Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! Descoloração e Progressiva/Alisamentos! Episódio 4!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou dar uma palinha de continuidade na saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito, peço desculpas aos leitores dessa saga que deixei meio abandonada nos últimos meses.


Bem, o tema de hoje é sobre a descoloração aliada a alisamentos e progressivas.
Será que isso é possível?

Bem... O básico do básico de quem faz descoloração no cabelo, creio que é saber que cabelo descolorido na teoria não pode ser alisado. O velho jargão se faz presente "Ou é loiro ou é liso!".

Mas Felipe, por que não posso descolorir e alisar?
Simples, pelo fato de que para descolorir os fios, ainda mais para platinar, você desestrutura praticamente todas as pontes carbônicas dos fios, as ligações que dão estrutura cor e forma aos fios. Tanto que acho que todo mundo que faz descoloração, dia ou outro se deparou com um cabelo completamente "mole", aquele efeito chiclete que é o TERROR dos loiros! A explicação prática e física do que falei linhas atrás se dá neste momento. Aí eu pergunto a vocês... Para um alisamento eficaz, é sabido que a base alisante deve alterar as pontes carbônicas, a fim de que estar tomem nova forma (a lisa, ou ondulada, enfim...)... Então, num cabelo descolorido, que acabou de ter suas pontes desestruturadas, o quê será possível alterar forma de algo que não tem estrutura? =D
Compreendem?

Mas e progressiva Felipe, não pode usar? Não vai melhorar o aspecto? Eu uso e no dia fica tão bom!
Pode e não pode, eu diria. Melhorar o aspecto, com certeza vai melhorar, no dia, por conta do encapamento (à base de formol). Por que razão você acha que fica bom no dia, e dias depois não está mais tão bom? Bem, eu explico... A progressiva faz uma capa nos fios, e por isso, pode dar um efeito bonito e brilhoso no dia, mas depois, o cabelo vai apodrecendo, pois esta capa não deixa que os tratamentos penetrem na fibra capilar; e ainda mais o cabelo descolorido/platinado que é vazio, ficar encapado sem poder inserir nada nele... Está fadado à quebra.

Se você quer aliar forma à cor, indicaria que o alisamento seja feito primeiro, pois dará a forma, a cor a gente faz depois, é melhor. Contudo, não é indicado, e é altamente não recomendado misturar as químicas. Tem gente que consegue, mas vai ficar sim com o cabelo podre por dentro, ainda mais se alisar e jogar o tom platina: o cabelo vai ficar completamente vazio.

Apoio o uso da progressiva à base de ácido glioxílico, mas após boas sessões de tratamento. Pois esta, meio que alinha os fios temporária e progressivamente, e vai perdendo os efeitos com as lavagens; então você consegue aliar cor e forma de modo mais "saudável".

Estereótipos Práticos:

Guanidina + Descoloração: cabelo elástico/quebradiço. Corte químico progressivo.
Amônia + Descoloração: cabelo elástico, desmanchando. Corte químico progressivo.
Progressiva + Descoloração: efeito da progressiva jogado fora; necessário poder descolorante mais forte, resultando em um cabelo das duas formas acima.
Descoloração + Guanidina: cabelo elástico/corte químico direto.
Descoloração + Amônia: cabelo desmanchando/corte químico direto.
Descoloração + Progressiva: sem os devidos cuidados antes, suscetível à quebras e alto ressecamento. Com os devidos cuidados, é a opção mais viável.

Lembrando que: cabelo descolorido, quanto mais platinado, NUNCA volta ao normal, é matéria oca; portanto, quanto mais químicas conjuntas, mais precária fica a qualidade da fibra, e por mais tratamentos que se invista, a fibra sempre estará assim "no fundo", e os tratamentos escapam dos fios muito mais rapidamente, pelo índice altíssimo de porosidade. Simplesmente poi porosidade capilar é irreversível, porém maquiável; por isto, os tratamentos se fazem diários neste tipo de fibra.

Confiram os episódios anteriores da saga:

Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! - O Inicio
Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! - Eu Quero! Posso? - Parte 2

Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! Como cuidar dos danos? - Episódio 3


Confiram os TOPS:
TOP: Melhores Shampoos
TOP: Melhores Condicionadores
TOP: Máscaras Hidratantes (Reposição Hídrica)
TOP: Máscaras Nutritivas (Reposição Lipídica)
TOP: Máscaras Reconstrutoras (Reposição Proteica)


Confiram todas as etapas do projeto TEPPQ:


Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):

OLD but GOLD:

Abraços.
F.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. caramba! você sabe tudo sobre cabelo em! fiquei impressionada *o*
    já descolori meu hair, mas é tããããão dificil manter né?
    no inicio ficava MARAVILHOSO, e depois vinha aquele laranjão horrível!
    agr to natural, mas acho lindo cabelo platinado! vou dar uma lida em tudo!! fiquei interessadíssima hehehehehe

    primeira vez aqui, já amei seu cantinho *o*
    muito lindo!!
    Beijãaaaaaaao da Lari <3 <3 <3
    último post meu > http://bit.ly/1iaFLFk
    meu blog caso queira me conhecer > Blog

    ResponderExcluir
  2. Por isso vou curtir o meu sem química mais um pouquinho hehe
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...