Cronograma Capilar! Saiba Tudo sobre a Técnica!

Olá pessoal. Tudo okay?
Hoje venho falar sobre o Cronograma Capilar; que é uma técnica que eu, Felipe Ursini junto a Diana Lee e equipe adaptamos e simplificamos para recuperar os cabelos a longo e médio prazo.



Mas Felipe, o que é o Cronograma Capilar?
O Cronograma Capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", centrado e regrado dos cabelos.
O Cronograma Capilar é altamente indicado para cabelos que passaram por processos químicos, como alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente; químicas em geral. Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o Cronograma Capilar, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual".

E agora Felipe, como eu faço o Cronograma Capilar?
Simples. Você vai precisar basicamente de três itens: Paciência, dedicação e dinheiro (mas acalme-se; não estou falando de rios de dinheiro)... Já ouviram dizer que quanto maior o investimento, maior o retorno?
Paciência: porque você vai ter que utilizar de produtos específicos em cada dia da semana, sem fugir da regra e sem esperar milagres instantâneos.
Dedicação: porque você vai precisar seguir o Cronograma Capilar fielmente se quiser realmente notar os efeitos positivos que ele lhe trará, e também, continuar seguindo-o mesmo que já se tenha obtido os resultados desejados, para garantir a saudabilidade e vitalidade dos fios.
Dinheiro: porque você vai precisar investir em produtos diferentes e específicos para cada etapa do tratamento.

E sim! É possível sim tratar os fios em casa!
Alguns cabeleireiros (diga-se fuleiros) dizem que não é possível, mas cabeleireiros conceituados como Biaggi dizem que sim, então né... (haha')

Segredo meu: Não vou mais ao salão para 'tratar' os fios há meses.

Quais são as etapas do tratamento?
Simples... Todos que cuidam dos cabelos já devem ter ouvido falar dos três termos porém de forma totalmente abrupta: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.



As Etapas do Cronograma Capilar
(Hidratação, Nutrição e Reconstrução)

Hidratação: 


Ao contrário do que muitas marcas e vendedoras (fuleiras) dizem por aí de que qualquer coisa que você coloca no cabelo é hidratação, não é bem assim não! O conceito da palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" que lembra hidrogênio, que lembra H2O, que lembra a palavra chave: água.
Exatamente isto, água! O fio hidratado é um fio que tem água, não um fio que tem vitamina, abacate, pera, maça, ou salada mista. Máscaras e produtos hidratantes, que geram HIDRATAÇÃO para os fios, são produtos com ativos que doem água para os fios (o que chamamos de reposição hídrica, que dá a maciez para os fios). Exemplos de ativos: vitamina B5/pantenol, semi di lino, aloe vera, quiabo, água destilada/desmineralizada, etc.
(Saiba mais detalhes sobre a importância da reposição hídrica/hidratação clicando aqui)

Nutrição: 

O conceito da nutrição vem do prefixo "nutri" que lembra mesmo a nutrição, que consiste em "reposição de nutrientes".  Água não é nutriente, então não adianta confundir produtos hidratantes com nutritivos... Não é a mesma coisa. Por que não?

Simplesmente pois a nutrição dos fios, no Cronograma Capilar, vem de óleos/lipídeos/gorduras... Então perguntem para si mesmos: Água e óleo são a mesma coisa?

A etapa da nutrição é a que ajuda a manter a reposição hídrica por meio da reposição lipídica. E como isto funciona? A água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora irá embora seja por cutículas abertas, vento, calor, ou etc. Então, é necessário algo para retê-la ali dentro... Nada melhor que algo que repele a água para que ela não saia e/ou se misture: óleos/lipídeos.

A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo está aberto, ela logicamente vai sair...

Então faz-se necessário reparar estas escamas por meio dos lipídeos. É a reposição lipídica que dá o brilho aos fios e controla o frizz. Exemplos de ativos: ceramidas (um ou o melhor pra esta fase; saiba sobre, clicando aqui), karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, etc.
(Saiba mais detalhes sobre a importância da reposição lipídica/nutrição clicando aqui)


Reconstrução:


A parte mais importante de todo o Cronograma Capilar em si. É geralmente à base de aminoácidos e proteínas de cadeia queratínica (conheça tudo sobre a queratina clicando aqui).

