Olá, beauties!
Hoje, com muita honra faço uma review especial para vocês, do livro "Meu Nome é Inocencia Manoel" por David Labs.
Digo especial, pois se trata de uma biografia da jornada de vida e profissional de minha querida e estimada Inocencia Manoel, a fundadora da INOAR, minha marca nacional favorita de hair care há mais de uma década.
O livro é publicado pela Editora Novo Século com 304 páginas. Eu havia sido pessoalmente convidado para reservado coquetel de lançamento, mas infelizmente não havia podido comparecer. Agora, relato para vocês a leitura desse excelente material, produto pelo amigo de Inocencia, o escritor David Labs.
A sinopse:
"A história de uma mulher decidida a mudar o seu destino. Biografada pelo premiado sociólogo David Labs, em um contexto de raro protagonismo feminino nos negócios, a vida de Inocência Manoel é marcada por grandes desafios. Ilustrado com fotografias de fatos marcantes desta destemida empreendedora, o livro oferece uma história de superação e de realização de sonhos. Com inventividade, experimentalismo e determinação, Inocência Manoel fundou a Inoar, destacada empresa de tratamento capilar no Brasil e no Mundo, consolidando seu nome no mercado dos cosméticos. Neste volume, o leitor irá mergulhar na trajetória de uma mulher a frente do seu tempo, responsável pela transformação da concepção e de hábitos de beleza."
Sobre o autor:
DAVID LABS, natural de Assis (SP), era sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), professor universitário e articulista. Autor do romance A última carta (2013), publicou diversos artigos, participou de coletâneas e teve contos premiados. É o caso de “O homem só”, conto que venceu o prêmio Afalesp de Literatura em 1997, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nas edições posteriores ficou em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com os contos “O caso dos filhos de Job” e “Cotidiano”. David faleceu aos 49 anos, em 4 de abril de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. , na cidade do Rio de Janeiro.
Sobre o livro...
Só na contracapa já se encontra um comentário super agradável em relação à capacidade de gestão de crises de Inocencia Manoel, com uma citação direta relativa à sua ótima liderança que manteve sua marca de pé, a INOAR, durante e após a pandemia da Covid-19, quando muitas empresas do setor (e de diversos outros) fecharam ou faliram, um fator por si só louvável e aplaudível, digo. Sua marca, hoje, presente em mais de 50 países.
O livro é dedicado à Elza Brasil do Nascimento, sua mãe.
Há uma nota muito agradável da biografada que pincela sobre sua vida e jornada de modo sutil em meio aos comentários relativos às mudanças dos tempos. Ela cita que a biografia foi escrita entre 2014 e 2016 por seu amigo, David Labs, que queria muito gerar esse material e a posterior publicação dele. Ela o cita de modo muito afetuoso e com um carinho perceptivelmente agradável. E eu, também amigo dela, como citado lá em cima, por volta do mesmo período, adiciono que me recordo do período em que ela havia ficado, obviamente, devastada com a perda do amigo. Foi um período difícil para ela, postava algumas dedicatórias para ele em seu perfil no Facebook na época, e eu me recordo disso. E ver esse carinho, que devo dizer, fofo, na nota dela ao início do livro, é bem agradável!
Uma citação agradável no prefácio: "Saber como o autor traduziu aquela mulher, pequena em tamanho e gigante em ações que lhe fazem única...".
Há comentário agradável do passado, onde é citado que Inocencia trabalhou desde a adolescência, quando varria cabelos do melhor salão da cidade de Assis em São Paulo, segundo a proprietária Dona Nida, com aproximadamente 90 anos. Um comentário a seguir interessante, que ela própria já havia inclusive conversado comigo algumas vezes, anos atrás, de que ela pegava algumas dessas mechas de cabelo de diferentes tipos e testava fórmulas caseiras para alisar e dar brilho aos fios. Realmente agradável ver isso citado aqui.
