Dica do Dia: Hidronutrição Capilar! Técnica que Hidrata e Nutre os fios!

Olá pessoal. Tudo okay?
Eu chamo este processo de Hidronutrição; que vou ensinar a vocês.
A dica de hoje é um processo que eu criei em casa e que sempre tem dado certo, e que após ter divulgado, diversas pessoas se tornaram adeptas.


Este procedimento eu indico para quando os cabelos estão muito ressecados, porosos, e perdendo a hidratação, ficando com um tanto toque áspero. Danos por químicas em geral.
Esse procedimento vai repor a água (hidratação [saiba mais sobre reposição hídrica, clicando aqui]) que o fio está tanto precisando e tanto perdendo, dando maciez ao mesmo, e ao mesmo tempo vai selar os fios (nutrição [saiba mais sobre reposição lipídica, clicando aqui]) gerando brilho; evitando que os fios percam esta hidratação.

Ou seja, a Hidronutrição tanto hidrata, quanto nutre os fios. Seu propósito básico, é manter a hidratação selada nos fios por um maior período de tempo, enquanto a nutrição (camada lipídica) fica sobre os fios, mantendo este teor hídrico lá dentro. Por isso o nome da técnica ser Hidronutrição, pois ela realiza duas funções do Cronograma Capilar, de uma só vez; isto pois sua ação hidronutritiva é cabível e combinável entre as etapas.

Como fazer:
Realizar a Hidronutrição é muito simples. Você vai precisar de:

1 shampoo nutritivo ou hidratante (nada de anti resíduos)
1 máscara hidratante (boa) ou ampola hidratante
1 máscara nutritiva (boa) ou ampola nutritiva
1 condicionador hidratante ou nutritivo (opcional)
1 defrizante/sérum (opcional)
1 silicone ou óleo finalizador

Como proceder:
Passo 1: Lavar os fios com o shampoo 2 vezes e enxaguar.
Passo 2: Aplicar a máscara hidratante e deixá-la agir e enxaguar.
Passo 3: aplicar a máscara nutritiva (você pode misturar algum óleo vegetal nela) e deixá-la agir e enxaguar.
Passo 4: Aplicar o condicionador, deixar agir e enxaguar.
Passo 5 (opcional): Aplicar o defrizante/sérum (pode até utilizar algumas gotas de algum óleo vegetal) e secar os fios com o secador. Ou deixe secar ao natural se preferir.
Passo 6: Aplicar um silicone ou óleo finalizador no comprimento e pontas para garantir os fios selados.

Pronto pessoal! Hidronutrição completa! Simples e prático. Cabelos macios e brilhosos são fáceis agora, sem altos custos.
Espero que gostem.

Abraços.
F.

50 comentários:

  1. ahhh concerteza já usei muito e uso quando os fios necessitam realmente funciona e agora tenho que fazer nos fios da minha mãe que estão megas ressecados.... pra quem ainda não testou não sabe o que é ter um cabelo perfeito ..

    ResponderExcluir
  2. Felipe, pode deixar as máscaras agindo durante o banho, ou achas melhor mais tempo, com touca termica e tudo mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Não é necessário touca térmica, mas sim, é melhor o tempo de ação total delas.

      Abraços.
      F.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Ótimo,tuuuudo explicadinho viu =)
    E me diga,que marca de silicone você usou e gostou?
    Bj;)

    ResponderExcluir
  4. Skafe, Elisa Fer, Seda e Niely

    ResponderExcluir
  5. Eu faço sempre Felipe!
    No lugar da mascara hidratante uso ampola e no lugar do defrizzante não deixo de usar meus leave-in e com certeza oleo de argan, diariamente!

    Boa!
    Olhando assim parece difícil, mas é tão bom fazer esse tratamento nos fios! Os resultados são ótimos!

    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  6. gostei da dica, vc explica td muito bem

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/06/2012

    Olá Felipe, tdo bem? Tenho acompanhado seu trabalho e gostado mto, seus posts são ótimos e bem didáticos, parabéns! Adorei a Hidronutrição, gostaria mto q vc indicasse quais produtos (bons, fáceis d encontrar e tbém d comprar "$$$") podemos usar em cada passo do processo. Obrigado! Bjs. San. Limeira-Sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pelo carinho ;]

      Bom, você pode comprar a máscara Mar, Sol e Piscina da Acquaflora ou a Semi Di Lino da Elisa Fer para a hidratação e alguma máscara a base de óleos para a etapa da nutrição, dessa tem várias e para todos os bolsos.
      Shampoos você pode comprar algum shampoo e condicionador hidratante (não é difícil de se encontrar) ou nutritivo com Elsève Liss Intense/Liss Intense Extreme ou OroArgan da Bioderm.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  8. Felipe,

