Chia e Óleo de Chia: Benefícios Estéticos e para Saúde!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar pra vocês sobre a chia e o óleo de chia. 

A chia (de nome originário Salvia Hispanica), de origem vegetal,  fornece diversos benefícios para a saúde, sendo rica em diversos tipos de nutrientes (como carboidratos, proteínas, fibra, cálcio, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, manganês, zinco e cobre), além de que ela é livre de sódio. Encontrada originalmente no sul do México, ela tem três estados de utilização: farinhas, grãos e óleo.

Mesmo sendo muito benéfica, é recomendada apenas a ingestão de 25 gramas diários (isto, pois apenas 10 gramas da semente contêm cerca das 38 a 39 calorias), para não se afetar uma dieta, vide ao percentual calórico da semente. Em contraponto, 100 gramas da semente de chia, representam mais de 60% de nossas necessidades diárias de ferro e de manganês; como ela sendo composta em cerca de 20%, de proteínas.

Uma porção dela contém grande parte de ômega-3, uma “gordura do bem” (que evita doenças cardiovasculares e o alto índice de colesterol), que ultrapassa a da nossa necessidade diária (uma fonte do item, muito útil para quem não gosta de peixes e frutos do mar, assim como eu), ultrapassando também, quantidades presentes em peixes.

A semente de chia, por ter riqueza em fibras, a chia ajuda a regular o intestino, sendo potencialmente mai eficaz do quê a própria aveia, quem contém cerca de quatro gramas a menos de fibra, do quê a chia (em quantidade a 50 ou mais gramas).

E quem se beneficia também do alimento, são os intolerantes à lactose! Isto, pois a chia também é rica em cálcio, tendo mais deste nutriente, em cem gramas da semente, do que um copo de leite integral.

Benefícios de Emagrecimento:

Como benefício para o emagrecimento, a chia é capaz de proporcionar maior saciedade, através do contato com o estômago. Também tem ação antioxidante, sendo capaz de neutralizar radicais livres. Isto é facilmente explicado pelo fato de quê ao se ligar aos fluidos estomacais, a semente absorve cerca de doze vezes seu peso em água, o que a faz “soltar” um gel, que “forra” momentaneamente o estômago, o que auxilia-nos a não sentir muita fome por um maior período de tempo, por diminuir a velocidade da digestão. Ela auxilia e muito na queima de “gordura má”, como por exemplo, gordura localizada por meio dos ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3 e ômega 6).

Benefícios Estéticos (Pele e Cabelos):

Por seus benefícios antioxidantes,  evita o envelhecimento dos fios e os protege do desbotamento. Também previne o ressecamento dos fios e da pele, e desta, também a redução da acne.
Prevejo, particularmente, a Chia (que já está conquistando aos poucos seu espaço) e o óleo de chia, com certa evidência na indústria alimentícia e na indústria cosmética.
Abraços
F.

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Um comentário:

  1. Tenho o intestino preguiçoso e a nutricionista me recomendou o óleo de chia e foi a melhor coisa que usei para este fim... Agora quero experimentar o óleo de chia nos cabelos rsrsrs Já que tenho o cabelo bastante ressecado, deve ser uma maravilha!

    BJOS

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