo contaminar o item com outros itens que podem ser tóxicos. E de acordo com a Ong EWG, ele é classificado como item de "risco moderado".

"Não há evidências científicas de que o lauril sulfato de sódio cause câncer.
Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, o lauril sulfato de sódio causa irritação nos olhos, pele e mucosas, mas isto depende da concentração a que as pessoas se expõem tendo efeito irritante semelhante à ação de qualquer outro detergente e não estando associado ao câncer."
Fonte do trecho: INCA - Ministério da Saúde

Agora referente ao título, o processo de extração da queratina das penas das aves, para ser utilizada para finalidades de uso cosmético, além do uso de um percentual de calor, é utilizado o lauril sulfato de sódio! Sim! Ele altera as cadeias queratínicas (em alta concentração, neste caso), e então, as remove das penas, deixando as moléculas dispersas em si!
E então você pensa... Usa um shampoo que resseca e até embaraça os seus fios, e descobre que o detergente dele mesmo é utilizado para a extração de queratina, e acha que nos seus fios seria diferente? Pense nisto!
Uma solução para evitar os danos é não lavar muito os cabelos, usando uma; no máximo duas vezes o shampoo durante o banho. E não lavar o cabelo com shampoos fortes frequentemente.

Ressecamento e embaraçamento não é sinônimo exato de limpeza.

Contudo, creio que valha a pena sim procurar pro produtos que não contenham o dito cujo, em favor de manter a proteção dos fios e da pele, removendo apenas a sujeira, e não todo o precioso tratamento a que os dispomos.

Já temos no mercado, algumas empresas que tratam de utilizar produtos que não contenham o item em seus produtos. Existem diversos, mas cito a nova linha Natural Wave da L'officer Professional, que se volta totalmente para esta proposta! E que além disso, é LIVRE de parabenos, petrolatos/petroquímicos e silicones. Tem qualidade diretamente profissional, mesmo para uso home care.

Vocês podem conhecer sobre a linha clicando aqui.

Além disso, visitei um salão de um bairro nobre, e lá vi os produtos da L'officer logo ao lado de "grandes marcas" como L'oreal Professional, Kerastase, Paul Mitchel e Lanza.


Abraços.
F.

10 comentários:

  1. Anônimo8/13/2013

    to querendo trocar será que consigo? maas e as rsenhas rstsrsrs
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a coisa mais fácil do mundo! Tente o OroArgan da bioderm, é TOP!

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Felipe,sabe me dizer se akele Antiporosidade da Bioderm é livre de sulfato tbm???obrigada

    ResponderExcluir
  3. O detergente contido na fórmula é o "Lauril Sulsucionnato de Sódio".

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  5. Presciso urgente,adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/22/2014

    Adoro seu blog tu é dimais sabes me diser um shampoo barato sem esse sulfato de sódio? E sabes me dizer se o clear masculino o azul tem?Porque o meu cabelo ficou maravilhoso com ele milll beijossssss!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oro Argan da Bioderm. Custa em torno dos 20 reais e é muito bom. Tem resenha aqui! :D

      Não sei dizer, não uso Clear! :D

      Grande abraço e obrigado pelo carinho.
      F.

      Excluir
  7. Anônimo2/20/2015

    onde vende o oro argan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfumarias grandes. Também vende online! =D

      Abraços.
      F.

      Excluir