Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! Eu quero! Posso? - Episódio 2

Olá pessoal, tudo okay?

Dando continuidade à Saga do Loiro Platinado Perfeito, venho com uma questão bem pertinente no mundo dos cabelos... Querer fios platinados. Mas já diz bem o velho ditado "querer não é poder", e então, é bem contundente ao caso: Quero Platinar! Posso? Ou não posso?.

Já adianto que se pensa em platinar os fios, pense mais uma vez... Depois pense outra, mais outra, e por fim, mais uma vez seguida de uma boa reflexão...
Vai valer a pena?
Vou ter tempo para cuidar dos fios?
Vou investir em tratar os fios?
Vou ter paciência para com os problemas dos fios?

Se é positivo, então siga em frente... À seu próprio risco.

Platinar os fios não é simplesmente deixar os fios branquinhos e/ou prateados... É uma tarefa árdua do início ao fim, simplesmente porque não é a coisa mais fácil do mundo atingir tom perfeito, e principalmente não é fácil cuidar dos danos.
Se você cuidava dos seus fios uma vez ou outra, uma vez por semana, quinzenalmente, ou sei lá... Sério... Se você não vai seguir as "normas" citadas ali em cima, mude de ideia agora! Porque para ter fios platinados, ou mesmo loiros claríssimos e ultra claros, você vai ter que cuidar deles TODOS OS DIAS (ou ao menos dia sim, dia não)! Quem diz que não é assim está mentindo! Só quem vive sabe qual é a realidade.


Tom Base

Um fato crucial é saber definir a base natural/atual dos seus fios. Além de cada cabelo ter seu biótipo (seco, normal, oleoso, etc.), cada cabelo tem seu estado (ressecado, natural, danificado...) e seu tom base. Por exemplo, eu Felipe Ursini, tenho um tom base 4.0, e fulaninho da silva tem um tom base 7.0... O que acontece? Fulaninho da silva, certamente alcançará o tom platinado mais fácil/rapidamente e provavelmente com menores danos. Tudo se dá pela necessariedade de um volume específico da ox, que será determinante do resultado final de cor. Outros fatores determinantes são a espessura do fio e a porosidade do mesmo.
Um cabelo dos tons 5 pra baixo, geralmente sempre precisarão passar por cerca dois processos de descoloração para alcançar um tom platinado com ox 40, ou três a quatro sessões com ox de 30 (também depende muito da qualidade da base estabilizada de H2O2 e da qualidade oxidativa do produto que realizará a despigmentação dos fios). Já o Fulaninho da silva, pode tranquilamente utilizar-se de uma sessão de ox 40 e uma de ox 30, em alguns casos até apenas duas de o 30. Em alguns casos as colorações superclareadoras funcionam.
Enfim... O que quero deixar claro: quanto mais alto o volume oxidante necessário, maior o dano; quanto maior a quantidade necessária de sessões, maior o estrago.

Remoção de Pigmento e Remoção de Massa Intracelular Capilar

Sendo alto e claro: SEU CABELO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO! Ponto.
As sessões necessárias, sejam de descoloração ou decapagem, cada uma para sua finalidade específica (saiba sobre as técnicas clicando aqui), para alcançar a tonalidade clara, claríssima, ultra-clara e platina nos fios, acarretam danos severos e irreversíveis à fibra capilar.
Sim, eu disse irreversíveis. Um cabelo que foi platinado jamais será saudável como era antes. A dura realidade é esta. O que é possível de se fazer, e extremamente necessário que deva ser rotineiro, é o tratamento constante e incessantemente em seguimento. Simplesmente por razão de que quando ocorre a oxidação cortical, que remove (vamos ser claros, DESTRÓI) os pigmentos existentes nos fios, outras coisas também são removidas (destruídas), simplesmente porque ainda não foram desenvolvidos nanobôs inteligentes para isto (brincadeiras à parte hahahaha')... Massa proteica, massa lipídica, camada hídrica, barreira hidrolipídica, pontes disulfeto,camada de triptofano... É tudo quase que integralmente destruído. Então, o cabelo se torna uma estrutura praticamente vazia e inerte, por razão disso, os fios ficam emborrachados, altamente elásticos e ou completamente quebradiços, porosos e definitivamente secos.

Para alcançar o tom desejado, tendo uma estrutura intrínseca que pode ao menos ser suscetível a tratamentos, exige muito preparo, pré tratamentos, e principalmente, um estado "okay" dos seus fios, para que os mesmos sejam capazes de suportar tamanho impacto destrutivo, conseguindo ao menos ficar "ali" na cabeça. É basicamente esta a realidade por detrás dos processos de descoloração e luzes.
Reposição Proteica e Reposição Lipídica É VIDA! Uma hidratação comum não serve mais para este cabelo platinado, agora ele vai precisar constantemente de proteínas e lipídeos. Claro que não é pra ser gerado um abandono de hidratações, mas elas são as menos necessárias, simplesmente pois os fios não a segurarão.

Porosidade Altíssima
Os cabelos ficarão com a porosidade exorbitantemente elevada. com isso, eles podem responder mais facilmente a tratamentos, pois fica mais fácil a inserção de ativos nos mesmo, porém ao mesmo tempo que é fácil a inserção, é fácil a dissolução e evasão dos mesmos. Por este mesmo motivo, repito que o tratamento deve ser constante.
E quanto mais seco e danificado for o fio anteriormente ao processo, mais poroso e danificado ele ficará ao alcançar o tom platinado.

Agora decida-se... Vale à pena?

Bem... É realmente maravilhoso ter fios super claros, mas confesso que eu mesmo já estou pretendendo daqui há alguns meses ir dando um adeus aos mesmos, pois por mais que eu goste de cuidar dos fios, é muito mais fácil se ter fios castanhos e ter mais tempo para si quando à vida diária é corrida.

Porém, como sendo loiro platinado por anos e anos, aqui estarei eu para continuar esta saga para vocês; por etapas e episódios.



Confiram outros bons posts:

Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito! - O Inicio
Episódio 3 - Como cuidar dos danos?

Confiram os TOPS:
TOP: Melhores Shampoos
TOP: Melhores Condicionadores
TOP: Máscaras Hidratantes (Reposição Hídrica)
TOP: Máscaras Nutritivas (Reposição Lipídica)
TOP: Máscaras Reconstrutoras (Reposição Proteica)
Confiram todas as etapas do projeto TEPPQ:

Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):
OLD but GOLD:
Abraços.
F.

Um comentário:

  1. Pois é acho desgastante.tentei cabelo roxo so com a Vg durou 2 dias e o cabelo todo arregaçado e seco isso pq nem quimica tenho.se tivesse descolorido então...vou deixar as luzes pra bem depois

    ResponderExcluir