A queratina age no interior dos fios, fazendo uma liga entre as moléculas já exitentes e mantendo o fio forte. Deve-se aprender a como utilizá-la. Após aprender, é só sucesso!

A reconstrução trata-se da reposição protéica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Como eu já disse, essa etapa é feita com aminoácidos e proteínas; alguns exemplos são a lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina (saiba sobre, clicando aqui), entre outros. É a reconstrução que vai dar a vitalidade e resistênciaa de volta aos seus fios.

OBS: Existem no mercado produtos chamados "repositores de massa capilar" o que confunde muito a cabeça das pessoas, mas o que eles na verdade são é uma mistura destas três fases, porém, como são misturas, tem quantidades menores de ativos, por isto aconselho a ser feita uma manutenção separadamente.

Agora como fazer o cronograma capilar é o seguinte: Uma rotina de pelo menos 3 lavagens e 3 tratamentos por semana.
No primeiro dia, você se utilizará de produtos hidratantes. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
No segundo dia, você se utilizará de produtos nutritivos. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
No terceiro dia, você se utilizará de produtos reconstrutores. (Pula-se de dois a três dias, ou menos)
E então, você retoma o ciclo e vai vendo e adaptando os três tipos de produtos, ao que o seu cabelo mais pede (eu por exemplo, cabelo seco e danificado, utilizo mais N e R).

Este é o cronograma capilar. Espero que tenham gostado pessoal.

Da saga do Cronograma Capilar 
Abraços.
F.

69 comentários:

  1. Felipe, parabéns pelo post! Que explicação bem feita! *-*

    Gostei demais.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di :D
      Ah muito obrigado amiga *-*

      Abraços.
      F.

      Excluir
  2. Felipe, adorei o post! Muito bem explicado. Parabéns.
    Bjos.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi L.
      Tentei deixar o máximo de clareza sobre todo o assunto! :D
      Valeu!

      Abraços.
      F.

      Excluir
    2. Finalmenteeeeeee encontrei o que eu queria kkkkkk
      Estou no Grupo Cc mas ninguém me responde aff!!!!!!!!
      Obrigada por postar esse link e dei uma olhada rápida mas verei com mais calma e para não perder vou guarda o link no meu favorito kkk ☺ Mas se eu ainda tiver dúvidas Felipe não excitarei em pedir viu....o que eu duvido que aconteça depois de ler suas claras explicações. Parabém.
      Estudarei profundamente cada palta. Valew

      Excluir
  3. Vou colocar no meu post amanhã! E agora na página de produtinhos... Você arrasou!! E adorei o que falou sobre Reposição de massa! Então com todo respeito amigo, vou copiar seu post e colocar la nos documentos do Cronograma!

    Valeu!
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy :D

      Ah! Sinta-se livre para isto!
      Que bom que gostou \o/

      Abraços.
      F.

      Excluir
  4. Ótimo post Felipe! Eu precisava muito entender sobre isso já que estou louca pra começar o cronograma,meu cabelo ta precisando muito por conta da tintura :(
    E adorei seu blog, eu AMO produtos de cabelos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi A.
      Que bom que consegui te ajudar :D
      Fico feliz.
      Conheço bem os danos da tintura haha'

      Obrigado.
      Abraços.
      F.

      Excluir
  5. Felipe, vc ARRASOU, te conheci lá no cronograma, rs.
    Menino, isso ai vai pra minha agenda, hj eu fiz a parte da reconstrução com UM REPOSITOR DE MASSAS DA SEDA, e ja vi q fiz errado. Então me diz, qnd posso usar esse shampoo repositor de massas?? Responde pra mim viu?? Vou te linkar jaja.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá T.
      Não diria que fez "totalmente errado". É o que eu falei, repositores de massa exercem as 3 funções porém fracamente.
      Eu indicaria utilizar repositores na fase da hidratação ou da nutrição, mas veja se tem óleo vegetal na fórmula, senão use na hidratação mesmo. Dê preferência pra produtos com bastante proteínas/aminoácidos na reconstrução :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  6. OI Felipe, a explicação está perfeita...
    maravilhosa ...
    Já estou pegando meus produtinhos para ver o que tenho e o que ainda falta para começar...
    Não vejo a hora hehehehe.
    :)
    Pathy Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Faça isso com vigor!
      Vamos todo no cronograma!

