Descaso na Blogosfera: Blog para Leitor/Empresa para Blog.

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar sobre o descaso na blogosfera, que há tempos e tempos venho querendo deixar, mas nunca parei pra falar sobre ela aqui no blog. Na verdade eu pensava até em fazer um vídeo, para deixar o tom opinativo mais pessoal.

Anyway, ontem li um post da querida Keka Benagouro, deixo inclusive o post aqui, pois vale muito a pena. No post, ela também deixou dois links de duas postagens de um outro site, e essas, junto com mais outras duas, foram as precursoras para que eu falasse de uma vez a minha opinião sobre o assunto. Os links são este e  este.


O assunto aqui, se dá no que vou dividir em dois tópicos distintos, que entretanto se tornam uma ambiguidade, pelo fato de um estar corriqueiramente e diretamente relacionado ao outro.

1º Tópico: Descaso de Blogueiro (a) para com seu Leitor:

Muitos blogs, frequentemente os mais acessados e conhecidos, têm algo em comum. A super aura publicitaria. Esta que não é exatamente deles mesmos, e sim para com empresas, estas que nestes blogs compra os espaços de banner para que sempre que alguém acesse a página, veja lá a sua logomarca.
Até aí não tem problema nenhum... O que muitas vezes fica oculto, é que os blogs mais TOP costumam inclusive ser pagos APENAS para falar sobre determinado produto que lhe mandam, outros até pagos para falar bem dos produtos... Já os mais underground acabam-se por se vitimarem com isso, e por não terem um determinado "número de seguidores" que muitas vezes nem são leitores de verdade, acabam por receber determinado produto de uma empresa que lhe deixa nítido que quer um post positivo sobre o produto. Eu vejo muito disso por aí, de gente falando mil e uma maravilhas de determinado produto que eu SEI que não é tanta coisa assim, simplesmente por medo de perder a parceria.
Aí você para e pensa... Se a pessoa disse que este produto é praticamente a oitava maravilha do mundo, e que é o "queridinho" dela, por que não continuaria com ele ao invés de ficar testando e adquirindo outros produtos???
Aqui no Beauty 'n' Roll é sinceridade EXTREMA! Vocês meus leitores bem sabem disso! Tem até empresas que me agradecem por isto, visando a aprimorar seus produtos! =D
Já "perdi" determinadas "parcerias" que na grande realidade não chegam a ser parceria nenhuma, apenas um merchan oculto, por dar a vocês a minha opinião sincera sobre determinado produto. A empresa me manda determinado produto, eu testo e falo a verdade, no caso um "é legal, mas não é tanta coisa assim" ou um "é uma opção, mas tem melhores". A culpa não é minha se você fez um produto meia boca e quisesse que eu falasse que ele é TOP!

Por exemplo, já vi em determinados blogs/sites, pessoas que usavam apenas Alfaparf, Schwarskopf, Tigi, Redken e sei lá mais o quê, deixando em evidência que essas são as marcas onde você pode encontrar produtos verdadeiramente bons, e de repente vir me falar que usou um Seda (não desmerecendo a marca), por exemplo, e o achou magnífico e muito bom e tal. Mas aí você para e pensa novamente... Por que ela indicou este produto de baixo custo, que ela aparentemente achou uma maravilha, e continua gastando em produtos mais caros o tempo todo???
E detalhe... Com até uma barrinha exclusiva da marca lá no site! =D

A gota d'água pra mim, foi um dia em que eu entrei num site que eu super frequentava, e vi um produto, deixo até aqui qual é, o creme para pentear para cabelos crespos e quimicamente tratados da Avon, e no post me falando que o produto é incrível, isso e aquilo. Mas detalhe... Com os comentários sobre o post fechados. E no caso, eu já usei o referido produto, e é uma PORCARIA, parece que eu estava passando uma cola no cabelo, ou algo que era só petrolato praticamente. Não sei se a marca mudou a fórmula/resolveu este problema, isto porque não utilizo mais nada da mesma, pois já tive vários problemas com a referida, em que inclusive um dos produtos até me causou quebra capilar... Ainda bem que o mesmo saiu de linha.
Vocês podem perceber um publipost disfarçado, ou nem verdadeiramente um publipost, mas um medo de perder a parceria, em blogs que vão falar de determinado produto, e apenas colocam as descrições do mesmo, e ao final da postagem diz um "ai, usei, amei, gostei" ou um singelo "adorei, aprovado". Acho isso um trabalho extremamente PORCO. Se você não sabe se dispor de verdade de testar um produto e disponibilizar um texto de qualidade, e demonstrar ter uma real opinião própria para seus leitores, pra quê você abriu um blog? Só pra receber 'produtinho de graça'? Faça-me o favor.
Eu, Felipe Ursini, NÃO leio muitos blogs. Isto pois a maioria deles é assim... São poucos os quê se dispõe a fazer um trabalho de blogguer de verdade, e são esses que eu leio.
Até blogueiras que não respondem um simples comentário em suas páginas... Já eu, mediante os sorteios, faço QUESTÃO de que meus leitores me adicionem no Facebook, para terem um real contato, e fazer pergunta e tal. Fica nítido que não tenho muitos comentários, e é exatamente por isto... Porque alguns dos meus leitores fazem perguntas diretamente a mim. E eu sou grato por eles, pois tenho alguns, que dizem ficar esperando a minha opinião para comprar ou não determinado produto.

