Dica do Dia: Reconstrução, Queratina, Óleo, Vitamina! UP nos Fios Danificados!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar um pouco sobre os tratamentos necessários para os fios danificados.

Quando nossos cabelos ficam danificados, é normal procurarmos por produtos e produtos para que consigamos recuperá-los. E não há como evitar que nenhum tipo de dano ocorra a fibra capilar algum dia, isso porque o fio existente já está exposto, então ele está sujeito a qualquer coisa, benéfica ou maléfica que venha a acontecer a ele.
Não são só os tratamentos químicos que têm o poder de danificar os fios de cabelo, também os danos mecânicos e térmicos, como os danos climáticos gerados pela própria natureza.
Danificado, o fio tende a perder progressivamente suas proteínas estruturais que formam a integridade do mesmo, sendo necessária uma reposição dessa massa para evitar que o fio se parta.

Todo tipo de cabelo necessita de cuidados periódicos, sejam os fios normais, secos, oleosos, ou como forem, isto porque os cabelos não são uma matéria viva como a pele. Esta que ao simples ato de nos alimentarmos, é capaz de absorver os nutrientes, vitaminas e proteínas vindos das nossas fontes de energia, tornando-a mais saudável, macia e viçosa. Já o cabelo, que não tem vida, não é capaz de fazer isso, sendo necessário que se você deseja mantê-los saudáveis, bonitos, macios e brilhantes, vai necessitar aplicar sobre eles produtos que recuperem os danos que são causados a eles, diariamente, semanalmente, ou mensalmente um tratamento mais intensivo intercalado com os cuidados diários.
Um simples exemplo é quando a pele é machucada, ela tende a sangrar e se partir, mostrando que ela foi danificada. Você logicamente fará uma limpeza e aplicará algum remédio e fará algum curativo; o "mesmo" você faria com o cabelo, aplicando de máscaras a ampolas... Porém, você pode notar que a pele, você não precisa ficar num cuidado tão constante, pois em alguns dias, mesmo que com cicatrizes, se tende a se regenerar por si só (há exceções), já os fios são inábeis de fazê-lo, ficando necessária a reposição de nutrientes sobre o mesmo quando estes estão danificados e sensibilizados.

Reconstrução Capilar é a saída mais certeira para fios que se encontram danificados. Porém, existem vários tipos de produtos, e várias técnicas de aplicação dos mesmos, cada tipo de item reconstrutor capilar com uma função única e singular, isto sem falar nos ativos, que você também pode encontrar produtos que levam apenas óleos vegetais em suas fórmulas prometendo reconstrução da fibra.
Já reparou que produtos com proteínas levam diversos nomes diferentes? Reconstrutores, reparadores, restauradores, repositores, selantes...

Não tem como fugir da reconstrução capilar, vez ou outra é necessário correr a ela. Isto porque, como nem todo mundo sabe, o simples ato de pentear, escovar ou desembaraçar os fios já é o suficiente para poder causar danos sob as cutículas dos fios, devido a tração e força impulsionados nestes casos.
Sem falar dos efeitos nocivos dos raios solares. Isto porque como falei acima, mesmo virgens, os fios são atingidos pelos efeitos da própria natureza, e o sol é um herói na nossa vida, mas age como um vilão para os fios. Ele que pode danificar as cutículas dos fios, e em casos mais extremos, pode até danificar o córtex.
Uma boa remediação é se precaver, e utilizar-se de finalizadores que contenham proteção solar, seja em spray, em pomada, em leave in, em sérum, em ceras. Aplicando algum item que proteja seus fios do sol, pronto, já é uma preocupação a menos com eles.

Vale lembrar que cabelos apenas ressecados podem se dar bem apenas com uma hidratação ou nutrição, o mesmo vale para cabelos opacos, com algumas ressalvas, em que alguns casos são necessárias aplicações de proteínas em conjunto, sob os fios.

O uso dos silicones (falei sobre eles aqui) nos produtos reconstrutores é uma coisa bem normal. E na realidade, é uma coisa bem benéfica, uma vez que com as proteínas e aminoácidos intra-estruturados no interior da fibra capilar, ou sobre ela, ou sobre as fissuras (hidrolisados e nano-encapsulados das mesmas), os silicones rodeiam os fios formando sobre eles uma capa protetora que auxilia em uma maior proteção e reparação dos fios, gerando também maior tempo de não perda nesses nutrientes que são tão essenciais para os fios.
Os silicones mais nobres, os amínicos são capazes de se depositar sob as fissuras da fibra danificada, impedindo que ela se parta, como uma maça de concreto ou massa corrida em uma parede esburacada.
Os silicones também protegem os fios de perderem a hidratação e pigmentos naturais e artificiais.