      Abraços.
      F.

      Excluir
  7. Oi Felipe! Venho lá da querida Luci.
    Gostei de ler sua explicação, bem legal de entender.
    Tenho cabelos tingidos, pois tenho uns brancos que decidem ficar "em pé" rsrsrsr
    Vou tentar o Cronograma.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cronograma progressivamente e sem dúvida vai solucionar o seu problema :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  8. Descobri seu blog pelo blog da Diana Lee (Help dos Cabelos), post muito bom esse seu, parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Perfeito!! É um erro achar tudo é HIDRATAÇÃO, depois que fiz algumas pesquisas no começo do meu blog descobri tanta coisa! Essa é uma informação super importante pois os cabelos necessitam de todos os passos... Depois que agente pega o jeito, da pra sacar qual a necessidade dos fios.. Eu costumo intercalar a hidratação com umectação (nutrição) e faço reconstrução somente uma vez no mês... É engraçado como agente saca que o cabelo precisa de hidratação né... Eu mesma usei essa semana uma máscara com óleos, pensando em nutrição, mas mesmo assim os fios ficaram estranhos, não ressecados mas meio como de boneca, com um toque estranho... hidratei após 2 dias e a diferença foi gritante! cabelos macios, soltos, perfeitos!! Outra coisa é essa da queratina néah.. rsrsr muitos acham que só produtos com ela são reconstrutores... cabelos quebradiços por exemplo, não necessitam só que queratina como você disse, conheço máscara ótimas que não levam como ingrediente principal... Uffa, já falei muito.. kkk
    Seguindo o blog!! Beijão
    cahbeleira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí C.
      Menina esperta você :D
      Os produtos também tem que ser bons né? Mas a gente só descobre se são testando :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  10. Excelente post! Já faço o cronograma há algum tempo, e sempre aconselhei minhas amigas também, mas nunca consegui explicar tão bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F.
      Agora já pode convencê-las cpm este post :]
      Haha'

      Abraços.
      F.

      Excluir
  11. Anônimo5/03/2012

    Muito bom o post, bem explicadinho :)
    Será que você não poderia dar dicas de produtos pro cronograma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em fazer mais pra frente uma lista com os melhores que usei.

      :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  12. Que maravilha de explicação, perfeito vou tentar por em prática,menino JESUS te abençoe continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' Que bom que gostou R.
      Muito obrigado.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  13. Uma dúvida, digamos que quando eu for fazer qualquer ciclo, mas como exemplo o de nutrição é necessário incluir shampoo , condicionador e leave in para nutrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi F.
      O ideal e primordial é que as máscaras, ampolas e tratamentos sejam de fato nutritivos. Não é exatamente necessário que os outros produtos sejam também, mas se forem, potencializaram os efeitos. :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  14. Anônimo5/07/2012

    Oi Felipe.

    Arrasou com sua explicação.
    Te achei um máximo.
    Parabéns.
    Tenho algumas duvidas, o RMC amend (embalagem azul), seria uma boa usar nos dias de reconstrução? A queratina que contem na mascara é fraca?
    E no caso da absolut repair, que contem ceramidas, no caso a minha mascara é a fórmula e embalagem antiga, ela sai mais como nutrição? E seria bom utilizá-la para essa finalidade, se for nutritiva?
    Tenho a máscara matriz relaxima tbm, gostaria de saber se ela sai como nutrição , e se for, é potente?

    Agradeço desde já.

    Beijos.




    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado :]

      Então a RMC Azul si, você pdoe usar na reconstrução.
      A Absolut Repair age como nutrição, porque ela age na parte externa dos fios pelas ceramidas.
      A Relaxima da Matrix é uma hidronutrição ela tanto repõe água (aloe vera) como repõe oleosidade (manteiga de karité).
      Só não sei te dizer da potência delas pois ainda não usei nenhuma das 3.
      =]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  15. perfeito o melhor post sobre o cronograma que já li até agora parabéns! mas posso fazer uma semana para cada fase o devo inercalar? bj

    ResponderExcluir
  16. Olá E. Muito obrigado pelo elogio =]

    Então, você justamente deve intercalar para não dar excesso de ativos nos seus fios.

    Qualquer cosia estou aqui, ou nos emails disponibilizados.

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  17. Priscila saraiva5/21/2012

    Adorei o post menino, mas tou passada como as infos que vem na embalagem sao ruins.. Tenho 2 mascaras morrocanoil a da tampa laranja e a da tampa marrom, uma mascara alta moda alfa parf de geleia real e uma mascara natura plant de tcoferois de uva, no caso nenhuma delas é hidratante??? Mas todas se dizem hidratantes, tou super confusa.. Outra coisa, fui ler os rotulos dos meus shampoos e vi que TODOS tem queratina.. Será q isso pode estar deixando meu cabelo com aspecto de palha?? O que fazer, pelamor me indique uns cremes Please!! Os morrocanoil sao excelentes mas acho q nao estou usando corretamente..
    Beijos
    priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou P. =]
      Não sei a da Natura, mas as outras duas são hidronutritivas (melhor se usadas na nutrição), com exceção da laranja da Morrocannoil que é reconstrutora.

      Não tem problema ter queratina no shampoo, geralmente é em baixa dosagem, então não tem problemas. Não se preocupe.

      Depende se o "aspecto palha" vem de ressecamento ou de danos. Entre em contato pelo meu email disponibilizado la´em cima. :]

      Abraços.
      F.

      Excluir
  18. oi felipe olha eu de novo rsrs a máscara da apego com queratina hidrolisada entra na fase de reconstrução? já deixei no favoritos o blog o salvador dos meus pobre cabelinhos bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente E.
      É isso mesmo ;]

      haha
      Abraços.
      F.

      Excluir
  19. Felipe,
    que post hein?
    Ficou otimo! Parabens! Muito boa explicação!
    E se morasse perto de mim, nem cortar vc ia mais no salão hein!
    hihihi

    bjokas

    ResponderExcluir
  20. FELIPE , VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS !!!! QUE POST ESPETACULAR !!! TIROU REALMENTE TODAS AS MINHAS DÚVIDAS ... E ME DEU DICAS QUE REALMENTE EU NÃO SABERIA COMO USAR ALGUNS PRODUTOS !!! O Coisas Di Karol está de portas abertas para vocês , se quiser fazer uma participação especial para mostrar esse seu trabalho maravilhoso , sinta-se convidado . O GUEST POST , é uma coluna semanal só para convidados, toda semana , mostro o trabalho genial de algum profissional da área e blogueiros amigos. Um abração

    ResponderExcluir
  21. Muito bem explicado... Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Felipe,

    Estou apaixonando por ti, pois vc explica tudo com tanta propriedade ( e simplicidade), vai além, sem dar "nó na minha cabeça". Adorei tuas explicações!!! Também gostei muito do que vc falou sobre reposição de massa capilar, e pelo que entendi, posso usar um creme RMC ( USO O LANOX TO AMANDO), NO MEIO DO CRONONGRAMA CAPILAR é isso mesmo? Fiz luzes há coisa de um mes, e uma progressiva, to tratando, mas sem cronograma, quero fazer um tratamento up, para recuperar a saúde e ver se posso em agosto, fazer luzes de novo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :]
      Obrigado, fico lisonjeado.

      Sim, pode sim! De preferência na fase da nutrição.
      Bom, para isto é bom seguir um cronograma mesmo. Você já faz parte lá do grupo no Facebook? Posso te auxiliar por lá, você me mostra o que você já tem.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  23. Explicação simples e direta! D+!!! Eu não sei se vc dá aulas, Felipe... mas se der, deve ser um excelente professor, pq didática vc tem de sobra! Parabéns pela rápida e eficiente explicação! ;) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhaha Vlw E.
      :D

      Não sou professor, mas quem sabe né? trabalhar só de segunda a sexta... hahaa

      Agradeço o carinho!

