Dica do Dia: Cabelos Grisalhos! Como cuidar? Por que não pigmentam?

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje falarei de cabelos grisalhos; como eles surgem, como são formados, e por que são difíceis de pigmentar e dando uma dica: matizar-lhes (progressivamente). 

Geralmente os homens quando vão cuidar dos cabelos, representam uma margem relativamente pequena quando se trata de alteração de cor. Entretanto, os que frequentemente mais se aproximam de realizar uma técnica de coloração ou pigmentação, são aqueles que já alcançaram certa idade na qual já começaram a lhes aparecer fios grisalhos na cabeleira.
Isto, pois o desejo deles centra-se em, pelo menos no começo, “anular” esta aparência de idade.  Alguns recorrem a uma tintura tonalizante que conferem uma cobertura geral dos fios, outros preferem algo mais suave, que cubra apenas alguma parte destes fios; outros, já em casos mais avançados procuram técnicas de ballayage, que lhes permite mesclar estes fios com “novos” mais escuros, gerando um efeito mais natural, sem perder o charme dos fios brancos e sem chamar atenção por ter tingido os cabelos.
O que acontece quando os novos fios crescem com a coloração branca, é um denominador sim de envelhecimento, uma maturidade superior. Isto, pois os mesmos tendem a não ter mais a distribuição de melanina (eumelanina, esta que quanto maior a concentração, mais escuro é o fio; e feomelanina); esta, que vem a definir a cor de nossos cabelos. O fio mais platinado já quase não tem pigmento, ficando entre 0,1 ao 0,2%. Os fios brancos, que dão o efeito grisalho, já não contêm a referida, sendo isentos, em exato 0%.
Portanto, para se ter uma base exata, um fio castanho contém em cerca de 1% de sua estrutura, a melanina; já um fio loiro, por exemplo, contém cerca de 0,3 ou 0,6 em escala crescente, do loiro claro ao natural se enquadrando em escala menor. A escala quantitativa de pigmento nos fios vem de fatores genéticos.
As cutículas dos fios brancos, naturais, são mais fechadas, o que de fato dificulta a penetração e fixação de moléculas pigmentadas, e por isso, desbotam com maior facilidade. Pois quanto mais claro for o fio, mais pigmento artificial depositado sobre si ele soltará.
Entretanto, uma vantagem sobre os fios brancos (naturais), é que os mesmos são mais resistentes, por serem mais queratinizados; por isso mesmo, a dificuldade de neles fixar um cor.
A dica é mesmo não tingir os fios de uma forma total, chegando ao tom natural progressivamente, isto para não causar muito impacto visual. Já quem é mais radical, geralmente opta por usar logo a tintura masculina, o que não tem problema nenhum.
Mas já quem gosta dos fios grisalhos sim, um problema pode vir a ocorrer... Os fios ficarem amarelados, mesmo que suavemente e aos poucos. Nos fios loiros, isso já dá uma aparência desagradável aos mesmos, e nos brancos isso piora, pois pode remeter à falta de cuidados.
Contudo, o que poucos sabem é que já há no mercado uma forma de sanar este problema facilmente. São eles os desamareladores e matizadores. Eles que em geral contém a pigmentação violeta, que é a responsável para anular esta reflexibilidade em cor amarela. Isto, pois o violeta, ou roxo, é a cor ‘oposta’ ao amarelo, e quando é colocada sobre a sua cor oposta, ambas se neutralizam, gerando um efeito óptico que revela brilho e cor mais esbranquiçada, por neutralizar a superfície colorida e revelar o fundo ‘real’ (já que nos cabelos escuros, que contém alta dose de melanina, isto não seria tão visível aos nossos olhos). No caso destes é melhor a utilização de um produto que tenha ação mais progressiva, pois como o fio é extremamente claro, a superfície pode sim ficar manchada com produtos de efeito imediato.

(Dei a dica geral para os homens, mas serve também para as mulheres que já assumiram os grisalhos)

Deixo abaixo pra vocês, alguns bons exemplos de produtos para esta proposta:

01 - Shampoo Silver da L'oreal Professional
Indicado para cabelos grisalhos.

02 - Shampoo Silver Touch da Vizcaya
Indicado para cabelos grisalhos.

03 - Shampoo Desamarelador da Amend:
Indicado para cabelos grisalhos. 

04 - Shampoo Grisalhos - Homem da Ecologie
Indicado para cabelos grisalhos. Já direcionado ao público masculino.

05 - Shampoo Cabelos Grisalhos - Homem da Bioextratus
Indicado para cabelos grisalhos. Já direcionado ao público masculino. Com extrato de cevada. 

06 - Linha Angelux Proctecion Color System da Salvatore
Indicada para cabelos loiros e ruivos.

07 - Linha Perfect Blonder da Floractive
Indicado para cabelos descoloridos e grisalhos.

08 - Linha Platinum da L'Officer Professional
Indicado para cabelos platinados e grisalhos.
Resenha em breve (preciso me preparar para ficar loiro novamente). Deixo então um link para conhecerem a linha, aqui.

Deixo também, o link da resenha da Patricia Miranda do blog Fadas Maquiadas, sobre a linha Platinum da L’officer Professional. Que é o lançamento mais recente da marca. 
Podem conferir a resenha feita pela loira, CLICANDO AQUI.

Abraços.

F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário