Dica do Dia: Ácidos no cabelo, e o Glioxílico das Progressivas.

Olá pessoal, tudo okay? =D
Hoje a dica será sobre o uso dos ácidos nos produtos de cabelo.
Será que fazem bem ou mal aos fios?


Pra início de conversa, deve se salientar que cada ácido tem uma formulação química diferente, portanto, cada um terá sua função específica na fórmula de um produto. Não é porque você leu lá na fórmula "ácido" ou "acid" que o componente vai realmente agir nos fios, ou acidificá-los. O uso de ácidos (e seus vários tipos) tem funções diferentes nos fios de cabelo, por exemplo, uns agem como estabilizantes das fórmulas e alguns outros realmente interagem com os fios!
Agora conheçam alguns tipos deles!


Ácido Azeláico: Tem função bactericida.
Ácido Bórico: Tem ação adstringente, bactericida, fungicida e antisséptica.
Ácido Cítrico: (Um que é bem popularmente encontrado em fórmulas) É obtido vindo de frutas cítricas e ácidas. Exemplos: laranjas, limões, tangerinas, maracujás, tangerinas, nectarinaspode ser obtido de frutas ácidas como limão, laranja, tangerina, maracujá, entre outras. Age como um acidificante nas fórmulas dos produtos capilares.
Ácido Esteárico: Ácido que doa consistência aos produtos.
Ácido Glicólico: vindo a partir da cana-de-açúcar e  na pele, renova a epiderme estimulando a produção de colágeno. Já nos fios, pode agir com um agente hidratante quanto está no pH 6, mas se passar disso, pode danificar os fios ou a pele também, se tornando um glicolato.

Ácido Hialurônico: Tem afinidade com a água. Auxilia na hidratação e evita a perda de proteínas, formando uma espécie de película superficial sobre os fios de cabelo. Também ja vem sido utilizado em algumas escovas e tratamentos.
Um exemplo é o botox capilar (veja a resenha do produto da Maxliss clicando aqui)
Ácido Lático: É produzido pelo corpo humano também! Ele retém umidade, auxiliando na hidratação. Nos cosméticos, regula o pH dos produtos e tem além de ação hidratante e umectante, ação antimicrobiana.

Agora o tão famoso ácido glioxílico contido nas atuais escovas progressivas, inteligentes, etc.

Ácido Glioxílico: Ele é obtido a partir de micro-organismos e plantas. O uso deste ácido nos cabelos, através de seu pH altamente baixo, cerda de 1,0 a 1,5, acaba por quebrar as pontes de cistina contidas nos nossos fios de cabelo, abrindo-lhes as cutículas entrando pelos fios, o que também ocasiona um rompimento nas pontes de enxofre contidas no córtex capilar. A partir disto, é possível alterar a estrutura dos fios e moldá-los como se desejar.
Por isso é incorreto dizer que essas escovas não são "químicas", apenas tratamento.
É fácil identificá-lo nas fórmulas por conter um cheiro caracteristicamente ácido.
Após o uso, geralmente contido nas escovas redutoras de volume, seu efeito dura mais ou menos de 2 a 3 meses, dependendo do tipo de cabelo. Cabelos mais danificados e porosos geralmente durarão menos tempo com o efeito da escova, entretanto, com o uso "progressivo" terão o pH regularizado e aspecto poroso notavelmente melhorado. 


Abraços.
F.

21 comentários:

  1. Anônimo3/07/2013

    Felipe, será que escovas tão ácidas não seriam corrosivas a ponto de promover um "afinamento" dos fios", e perda de matéria?

    Ou o grau de acidez seria ideal para promover o "selamento" dos fios, e manter os nutrientes dentro dos fios?

    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela!
      Eu creio que sim. Por isso não é indicado ficar repetindo o processo, tendo um mínimo essencial de tempo entre uma aplicação e outra!

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Ótimo post!! Adoro informações técnicas..heheheh
    Muito importante saber diferenciar os ácidos... adorei, Fê!
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, seu blog é um amore;)
    Toh te seguindo, segui lah tbm ??

    http://janainadsm.blogspot.com.br/

    Beeeeeeeeeeeeeeeeijokas*--*

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/27/2013

    posso usar qualquer pó descolorante depois de ter feito o uso de acido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, é relativo. Pode e não pode ao mesmo tempo. Isto pois qualquer descolorante que você utilizar, irá de fato remover o ácido, e contudo, removerá a escova!

      É preferencial descolorir e algum tempo depois ir para a EP, caso deseje os dois.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  5. o alizamento com acido nao resseca ou embaraça mais o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do caso... Do tipo de cabelo, do estado do cabelo, do produto utilizado e da técnica utilizada.
      Eu estou deixando de lado, particularmente.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  6. Oi Felipe! Parabéns pelo blog.Sou escovista e trabalho muito com produtos selantes. Particularmente o que eu acho é que o melhor produto seria o acido latico e o pior a longo prazo é o formol. O pior a curto prazo e a carbocisteína pois alem de não ser compatível com todos ela desbota muito o cabelo

    ResponderExcluir
  7. oi, boa noite. eu usei uma escova a base de acido glioxilico e acrilato, 1ka steel, conhece? pois é foi boa pro comprimento, meu cabelo é crespo e uso guanidina e progressiva pra tirar o aspecto esticado da guanidina. porém resolvi fazer alguma progressiva que alisasse a raiz tambem pra parar com a guanidina. acontece que o comprimento ficou bom, mas a raiz quase não alisou. Agora quero fazer a raiz com guanidina mas não sei quanto tempo tenho de esperar, ou qual procedimento devo tomar na hora de passar a guanidina. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anik!

      Este é um dos grandes problemas de quem faz progressiva. Pois progressiva não alisa os fios, ela alinha as cutículas! :]

      Bem. Para removê-la, você tem três opções:
      1 - Desmineralização Capilar
      2 - Desintoxicação Capilar (confira por aqui: http://beautynroll.blogspot.com.br/2013/09/detox-rr-desintoxicacao-capilar-da.html)
      3 - Focar no uso de shampoo anti resíduos com procedência ao uso da Queratina (confira por aqui: http://beautynroll.blogspot.com.br/2013/05/post-especial-trocando-escova.html)

      Abraços.
      F.

      Excluir
  8. obrigado, seguirei suas dicas, um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Felipe eu uso os alimentos da Dicolore q considero mt bons. Você conhece pode me dizer alguma coisa sobre eles. Get strait, thermicliss e maxxx efect. Wilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma, tudo bem?
      Só ouvi falar da marca, nunca usei nada deles nem tive contato. Fico lhe devendo esta! =[

      Abraços.
      F.

      Excluir
  10. Felipe, bom dia!
    Há muitos anos atrás fazia relaxamentos a base de hidróxido de sódio, parei. Já usei henê incolor e o cabelo ficou maravilhoso, parei por causa da tintura que só podia ser aquelas à base de chumbo. Fiz progressivas que acabaram com o meu cabelo, então fui radical e cortei Joãozinho para tirar a química. Hoje, posso dizer que meu cabelo é virgem, mais é muito volumoso, está poroso e opaco. Queria usar algo para reduzir o volume somente sem alisar. Me falaram que eu poderia usar somente na raiz a Escova Titanium da Natumaxx e também pensei na nova fórmula da Argan Oil System Inoar também utilizando só na raiz. uma menina me disse que ela não queria alisar os fios, por isso, usou a Inoar sem pranchar,ou seja, só escovou o cabelo. Desta forma, você me aconselharia usá-la?

    ResponderExcluir
  11. Felipe
    Os ácidos entre si eles são compatíveis? E em relação com as coloraçoes são compatívei s também com os acidos? ja que a maioria que se encontra no mercado é à base de amônia.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns sim, outros não.
      Algumas colorações permitem, outras não. Faça o teste de mecha. :}
      Opte pelos tonalizantes, também. :}

      Abraços.
      F.

      Excluir
  12. Bom dia Felipe, eu faço relaxamento a base de amônia eu poderia fazer a escova de ácido hialurônico? Vi alguns posts onde o cabelo fica perfeitamente liso, ele
    Substituiria o relaxamento? Mt obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! :}
      Poderia fazer sim. O cabelo fica liso por conta da escova e chapinha, quando secos. O ácido hialurônico não tem poder alisante, vai apenas preencher algumas lacunas danificadas, o que contribui pra controlar o volume e o frizz. :}

      Abraços.
      F.

      Excluir
  13. Bom dia , uso o redutor da maxliss a base de ácido hialurônico, quero usar o redutor a base de ácido lático, são compatíveis is dois? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia! :}
      Faça o teste de mecha. :}

      Abraços.
      F.

      Excluir