Dica do Dia: Diferenças entre Descoloração e Decapagem!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar sobre as diferenças entre a descoloração e a decapagem.

Todo muito que quer ficar com fios loiros, ou deixar os fios com um tom mais uniforme com uma coloração mais "intensa", recorre a um desses dois procedimentos. Entretanto, cada um deles tem suas diferentes funções e utilidades em meio a sagrada técnica da colorimetria (#AMO sempre prestei atenção nesta "área" nas aulas de artes da escola =D).


Descoloração:
A descoloração é geralmente utilizada em cabelos "virgens", que não tenham tido sua integridade de cor alterada em um tom muito diferencial do seu natural, estando com as moléculas de melanina intactas. Com a ação química, ela retira a cor dos fios, removendo seus pigmentos naturais.
Ela também é a principal opção dos platinados, em vista que colorações costumam clarear apenas 3 tons.
Uma curiosidade, é que estes pigmentos são formados por três cadeias de cores: azul, vermelho e amarelo. O tom mais "fraco" é o azul, que é sempre o primeiro a ser eliminado (quando começa a sair, deixa os fios marrons, quando sai completamente, deixa os fios com um aspecto alaranjado), depois o vermelho (entre o marrom e o laranja mesmo, quando sai todo, os fios ficam bem amarelos) e depois o amarelo no final, que seria o mais difícil de se retirar. Por este motivo, quem tem fios loiros tingidos ou descoloridos sofre com a oxidação, o que torna os fios amarelados aos poucos.
Outra curiosidade, é que se vocês repararem bem, já é possível notar os pigmentos amarelos nos fios loiros naturais e loiros escuros; estes que por vezes chegam a ficar com uma aparência acinzentada ou esverdeada, isto porque os mesmos quase ou não têm pigmentos vermelhos... E por este simples motivos, eles são mais fáceis e mais rápidos de clarear, danificando menos sua fibra.

Aí vamos aos princípios básicos da colorimetria... A Estrela de Oswald

Deu pra captar? Muita gente já conhece, já viu, já ouviu falar ou já compreende. Mas pra quem não conhece eu explico.
São cores opostas, entre as frias (do violeta ao verde) e as quentes (entre o vermelho e o amarelo); princípios básicos ensinados em aulas de artes.
Bem, com os cabelos não é diferente. Se os fios ficarem muito amarelados (e você quiser neutralizar essa cor), é necessária a junção dos outros dois pigmentos alfas, o azul e o vermelho, que se juntam e formam o roxo/violeta, e então, o amarelo é neutralizado (por isso quem usa matizadores tende a ficar com os fios brancos e platinados... É tudo um jogo de cores)... E assim vai.

Decapagem:

A decapagem é uma remoção de pigmentos artificiais contidos no cabelo. O uso dela é feito em geral em cabelos não virgens, que já foram coloridos e pigmentados. Ela remove estes pigmentos artificiais anteriormente inseridos nos fios, a fim de ser possível a inserção de uma nova cor desejada, a partir de que os fios ficam "limpos" com o uso dela, e prontos para receberem a cor ideal, sem manchas ou reflexos indesejados.
Deu pra entender, certo? =D

Contudo, é mais do que necessário tratar os fios antes e depois, com boas reconstruções e nutrições capilares. Os dois processos agridem tanto as cutículas dos fios quanto seu interior, então não dá pra deixar de cuidar, não é mesmo?
É aquela velha história, não adianta uma cor bonita se o cabelo está feio!


Em breve estou de volta á "loirice"... Já estou com saudades! haha' =D
Já quebrei meu recorde, sete meses moreno! o/

Abraços.
F.

5 comentários:

  1. XO Tricossiderina!!! hahahaaaa
    Ficou ótimo Fe!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de dscolorir meu cabelo mas e a coragem onde fica? kkk.
    Mas agora já aprende a diferença =)
    seguindo nova leitora http://helpanaemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/25/2013

    Super curti a dica,
    essa é um dúvida comum das pessoas né?
    Abraços!

    senhordoseculo.com
    Beleza para Homens

    ResponderExcluir
  4. eu devo fazer a decapagem so na parte do cabelo que ainda tem tintura? corro o risco de acabar clareando a ''parte virgem''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a parte com tintura sim! Pois senão, certamente manchará a parte virgem.
      Caso depois queira um tom uniforme, deve solicitar a procedência de uma descoloração na parte virgem, e se necessário, repassar este processo na parte já decapada, caso seja necessário equilibrar a despigmentação! :]

      Abraços.
      F.

      Excluir