2º Tópico: Descaso de Empresa para com Blogueiro (a):
Descaso de empresa com o blogueiro? Por quê estou falando disso? Porque os donos de blogs mais "inferiores", que são geralmente mais "leigos" no assunto, tendem a ver um banner de uma empresa em determinado site ou blog TOP, e achar uma coisa bonitinha. Ai vai lá, consegue uma parceria de permuta com determinada empresa que lhe manda apenas um shampoo pra teste e resenha, e instala em seu blog, gratuitamente e de espontânea vontade um banner da mesma, que muitas vezes nem tem a decência de entrar em contato novamente ou responder a um mísero email. Isso já aconteceu comigo, na minha época de leiguice e pensar que a blogosfera é um lugar maravilhoso.

Aconteceu algo parecido com isto com determinada empresa, que não vou citar o nome para não lhe dar publicidade gratuita, e olha que foi apenas com "amostrinha"... Já outra, eu faço QUESTÃO de mencionar, pois foi uma tamanha patifaria, que havia firmado a dita "parceria" com o BNR em troca de um banner, e NUNCA enviou um shampoo ou uma amostrinha, ou retornou um contato de email, etc... Que foi a empresa Embelleze. Deixo aqui meu total DESPREZO por esta empresa. Quem é leitor antigo do BNR, potencialmente deve ter visto o que referenciei sobre isso aqui.
Não só aí! As empresas ganham  MUITO com o trabalho gratuito dos blogueiros, pessoal. A indústria cosmética, é a terceira que mais rende mundialmente. Aí vem uma, te manda um creminho e pede para você falar bem do produto, e você com medo de perder o parceiro (que não é parceiro porcaria nenhuma, pois parceiro está ali quando você precisa, e vice-versa), fala maravilhosamente sobre o produto, e a empresa encerra o contato, não lhe respondendo mais. Nunca fiz isso, saliento! Eu prefiro perder o "parceiro" do quê isto.
Empresa parceira, é aquela que pede sua opinião pessoal sobre os produtos, sobre os lançamentos, sobre determinadas coisas... É aquela que lança uma novidade, e lhe envia para saber sua opinião sobre o lançamento, não aquela que você tem que ficar "mendigando" para receber um mísero óleozinho em versão amostra grátis, que um cliente qualquer conseguiria facilmente, e lá vai você fazer um post e dar publicidade positiva para a empresa, para não perder o contato.
O que mais vejo, é empresa querer mandar um produto (e acreditem, até querer mandar uma AMOSTRA), você receber e eles ficarem cobrando pra você postar logo! Espera aí, não trabalho pra você! Está me pagando?

Outra cosia que vejo bastante também, é uma empresa te mandar algo, e você falar A VERDADE, independente de qual seja, e por a empresa achar sinceridade demais, nem fala mais com você e tal. Ou outras que simplesmente te usam pra falar sobre um produto e bye. Inclusive, uma já teve até a cara de pau de querer me mandar releases de seus lançamentos para que eu falasse no blog, lindamente. Espera aí... Sou seu agente publicitário? Que trabalha de graça ainda? Por favor...
Tem empresa que fica se super valorizando para não mandar um mísero produto para teste e resenha, querendo que você até compre e fale sobre ele! Gente, o valor de um produto dentro de uma empresa, é MÍNIMO perto do valor que pagamos em uma perfumaria ou loja. É quase o valor que você paga em um produto em um estabelecimento, o valor interno empresarial de vários produtos ou de até da linha completa daquele produto que você comprou!

E por favor... Mandar um produto para que um blogueiro fale sobre ele, vai dar é publicidade e marketing pra AS PRÓPRIAS EMPRESAS, não para os blogueiros, e muitas vezes literalmente gratuita! Afinal o produto é delas, empresas. E com esta publicidade textual e visual, eles ganham rios de dinheiro, enquanto você fica ali á mercê de receber ou comprar um produto para dar evidência gratuita a eles, sem um mero reconhecimento. E contudo, acho SIM, deixo em bom tom, que as empresas devem sim disponibilizar material para que seus blogueiros parceiros testem determinados produtos. Pois querendo ou não, por receber ou comprar, a publicidade que você vai dar, de qualquer jeito, é para a empresa. Por isto, não fico usando os termos "recebi", "ganhei", "comprei"... E além do mais, ganhar e receber são coisas diferentes... Já ganhei coisa de empresas, e ganhar, não é algo para se resenhar... Já o receber, vem por intermédio disso. E como falei anteriormente, a propaganda e para elas.
Não são todas as empresas assim gente, eu tenho meus reais parceiros, e não os substituo!