Infelizmente, sofreu bullying com seu cabelo em período escolar (ela já havia me falado disso, pessoalmente, eu também sofri, então sei como é), mas isso acabou virando a paixão pessoal de cuidar dos seus cabelos (e temos isso em comum) e a que acabou a tornando cabeleireira e posteriormente empresária do ramo de cosméticos.
Não podia deixar de ser citado o fato de ela ter inovado no mercado de hair care global ao trazer o uso do ácido glioxílico (participei de uma coletiva de imprensa promovida por Inocencia Manoel com sua marca, Inoar, sobre o tópico ao final de 2013 - pode conferir numa nova aba clicando aqui) como ativo com o poder de alisar cabelos, reduzir volume, soltar ondas e afins, que gerou a tão aclamada escova progressiva. E não só isso, o pioneirismo nacional também com o uso do óleo de argan nos produtos hair care, que temos até hoje a linha carro chefe em tratamento, a maravilhosa linha Argan Oil System (que uso há mais de uma década, e muitos já citaram a fragrância do óleo da linha e dela em geral, ser "meu cheiro oficial", e sim, amo muito - resenha atualizada clicando aqui, em nova aba). E que inclusive se encontra ali na barra lateral do TOP 10 de artigos mais acessados daqui, o duo da linha. Não a toa, cito, um clássico mais que memorável.
Há interessantes citações como seu projeto "Beleza Solidária", que capacitou diversas mulheres a ficarem aptas a trabalharem como cabeleireiras. Dentre diversas ações sociais, algumas premiadas, inclusive fora do Brasil.
A primeira metade de capítulos, falam de modo geral da vida pessoal de Inocencia, seus familiares, com amplo destaque à figura de sua mãe, Elza, e sua jornada de vida que gerou as experiências de vida de Inocencia e seus irmãos, como citada no capítulo 7, uma casa humilde próxima a "Leiteria Leco", que foi adornada por roseiras plantadas por sua mãe. Os capítulos vão mesclando os fatores de sua infância e adolescência, em detalhes ricos, como em momentos de crise familiar em que a mãe preferia diminuir suas porções de mistura para que os filhos comessem, dentre sua relação com seus irmãos (com um destaque para seu irmão Walcyr, ambos os mais velhos), como um curso preparatório para vestibular de medicina, quando conheceu um amor da juventude, sua transição de Assis para a cidade de São Paulo (com citações à idas a locais da Rua Augusta e Rua Oscar Freire, tipiquíssimas do centro de São Paulo), seu trabalho em salão, seu namorado de SP, Carlos Maia... A gravidez de onde veio seu filho Alexandre, o qual optou por criar sozinha. Dentre algumas histórias relativas às pessoas mais próximas a ela, como a infelicidade da morte de sua amiga de infância no notável incêndio do Edifício Joelma em SP.
Dona Ino inclusive teve uma lanchonete durante um período e uma fábrica de artigos de couro e roupas de malha em outro. Sempre citada a jornada de coragem e força de vontade de Inocencia em desbravar a vida e seguir em frente, em meio às dificuldades, adversidades e incertezas. Inclusive, sua fé e crença em Jesus e Deus, bem espalhado por entre os capítulos tal fator.
Lá pelo capítulo 27, nas páginas 178 a 179, (no contexto, no ano 2000) aos poucos vão sendo introduzidos, como exemplo, fatores que vão levando ao que há uns bons anos conhecemos como INOAR. E com certeza, ao chegarmos nesse ponto, vários fatores relativos à essa maravilhosa marca são citados. Neste período vemos sendo citados os produtos que a Dona Ino desenvolvia e apresentava a salões de beleza. Começando a ter boa aceitação e facilitando as vendas. Após diversas tentativas ela chegou à fórmula perfeita para o alisamento capilar (claro que aqui estamos falando do ácido glioxílico). É citado que ela havia descartado mais de 200 litros de testes até aperfeiçoar seu produto feito de modo artesanal. E o dia em que Inocencia encontrou a fórmula ideal, foi um dia que ela resolveu aplicar o produto, e com o cabelo molhado ir à igreja, e que as pessoas ficaram admirando e elogiando como o cabelo dela estava. Uma curiosidade mega interessante, citada na página 180, relata que inspirada na temática árabe de "O Clone", ela decidiu batizar o produto como "Escova Marroquina" (e lembramos bem, né, aquela embalagem preta). Em período próximo (ela havia comentado esse fato comigo anos atrás) ela passou por uma traição com um até então amigo de confiança, que intentava copiar sua fórmula. Um momento triste para ela. Outros altos e baixos são citados, como algumas infelicidades com algumas pessoas que passaram pelo caminho, como as dificuldades de aceitação do ácido glioxílico pela ANVISA como alisante capilar (ela até relembrou isso comigo durante esse ano de 2025); mas a maioria citada são os altos, felizmente.
