Dica do Dia: Óleo de Ojon! Por que o interesse?

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar pra vocês sobre o Óleo de Ojon, e porque eles desperta tanto interesse.

O Óleo de Ojon, com nome químico (Elaeis Oleifera Kernel Oil), é um óleo extraído das nozes de uma palmeira existente no caribe, onde é utilizado pelos habitantes de Honduras para tratar tanto os cabelos quando a pele.
Ele é um tipo de "óleo milagroso", de multi-funções, sendo rico em ácidos graxos (como o ácido oleico e o linoleico), tendo uma baixa quantidade de ácidos graxos saturados.

Ele é um óleo tão grosso e concentrado que em temperatura ambiente ele se solidifica, apresentando aspecto de uma manteiga bem resistente de coloração marrom avermelhada.

Ele já vem recentemente sendo utilizado em produtos cosméticos para benefícios da pele (de 1 a 5%) e principalmente com cabelos (de 0,5 a 2%), proporcionando vários benefícios, sendo utilizado em vários tipos de produtos cosméticos como máscaras e séruns.

O Óleo de Ojon puro pode ser utilizado (como no costume caribenho) de diversas formas no cabelo... Minutos ou horas antes de se expor ao sol com algumas gotas (ele protege os fios dos raios do sol), em umectação antes de dormir, após o sol, para hidratação e nutrição capilar. 20 minutos nos fios são o suficiente para realizar o tratamento benéfico vindo deste óleo.
Ele por ser muito "forte" em questão de tratamento, é principalmente indicado para quem tem cabelos muito secos (ou muito ressecados) e danificados, sejam por químicas ou utensílios mecânicos e de calor. E por ele ser tão bom assim, não é indicado para ser utilizado de imediato antes da coloração ou alisamento, podendo comprometer o resultado final.
O óleo também contém cisteína, que vai aos poucos restaurando a saúde dos fios. Com isto, pode se dizer com certeza, que ele é mais forte e poderoso do que o já querido óleo de argan (mas ele não sai não, já se estabeleceu). Fora que em comparação a este, os benefícios e tratamento do ojon são notados em menos aplicações e menos tempo, comprovando a eficácia do ativo.

Dentre seus benefícios para o cabelo podemos esperar hidratação, brilho natural, vitalidade, proteção (térmica e mecânica), ação antioxidante, restauração de fios danificados, maciez, resistência, eliminação do frizz e sedosidade.

Curiosidade: a tribo que inseriu o ojon á nossos olhos foi a tribo Tawira Miskito que signofica "Povo do cabelo bonito"... Faz sentido? =D

Já testei dois produtos com base neste ativo, ambos da Miskito, a Reversion Mask (resenha aqui) e o Americanoil (resenha aqui).


Abraços.
F.



Nenhum comentário:

Postar um comentário