    Adorei as dicas!!! Vou fazer nessa segunda. Me diz uma coisa, vc usa óleos vegetais e essenciais para umectação, ou turbinar as máscaras?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... Não sou de fazer isso. Mas já fiz, e é muito bom :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  9. Oi Felipe...
    estou fazendo o meu cronograma assim estou na 4 semana, falta só N- R
    1º semana H-H-N
    2º semana H-H-N
    3º semana H-H-N
    4º semana H-N-R

    Do esta que estava meu cabelo melhorou e muito pois tenho progressiva e fiz mechas californianas e no inicio do cronograma pintei meu cabelo todo de preto azulado... vc deve imagina como ele ficou detonado "kkkk" triste. a unica coisa que não estou conseguindo recuperar e aparte que estava as mechas californianas, meu cabelo esta super porosos nas pontos. Se vc puder me auxiliar o que devo colocar no meu cronograma capilar? e onde se encaixa melhor a hidronutrição no cronograma? Fico no aguardo adorei seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte que foi descolorida jamais voltará a ser a mesma, infelizmente é assim =/
      Porém, você pode sempre utilizar algum argan sempre que tratar ou não os fios. Faça uma boa plástica capilar que dá um bom resultado!
      E a Hidro encaixe-a no meio da H e da N.
      Tipo: H - HN - N

      Abraços.
      F.

      Excluir
  10. Olha eu novamente.kkkkkkkkkkkk
    NO 5 passo, pode ser substituído por uma tratamento noturno ou leave-in? caso vc opte por não utilizar secador ou placa. Pois estou abolindo estas ferramentas do meu repertorio Cabelistico...kkk ou melhor só utilizo quando faço cauterização ou quando realmente necessite selar o cabelo.

    grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Sem dúvidas Eli! Eu uso leave in mesmo!

      :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  11. Essa Hidronutrição sua, vai entrar no meu Cronograma!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei! Já esta no meu cronograma capilar! Parabéns pelo Blog falei dessa HidroNutrição e de seu Blog lá no meu Bloguinho! Beijocas. http://blogdajhosy.blogspot.com.br/2012/09/hidronutricao-capilar.html

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/21/2012

    posso usar 2 medidas de Rigen+ 1 medida de Midollo para uma mega hidratação de 15 em 15 dias.???Intercalando durante a semana somente com rigen???bjos Daniele Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Não "indicaria" pois não utilizei nenhum dos dois produtos. Só testando pra saber!

      Abraços.
      F.

      Excluir
  14. Gostei muito Felipe. Ah mencionei vc num post do meu blog ok?!
    Vou experimentar a hidronutição. Vocês me fizeram gostar da minha juba =D.
    Segue o link do Blog http://kikamakeup.blogspot.com.br/ citei vc no post cronograma capilar.
    bjos - obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/16/2013

    Oi Felipe! Parabéns pelo blog!!!

    Amei a dica!!! Meu cabelo estava uma palha, seco igual, igual bom bril!!!

    Eu lavei com shampoo Nutrição Celular da Acquaflora, por duas vezes como indica no rótulo do produto e no seu post.

    Aí apliquei a máscara para cabelos extra secos TSC(Tutano, Silicone e Colágeno)Hidratação e Umectação da Bioderm, deixei agir por 30 minutos na touca de alumínio com isopor.

    Depois enxaguei bem, removi o excesso de água e apliquei a máscara Nutrição Celular da Aquaflora, misturada com algumas gotas do óleo Elixir, também da Acquaflora. Mais 30 minutos na touca...

    Enxaguei bem e apliquei o condicionador Hidratação e Umectação TSC da Bioderm, novo enxágue e remoção do excesso de água...

    Apliquei o Leite Hidratante sem enxágue TSC Hidratação e Umectação da Bioderm e umas gotas do óleo Elixir da Acquaflora. E para finalizar utilizei o silicone reparador de fios Vitah Active, da Vitafio.

    Eu nem consigo acreditar no que aconteceu no meu cabelo!!! Está mega hidratado, macio e sedoso, e com muito brilho!!! E o incrível é que eu já tinha utilizado estas mesmas máscaras sozinhas (todos os produtos que usei eu acho maravilhosos) , mas o efeito não tinha sido tão bom, essa combinação de hidratação e nutrição faz toda a diferença. Agora estou super empolgada para começar a entender mais de cabelos e arrasar nos tratamentos caseiros. Um abraço e muito obrigada pela dica, sua explicação é ótima!!!

    ResponderExcluir
  16. ola,amei seu jeito de esplicar as coisas.eu amo hidratar meu cabelo,invisto sempre em produtos profissionais,mas parece que meu cabelo nao se da muito bem com a reconstruçao,vc acha que devo parar de usar reconstrutores com queratina,e passar a usar outro tipo de reconstrutor...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo tende meio que dizer do que ele precisa ou n. Siga experimentando mais H e N!