Pessoas especiais são citadas, como ela ter conhecido em 2004, Silvia Queirantes, que viria a ser a futura e primeira diretora de marketing mais a frente em sua marca. Ou Dener Cassio, que a ajudou com o entendimento das questões de registro de marca e entrou para o quadro da equipe em seguida, quando a marca foi registrada em 2006. A marca teve presença em sua primeira Beauty Fair no ano seguinte, em 2007, com dezessete funcionários. Ou também, a citação de top hairstylist Rodrigo Cintra ter se tornado o garoto-propaganda da marca em 2008.
É citado o período que levou à ideia e ao posterior lançamento da linha que é carro-chefe da marca, como citado mais acima, minha amada até hoje, e hoje Argan Oil System. Outros linhas épicas também são citadas, como as hoje descontinuadas BB Cream Hair e também Macadamia Oil Premium. Ou também o envolvimento político de Inocencia e com causas sociais.
É excelente, inspirador. E uma pena que David não conseguiu dar seguimento em seu projeto anos depois. Mas até o ponto em que escreveu, ao final da década anterior do ano em que estamos para trás, o material está excelente e emocionante, do início ao fim.
Posteriormente anexarei um artigo especial dos produtos mais icônicos da marca de minha amiga Inocencia Manoel, a mais que notável INOAR. Muito em breve.
Alguns artigos celebres aqui do blog relativo à jornada de Inocencia Manoel em meio as atividades da INOAR ao longo dos anos da década anterior (abra numa nova guia clicando):
- [2013] Coletiva de Imprensa Inoar Professional: Globo/Fantástico e o Ácido Glioxílico!
- [2013] 1º Congresso Cabelo & Ciência de INOAR na Assembleia Legislativa de São Paulo!
- [2014] LANÇAMENTO ONLINE (EM EXCLUSIVIDADE): INOAR ABSOLUT DAYMOIST CLR! Melhor que L'oreal Professionnel!
- [2014] LANÇAMENTO ONLINE (EM EXCLUSIVIDADE): INOAR ABSOLUT Speed Blond Desamarelador para fios Loiros ou Grisalhos!
- [2014] Palestra de Inocencia Manoel na FIESP + Desafio sobre o Ácido Glioxílico!
- [2014] Ácido Glioxílico é "A MAIOR DESCOBERTA CAPILAR DO SÉCULO"!
- [2014] FCE Cosmetique 2014! Bate Papo sobre o Ácido Glioxílico!
- [2014] Inocencia Manoel fala sobre o Ácido Glioxílico na Cabelos & Cia!
- [2014] COMUNICADO OFICIAL – ÁCIDO GLIOXÍLICO RECEBE FUNÇÃO DE ANTISTÁTICO E ALISAMENTO DE CABELOS EM FICHA TÉCNICA AUTORIZADA DA COMISSÃO EUROPEIA DE SAÚDE E CONSUMO
- [2014] INOAR é SUCESSO nos Estados Unidos!
- [2014] Inocencia Manoel prêmiada, "Embaixadora da Paz" e "Dama Comendadora!
- [2015] INOAR - 2º Congresso Cabelo & Ciência / 2nd Hair & Science Meeting!
Abraços.