      Abraços.
      F.

      Excluir
  24. Vi lá pelo grupo esse post! E ajudou a tirar algumas dúvidas!!
    Mas como sou meio lerdinha pra entender certas coisas.. principalmente pq morro de medo de tentando melhorar acabar de vez com o que eu tenho.. rsrsrsrs... já coloquei mais dúvidas lá!

    Obrigada pelo post!

    Abraços
    Carla
    http://entaovoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Felipe,
    Adorei mesmo as suas explicações. Queria que você me indicasse os produtos das fases. Meus cabelos são ultra loiros e estão ressecados demais!! Me ajude,pleaseee!! Eu já fui em vários salões e eles me cobram os olhos da caraaaaaaaa e já fui em lojas de produtos e cada vendedora fala uma coisa. Aff elas não sabem de droga nenhuma e só querem vender o produto mais caro.

    Hidratação ??
    Nutrição ??
    Reconstrução?

    Bjs

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi D. :D

      Então,
      Hidratação: Acquaflora Sol Mar e Pçiscina / Néctar Summer Beach

      Nutrição: Discipline Liss Amend / Argan Inoar

      Reconstrução: Reconstrutora da Felt / Bio Keratine da Néctar

      Para o caso super loiro que sei como é hahah Utilize a linha da Bioderm Platinum Oxi Redux (tem resenha no blog).

      Abraços.
      F.

      Excluir
  26. Muito boa a explicação
    Mais qd devo parar com o cronograma ou faço direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sempre. Pois quando acabarem os danos, o Crono fica como manutenção.

      Abraços.
      F.

      Excluir
    2. Faça sempre. Pois quando acabarem os danos, o Crono fica como manutenção.

      Abraços.
      F.

      Excluir
    3. Ok obrigadoo
      Vc sabe onde encontroo alguma materia para eu identificar a composição da mascara e assim estar classificando ela?

      Excluir
    4. Então Lidiane, não poderei te ajudar nesta! :D haha'

      Vou ver se faço um post pra facilitar isto!

      Excluir
  27. Felipe, entrei aki pela 1 vez, cara amei sua explicacao...assim todos entendemos...vou começar entao o ciclo de H, N e R.bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Felipe, adorei as dicas, mas...

    Estou precisando de uma enorme ajuda. Tenho o cabelo crespo tipo 3C, e faço o cronograma com os produtos:
    Hidratação: Head & Shoulders (Hidratação) e Máscara da Pantene Hidratação
    Nutrição: Pantene Linha completa da Fusão da Natureza

    Não faço reconstrução, pois não vejo necessidade, já que não tenho química nos cabelos. (Por favor, avise se estou fazendo isso errado!). A questão é que lavo meus cabelos 2 a 3 vezes na semana, e sempre que lavo uso máscara entre o xampu e o condicionador. No dia que lavo, meus cachos ficam lindos, perfeitos e super hidratados. O problema é o day after! Ele resseca a um ponto que nem parece o cabelo do dia anterior. Eu não sei o que fazer.

    O que posso dizer é que quando lavo, meu cabelo seca muito muito rápido, o clima ajuda (moro em João Pessoa), mas não acredito que seja algo normal...

    Bem, é isso. Espero que você me recomende produtos e cuidados para ficar com os cachos bonitos, inclusive no dia posterior da lavagem. =D. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tálita! :]

      -É aí que se engana... Mesmo não quimicamente modificado, todo cabelo precisa de uma Reconstrução vez ou outra, pois ele perde proteínas diariamente. Uma R mais leve uma vez ao mês, já está bom! :]

      Isso é normal por conta do seu tipo de cabelo. Hidratar todo dia, mesmo com uma máscara de 1 minuto não seria um problema, apenas para manter os fios mais macios. Utilize sempre finalizadores que contenham algum óleo ou manteiga vegetal, e se possível, utilize algum óleo cosmético como tratamento noturno. Experimente também trocar as fronhas de algodão por seda ou cetim.