      F

      Excluir
  17. Posso trocar o silicone por yamasterol ou alguma outra coisa?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/28/2013

    Tem algum problema em usar ampolas junto com as máscaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pergunta for em modo geral, leia este post:
      http://beautynroll.blogspot.com.br/2013/07/cronograma-capilar-cabelos-danificados.html

      Agora se for para a Hidro, se a proposta da ampola for compatível com H e N, pode sim! :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  19. Felipe, quero fazer, mas como sou a louca do batismos queria saber se posso batizar as mascaras, pois as minhas não são das mais potentes (caras) .A de hidratação queria batizar com uma ampolinha de A+B da arovitel e a de nutrição com uma ampola de ceramidas, pois ja li que vc super indica para o processo. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayana, tudo bem? :]
      Siga, faça isso sim! É um plus! =D
      Se tiver azeite ou algum óleo vegetal puro, melhor ainda para a N.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  20. oi Felipe, me tira uma dúvida: ja ouvi e muuuuito falar que quando a gente faz umectação(usar óleo nos cabelos e lavar), não pode secar o cabelo com secador. neste caso que vc postou, posso fazer escova secando o cabelo com secador? bjocom secador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim e deve, para maior selagem do tratamento! Porém, como instruí, com uso de protetor térmico/defrizante e afins. Contudo, se não desejar, pode deixar sim secar naturalmente. =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  21. Anônimo8/12/2014

    Fe tenho cabelo mt cacheado e armado e de um tempo para ca ele esta ficando mt quebrado talves seja pq eu uso ele preso e molhado diariamente vc tem alguma saida ? Pq se eu sair com ele seco ele fica mt armado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem algum tipo de química ou dano nos fios?
      Te indico o uso de produtos nutritivos. Tenha SEMPRE em mãos, ativadores de cachos e leave ins para forma.
      Produtos com colágeno, caso não tenha químicas, potencialmente já te ajudarão na questão da quebra. :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  22. Ola Felipe, adoro seu blog, estou aprendendo muita coisa!!! Agora eu li q vc indicou a Rigen para uma leitora para hitratacao, entao o meu cabelo e liso e fino e esta poroso e seco nas pontas, por devidas progressivas e tintas vermelhas, a minha pergunta e a seguinte, se eu usar a Rigen com H, qual q eu poderia usar como N e tenho Deep Reconstrutor para a 3 etapa, desde ja agradecida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ve! Muito obrigado pelo carinho! :D Que bom que estou lhe ajudando! :D

      Só uma pergunta, essa Deep é de qual marca? :D

      Bem, como N, se quer seguir a linha da Alfaparf mesmo, use a Nutri Seduction! :D Super indico! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  23. Amei seu blog. Voce sabe me dizer se a mascara BB Cream da Alpha Line seria H ou N ? Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri! =D
      Obrigado pelo carinho!
      Então, não sei pois não usei e só a vi no stande no dia do lançamento. Tem a fórmula? =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  24. Anônimo2/20/2015

    Felipe gostaria de usar a máscara Morte Súbita da Lola. Onde ela se encaixaria na aqui na HidronHidição, H ou N? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A Ms é mais um mix das fases, mas se quiser mesmo utilizá-la aqui, indicaria utilizá-la na etapa da N. :}

      Abraços.
      F.

      Excluir
  25. Anônimo2/20/2015

    Obrigada! Vc sempre mt atencioso. :*

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/26/2016

    Olá, Felipe! Gostaria de saber, se posso misturar as duas máscaras em um único recipiente. Fazendo só uma aplicação, ao invés de duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não pode! Não dará o resultado necessário, e será apenas uma "mistura" diluída de ambas as etapas.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  27. A hidronutrição é o novo amor da minha vida! ❤
    Meu cabelo detestava a H, ficava feio e cheio de frizz, dava até uma tristeza quando chegava o dia desta etapa, pq não da p deixar o cabelo sem água né?! E passar 2 dias com o cabelo feio era super chato. Agoraaa que descobri essa maravilha aqui, troquei minhas H por HN e sou feliz! Obrigada Felipe. 😃😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que amor, fico feliz por isso! <3
      Sei como é, por este mesmo motivo criei a Hidronutrição! :D
      Feliz que está satisfeita e "feliz", como citou. ahhaha'

      Abraços.
      F.

      Excluir
    2. Meu cabelo é muito secos,e queria fazer essa técnica mais não estou conseguindo

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite posso usar um oléo vegetal em uma máscara de hidratação para fazer a hidronutricão?

    ResponderExcluir