Dica do Dia: Sérum não é Reparador de Pontas! Meus Favoritos!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje a dica é sobre os séruns capilares. Eles que ao contrário do que muitos pensam, não são a mesma coisa que reparadores de pontas!

Como disse no título, sérum não é reparador de pontas! Isto, simplesmente porque os reparadores de pontas utilizam-se de silicones mais "simples" no geral, tendo apenas um efeito "make up", que selam as pontas duplas e geram um pouco de brilho e maleabilidade, perdendo todo o efeito com o uso do shampoo diário. Os séruns capilares são produtos a base de silicones que auxiliam no tratamento capilar. De textura variável, podendo serem mais grossos, medianos ou até líquidos, no geral não engorduram os fios, pois os silicones não são oleosos (tem gente que confunde muito textura siliconada com textura oleosa, é muito diferente).
Com uma textura de fácil aplicação e de secagem rápida, os séruns são capazes de proporcionar efeito imediato, com uma pequena quantidade do produto.

Os séruns são capazes de imediatamente proporcionarem brilho, maciez, suavidade e proteção aos fios. Isto porque alguns deles têm proteção solar, e a maioria deles contém proteção térmica, podendo ser utilizados nos fios úmidos ou secos.

Algumas gotas são o suficiente para conseguir auxiliar na hidratação dos cabelos, ajudando a manter os  tratamentos utilizados anteriormente por mais tempo nos fios. O legal também, é que alguns deles contém além dos silicones mais finos, alguns ativos de tratamento, como queratina, proteínas, óleos vegetais, ou manteigas, por exemplo; o que contribui para uma melhor ação benéfica do produto.

Eles formam uma capa/barreira protetora sobre os fios, que os protege das agressões externas, como mecânicas e térmicas (secador, prancha e babyliss), também evitando a proliferação de sujeira intensa sobre os fios. Também são ótimas opções para remover mau cheiro dos fios, que podem ser obtidos com cigarro, fumaça de churrasco, entre outros; também são ótimos auxiliares das escovas progressivas e do efeito liso, pela capa externa que ele forma.
Gosto muito mais dos séruns que tem um "algo a mais" na fórmula além dos silicones, isto porque eles selam estes ativos na fibra capilar, mantendo-os ali por muito mais tempo.

Não tem contra-indicação, podendo ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. O correto é aplicar mais no comprimento e pontas, para fios oleosos evitar a raiz é uma boa pedida. Antes e após a escova e/ou a prancha, ajuda a manter a integridade dos fios e proteger dos danos do calor, e também eliminar o frizz, dar brilho e controle para os fios, acabando com a eletricidade estática e aqueles arrepiados chatos.

Vou citar aqui pra vocês bons exemplos de séruns, e AH! Vale lembrar que a maioria daqueles "óleos capilares" contendo vários silicones nas fórmulas, podem se considerar como séruns sim! =D

Bem, meus favoritos:

Serum Diamond Finish da L'officer Professional

Ele é bifásico! contém um liquido vermelho na fase 1 e um liquido incolor na fase 2; é liquido! Ele vem em um frasco de 100ml, um frasco de vidro com um design perfumista (que não é por menos, pelo fato do produto conter uma fragrância de perfume internacional). Retira a eletrostática dos fios dando brilho de diamante, também podendo ser usado como perfume nos fios, para retirar cheiro de cigarro e gordura.
Confira a resenha clicando aqui

Sérum Diamond Thermo Brush:

Ele é leve, não engordura na mão, nem nos cabelos. Ele é formulado com um silicone exclusivo chamado DC 245, que protege os fios do calor do secador.
Na fórmula, além de silicones, eu encontrei: panthenol, hydrolyzed silk, propylene glycol, wheat, bran extract e hydrogenated castor oil. Ou seja, ele também tem potencial de tratamento.

Ele é roxo! Excelente para fios loiros! Realmente dá uma matizada leve, bem perceptível!!! Aliás, vou aplicar agora! ahah' Também contém meus amados pantenol e a seda hidrolisada (sericina).
Confira a resenha clicando aqui.


Shine Repair da Maxliss

Shine Repair pode ser utilizado antes da escovação, mas é principalmente indicado para a finalização. Seus ativos base, além dos silicones mais leves (o produto é liquido) são as proteínas da seda, conhecidas como Sericina (falei sobre este ativo amado por mim aqui), e Prodew 500 (que é um composto de proteínas e aminoácidos). Também contém filtro solar e promete não sair na água! 
Confira a resenha clicando aqui.

Sérum Semi Di Lino da Elisa Fer:

Ele tem 3 funções: finalizar, proteção térmica e dar brilho (todos com ação anti frizz). Ele também remove odores.
Confira a resenha clicando aqui

Cristall Repair da Néctar Professional:

Trata-se de um finalizador pós secagem e/ou pranchar para os cabelos.
"Cristal Líquido em spray com fórmula exclusiva para potencializar o brilho e dar sedosidade aos fios, proporcionando uma excelente definição aos penteados."
O produto é altamente fluido, liquido e não oleoso, contém alguns silicones e uma incrível fragrância de vanilla.
Ele espirra esfumaçado, não daquele jeito que espirra pra todo lado, mas sim de um forma que vira uma 'nuvem' aromatizada.
Confira a resenha clicando aqui.

Também gosto e muito do Sérum Keramax da Skafe (resenha em breve), estou super feliz que voltou para a linha!



Saiba mais sobre os silicones clicando aqui.

Confira vários óleos de tratamento cosmético, que são séruns também, clicando aqui.

Abraços.
F.




9 comentários:

  1. ADOREEEEI \Õ/
    Eu amo essa spray de brilho da néctar tbm, pena que o meu já se foi!!!! :((((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo!! E dentre esses, é no geral o que menos uso e gosto... Então imagine os outros!!! =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Uiaaaa, não sabia dessa diferença toda...bom saber ídolo!!
    Bjs Bjs
    http://www.biroskadakeka.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei Keka!!
      Aulinha de sexta feira! hahah'

      Abraços.
      F.

      Excluir
  3. Aprendi mais um pouquinho com meu amigo... adoro

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  4. pirei nos seruns felipe são ótimos mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos uma delícia Sô!! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  5. Um ótimo reparador de pontas que utilizo é o Cristalli Liquidi da linha Semi Di Lino Diamante Illuminating da Alfaparf, é um precioso fluído de beleza com efeito luz instantâneo para cabelos leves, penteáveis e macios ao toque. O extrato de Sementes de Linhaça, rico em Vitamina E anti-oxidante, proporciona força e luminosidade aos cabelos. Protegidos por uma película invisível, tornam-se macios, fáceis de pentear e agradáveis ao toque.

    ResponderExcluir