      Quanto ao secar normal, é simples... Cabelos crespos tendem a não ter uma produção lipídica natural, e serem mais porosos... Por este motivo hidratam mais rápido mas ressecam mais rápido também.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  29. Mariana Soares6/03/2013

    Ei Felipe
    Amei a postagem, me ajudou muito a tirar as dúvidas sobre cronograma capilar. Meu cabelo já passou por muita química e agora está totalmente destruído. Eu estive pesquisando na internet sobre shampoo anti-resíduos, que ele limpa o cabelo e tal e daí comprei um, utilizo de 15/15 dias e logo após usar eu hidrato (no momento uso a máscara pro series hidratação, da wella). Eu queria saber se posso aplicar o uso dele no cronograma ou se ele afetaria o resultado de forma negativa. Obrigada, aguardo resposta.
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente agradeço o carinho! =]

      Agora assim Mariana, utilize o A.R. somente na fase R do Crono! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  30. Felipe! Descobri teu blog hoje e adorei esse post sobre cronograma. Tou pensando em começar um e queria que vc me indicasse produtos pro meu tipo de cabelo. Mas antes, me responde duas dúvidas.
    1 - Eu comprei a linha completa da Matrix (Opti liss care). Em qual fase esses produtos se encaixam?
    2 - Pras outras fases, preciso comprar a linha completa também ou só a hidratação (combinada com o shampoo dessa linha que eu comprei) já resolve?
    3 - Quais produtos compro pras outras fases?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tracy! :]
      1 - A linha Opti Liss se encaixa na etapa da nutrição, pelos ativos, mas pela ação que promete, pode realizar uma H.
      2 - Só uma dica, não chame por hidratação, chame por "máscara", á deu pra ver com o post que nem tudo é "hidratação", né!? :D hahaha'
      Quanto a isto Tracy, o primordial é ter as máscaras para cada fase. Entretanto, já ouviu aquela de que "A linha completa potencializa os resultados?", eu particularmente sigo esta linha, mas não há problema ou necessidade nenhuma em utilizar as linhas todas, pode sim intercalar com shampoo e condicionador que já tem. :D
      3 - Bem, quanto a isso, existem diversas boas opções. Procure ali nas tags/palavras-chave do blog, pelas tags "Hidratação" e "Reconstrução", e veja algumas boas opções. Caso queira conhecer outras máscaras nutritivas, procure também a tag "Nutrição".

      Abraços.
      F.

      Excluir
  31. Felipe, uma dúvida: em cada a dia de tratamento eu vou usar no mínimo 2 produtos para a determinada função?

    ResponderExcluir
  32. Oi Rhaene!
    Então, eu no caso, dou preferência sim para utilizar dois produtos específicos da função como shampoo e máscara por exemplo. Mas o importante mesmo é ter os tratamentos específicos! :D

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo6/25/2013

    OI!! Adorei o post, muio esclarecedor.
    Por favor me tire duas dúvidas. As mascaras loreal prossifional lumino contrast e force e vector entram em qual etapa do cronograma? karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla! :]
      Lumino: N
      Force: N também.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  34. Parabéns!!
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo7/19/2013

    nota 10...a melhor explicação sobre cronograma capilar que
    ja li ate agora!!!

    ResponderExcluir
  36. Nossa amei, vou agora mesmo comprar tudo pra iniciar amanha no meu cabelo!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo9/15/2013

    ola felipe

    ResponderExcluir
  38. Felipe se eu não usar a linha toda de keratina, mas só o leave in e o serum já dá um bom resultado? Ë que o shampoo e o condicionador que uso se dão bem com os meus cabelos, me sinto satisfeita e eles são de outra marca!
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, não dará o resultado necessário. Leave In é só finalização e sérum é só proteção. :}
      Pode sim continuar com o shampoo e o condicionador favoritos, apenas compre máscara separada para a fase necessária. =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  39. Parabéns, adorei a explicação, vou fazer de certeza, meu cabelo está precisando d+ .

    ResponderExcluir