Vitaminas
O uso das vitaminas nos cabelos tem uma função agradável, como a vitamina E que tem ação antioxidante, dando proteção para que o fio não oxide e se envelheça, ou as correntes da vitamina B como o pantenol, d-pantenol, etc, que são capazes de reter umidade nos fios, mantendo-os hidratados.
A vitamina C é capaz de dar um melhor "polimento" aos fios, deixando-os mais saudáveis nas extremidades, uniformizando o sensorial, sendo capaz de reduzir a porosidade dos fios.


Queratina
É o elemento base constituinte da fibra capilar, sendo que o fio é constituído de cerca de 90% dela. Porém, não basta aplicar queratina nos fios para reconstruí-los, isto porque a queratina é uma molécula muito grande, que se torna incapaz de penetrar na fibra capilar, e como é formado de uma ligação de outras proteínas, o ideal é que estas sejam separadas umas das outras, gerando a queratina hidrolisada (hydrolyzed keratin), que desta forma se torna capaz de entrar nos fios reconstruindo-os, ou ainda quaternizar as moléculas de queratina que se aderem com mais facilidade aos fios por cargas positivas. A glicina, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina e glutamina são capazes de doar força e resistência aos fios; a alanina, leucina, isoleucina, prolina, fenilalanina (um adoçante), valina e metionina são capazes de auxiliar na hidratação dos fios; a arginina, a glutamína (o ácido glutâmico), a lisina, a histidina e a aspargina (o famoso ácido aspártico) são capazes de proteger a cor dos fios e eliminar frizz. Todas em um todo são capazes de gerar brilho aos fios.
Conheça alguns produtos com queratina clicando aqui.

Óleos
Os óleos vegetais são também muito necessários para a saúde, brilho e maleabilidade dos fios. Eles formam sobre os fios uma barreira lipídica que protege os fios dos danos externos, substituindo a camada lipídica natural perdida ou em falta (em alguns tipos de cabelos, inexistente). Também podendo ser utilizadas as ceramidas, que são uma fonte lipídica natural dos cabelos, que com os danos acabam se dissipando. É importante nutrir os fios com este material oleoso para que eles fiquem sempre bem protegidos.
OBS: óleos vegetais, não derivados do petróleo.
Conheça alguns produtos com óleos vegetais clicando aqui.

Abraços.
F.





3 comentários:

  1. Anônimo8/13/2013

    Adorei :D suas postagens são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. oi, eu sempre leio suas postagens e gosto muito mesmo. Eu estava atrás de um produto reconstrutor pros meus cabelos, mas um reconstrutor que não tivesse somente proteína e ceramida como ativo, embora seja importante meu cabelo multiplamente processado precisava de queratina e cia. procurando, eu encontrei um produto da bioderm, o nome é lizzforce, eis a composição: silk amino acids, hydrolyzed keratin, creatine, mineral oil, propylene glicol,methylchloroisotiazolinone and methyliso-tiazolinone, cetearyl alcofol, cetrimonium chloride,lactic acid, cyclopentasiloxane, cetearyl alcohol and ceteareth-20 and sorbitan stearate andPOE 20 sorbitan oleate, phenoxyethanol, phenyl trimethicone, behentrimonium chloride, dex pantenol, parfum, benzil benzoate, aqua. A proposta dele é cabelos mais lisos e reidratante para cabelos com progressiva. mas não enetndi muito por que com os principais componentes em primeiro lugar queratina e creatina, ele é reconstrutor ou hidratante? oque eu sei é que gostei muito do efeito no meu cabelo, só tem a infelicidade do óleo mineral, minhas pontas principalmente ficaram com um brilho incrível, o cabelo ficou macio, mas não macio de hidratação, um macio diferente e as pontas bem reparadas, eu não tinha usado condicionador nem antes nem depois. gostaria de saber oque vc acha dessa composição, e se poder fazer uma resenha com as suas considerações. comprei em sachê na framácia, mas tem em pote, o nome lizzforce da bioderm. gostei muito e vou comprar pra amaciar meu cabelo quando uso a queratina, um grande beijo e um abraço apertado!

    ResponderExcluir
  3. oi adoro seu blog sempre leio e confio! estava procurando uma máscara reconstrutora, a base de queratina e família. eu encontrei uma da bioderm, lizzforce a base de queratina, creatina e proteína da seda. o que achei interresante é que esses componentes vem em primeiros na composição(seguido pelo óleo mineral infelismente). usei sem condicionador e gostei muito mesmo, as pontas ficaram muito brilhantes meu cabelo ficou macio, mas um macio diferente de uma hidratação... enfim, seria bom se você podesse resenhar o produto eu achei interessante, embora ele venha com a proposta reidratante e prolongador do efeito liso pelos componentes achei mesmo ele reconstrutor. um abraço.

    ResponderExcluir