Bem, acho que consegui expressar e contextualizar um pouco do meu pensamento sobre a relação de um blogueiro para um leitor, e de uma empresa para um blogueiro.

Já fui leigo e fiz publipost gratuito de press release... Não faço mais, se quiser, pague! E outra coisa, não fico babando ovo ou enfeitando, enfatizando empresa nenhuma! Se eu fizer isso, é porque realmente notei um diferencial numa empresa. Não vou ficar citando nomes de empresas que mais gosto e que menos gosto pois acho anti-ético. Enfim, espero que possam compreender minha posição.

Afinal, blogar é dar sua opinião... E se você não tem opinião própria, pro favor, se resguarde e feche seu blog, deixando espaço para quem tem.

Abraços.
F.




13 comentários:

  1. adorei, isso tudo que vc falou e verdade
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente Felipe !!!! Adorei o POST , acontece isso com 80 % da blogosfera , mais com o tempo a gente vai aprendendo e as empresas tambémmmmmm !!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto ,e isso é pura realidade.

    ResponderExcluir
  4. Verdade ótimo post..infelismente a podridão existe mesmo cabe a nós diferenciarmos dos outros e eu quero muito me esforçar pra isto.Agradeço a Deus diariamente por conhecer pessoas maravilhosas como vcs e que me ensinam muito : Ursini,Nash,Liia,Rê,Keka,Priscila,Keka,Lucy..
    bjus
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Fe, lembra da feira? Aiii que horror! hahaahaa
    Sabe que quando entrei nesse mundo de blogs, eu fiquei completamente perdida.
    Lembro que eu lia muitos blogs "FAMOSOS" que ainda continuam sendo famosos, mas logo entrei na mesma duvida que vc, como pode usar Inner e depois usar tresseme??? São produtos completamente diferentes!!! mas, não, tudo é divino. E a gente aqui, que demora horrores pra fazer uma postagem, porque se pré despõe de verdade a testar o produto, e fala a real dele, só nos lascamos. Hein, querido, já encontrei blogueiro famoso que me esnobou na cara larga. Hoje, passo por ele e faço questão de nem olhar!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Felipe você falou tudo, olha que isso já aconteceu comigo de empresas mandarem amostras ou releases e querer post no blog me faz favor né ... Muito bom lê opiniões iguais a sua isso mostra que ainda há blogueiros que não se vendem por pouco :)

    ResponderExcluir
  7. Oh ídolo, feliz total com a citação do meu humilde cantinho...eu ainda estou aprendendo muita coisa desse mundo... mas como a Kika mesmo falou tenho professores ótimos: você(ídolo), a Liia, a Lucy, a Nasch, a Karol...são minhas referências!! Quando eu crescer, quero ser como vocês!
    Amei o post e vc como sempre arrasando...
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe,
    sobre o 1º tópico, vejo muito do que vc escreveu pela blogosfera de
    beleza. Tem blog que recebe produtos diz que gostou e depois os disponibiliza em desapegos para
    as leitoras. Fora os que recebem e fazem resenhas rasas, sem muita propriedade,
    é nítido que só escrevem qualquer coisa para não desapontar as empresas e continuar
    com as parcerias. Sobre as blogueiras que não dão uma f*da para as leitoras que se dão
    ao trabalho de comentar mas não são respondidas, acessava um em que a blogueira responde muito
    raramente às leitoras e ainda andou reclamando que as pessoas comentavam pouco. Por que será né
    fia?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/01/2013

    Arrazou no post!

    ResponderExcluir
  10. Cara, há mto tempo eu venho percebendo isso! Resenhas mentirosas sobre produtos que ñ fazem porcaria nenhuma nos fios, mas que alguns blogueiros falam maravilhas na maior cara d pau!
    Mtos produtos eu e amigas testamos e os resultados foram sempre os mesmos: nada!
    Tenho até estoque de produtos bãm-bãm-bãns aqui em casa que só servem para enfeitar meu quarto!
    Nojo d tudo isso!

    ResponderExcluir
  11. Tiago Roitman7/09/2013

    Nossa, parabéns pela coragem e pela sinceridade! Eu tbm tenho lido poucos blogs pq vejo muito publipost. Pra ler propaganda, vou no site da própria empresa. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, parabéns!
    Eu conheço o blog da Keka, ela é super sincera nas materias que faz.
    Realmente hoje em dia há muitas parcerias que só visam lucros para a empresa enquanto o blogueiro acaba trabalhando de graça.

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emocionei com esse depoimento agora...é nesses momentos que sinto orgulho de fazer tudo com transparência para vocês! :D
      Obrigado amore, não podia deixar de vir aqui agradecer!!
      Bjs Bjs

      Excluir